Psicopedagogia

AEE substitui o Acompanhamento Psicopedagógico/Neuropsicopedagógico?

Cada atendimento tem a sua finalidade, por isso é necessário compreender como cada um funciona e para que tipo de questões são indicados, antes de pensar em substituir um pelo outro.

O AEE e o Acompanhamento Psicopedagógico/Neuropsicopedagógico atualmente vem ganhando cada vez mais espaço. Alguns pais tem buscado formas de ajudar seus filhos a desenvolverem habilidades voltadas para o processo de aprendizagem. Dessa forma, os mesmos tem percebido a importância desses tipos de atendimento. Saiba mais sobre cada um deles.

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O que é o Atendimento Educacional Especializado?
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O Atendimento Educacional Especializado (AEE) funciona como um recurso de vital importância para a Inclusão Escolar de pessoas com deficiência. São muitas as possibilidades de abordagem para a estruturação do AEE e, geralmente, cada escola desenvolve uma proposta de trabalho diferente. No entanto, é preciso que haja um projeto político que atenda às diferentes peculiaridades dos alunos.

Atendimento Educacional Especializado (AEE) funciona no contraturno escolar ou em instituições especializadas como consultórios/espaços psicopedagógicos e clínicas.

O objetivo do AEE é complementar ou suplementar a formação do estudante por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.

O AEE surgiu com a criação da Constituição Brasileira em 1988, onde as pessoas com deficiência tiveram seus direitos assegurados e a partir de então o aluno com deficiência teve direito ao Atendimento Educacional Especializado.

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O que é Acompanhamento Psicopedagógico e qual a sua finalidade?
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O Acompanhamento Psicopedagógico busca verificar dentre outras coisas como os pais e professores estão trabalhando as dificuldades e os problemas que encontram, auxiliando-os a superar essas dificuldades, planejando, orientando e executando uma melhor compreensão das queixas e melhorando a aprendizagem.

Identificar problemas, como dificuldades, distúrbios ou transtornos, bem como aplicar métodos para que uma pessoa tenha um melhor desempenho, desenvolvendo ações de prevenção ou de correção desses problemas.

As causas dessas dificuldades podem ser de natureza emocional, mental, social ou física. O psicopedagogo dará, então, o diagnóstico e promoverá ações de tratamento.

A psicopedagogia é uma área que busca compreender as dificuldades de aprendizagem. A raiz de toda a dificuldade que as crianças passam na aprendizagem é a falta de compreensão, amor, diálogo e métodos inadequados da escola e família para trabalhar com os filhos, por esses e outros fatores os mesmos não obtêm os resultados desejados.

O que é Acompanhamento Neuropsicopedagógico e qual seu objetivo?
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O Acompanhamento Neuropsicopedagógico tem por objetivo identificar as dificuldades que estão prejudicando o aprendizado fluido, sem entraves, oferecendo ferramentas de auto- superação cognitiva, intelectual e emocional, contribuindo com a crescente autoconfiança e motivação para o aprendizado.

Dessa maneira, o Neuropsicopedagogo intermedia, ajuda, auxilia  no despertamento da motivação da criança ou adolescente para o estudo, através de estímulos e metodologias apropriados e personalizados para cada indivíduo, respeitando seus modos e canais de aprendizagem e colaborando com a crescente autonomia cognitiva do neuroaprendiz.

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O Neuropsicopedagogo trabalha no cerne cognitivo: No desejo e na “vontade de aprender” melhorando e ampliando habilidades e talentos latentes.

O exercício do pensar, refletir, atentar, memorizar, associar ideias, despertar a curiosidade, a criatividade e a inventividade, são focos permanentes do trabalho de um Neuropsicopedagogo.

Para que serve a Sala de Recursos Multifuncionais?
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Trata-se de uma sala instalada na escola comum, equipada com recursos extras para auxiliar na aquisição da aprendizagem dos alunos incluídos nas classes comuns. O professor da sala de recursos orienta os professores comuns em relação às praticas e posturas que devem ser tomadas em relação aos alunos incluídos, que devem frequentar o espaço em um contra turno para reforçar os conteúdos, receber orientações sobre condutas adaptativas e treinar a utilização de recursos específicos.

Mas, a pergunta é: “O AEE substitui o Acompanhamento Psicopedagógico e (ou) Neuropsicopedagógico?

A resposta é NÃO, o AEE é como sabemos um complemento, que gera ótimos resultados quando feitos de acordo com o que se orienta na proposta. Contudo, não é indicado fazer trocas ou melhor, “substituições”, um atendimento não invalida o outro. Não se pode tirar alguém que apresenta problemas de aprendizagem e que já esta fazendo o acompanhamento com um profissional especialista (Psicopedagogo/Neuropsicopedagogo) nas questões de aprendizagem e colocar no AEE do município.

Você deve se perguntar: Por que não?
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Você até pode levar o individuo em questão para o AEE, no entanto, não deve deixar para trás o acompanhamento com o psicopedagogo e(ou) neuropsicopedagogo, assim como se o mesmo estiver tendo acompanhamento com psicólogo e (ou) outros profissionais. A depender do problema deve-se manter os atendimentos.

“Um acompanhamento não invalida o outro, ao contrário reforça”. (Daliane Oliveira, 2018)

Diversos estudos e pesquisas mostram claramente a eficiência e a importância desses tipos de acompanhamentos. Tais acompanhamentos,  junto aos pacientes/aprendentes, professores e familiares, servem para a compreensão e constatação das dificuldades encontradas de modo que os mesmos desenvolvam propostas significativas para lidar com tais situações.  Quando a família não se interessa pelo processo de aprendizagem e tem dificuldade na busca da melhor maneira para lidar com o não aprender de seu filho, dificulta o diagnóstico e aumenta o problema.

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Cada proposta tem a sua finalidade, e para cada uma existe um tempo. O tempo passa rápido e com isso os problemas de aprendizagem não diminuem, só aumentam, caso não haja os devidos acompanhamentos. Existem casos que o AEE apenas pode suprir, já em outros casos não.

Sabemos que em tempos difíceis como o nosso “Economizar é uma necessidade, mas, Investir é uma prioridade”.

Sim, INVESTIR, pagar sessões com profissionais capacitados para o atendimento do seu filho, é sim um INVESTIMENTO.

 Dificuldade de Aprendizagem psiqueasy
Sabe o quanto crianças, adolescentes e até mesmo adultos sofrem por ter problemas de Aprendizagem na escola?

Ter dificuldades em aprender as coisas é uma situação muito difícil, principalmente quando ainda se é criança. Na infância tudo que acontece é sentida de uma forma muito intensa. Essa intensidade pode causar muitos problemas futuramente. Sendo assim, devemos ter muito cuidado com os problemas que as mesmas podem desenvolver durante o período escolar.

É necessário observar como seu filho(a) tem se sentido no ambiente escolar.

PsiquEasy

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Veja também: Psicopedagogia e a era da Informatização

10 thoughts on “AEE substitui o Acompanhamento Psicopedagógico/Neuropsicopedagógico?

    • Daliane Oliveira

      Olá Tania, agradecemos pelo seu carinho e atenção. Fazemos tudo com muito carinho para nossos clientes e leitores. Fique a vontade para sugerir temas. Toda semana postamos novidades. Abraços….

      Resposta
  • Kelly Cardozo

    Ótima matéria! Muitos confundem estes profissionais.
    Parabéns!

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Kelly obrigada pelo carinho e receptividade. Abraços….

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  • Daniele

    Minha dúvida é que na secretaria da educação da minha cidade dizem que isso substitui o monitor especializado, é verdade?

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    • Daliane Oliveira

      Olá Daniele, não sei se compreendi bem a pergunta, mas vou responder de acordo minha compreensão.
      O AEE não substitui o Acompanhamento Psicopedagógico, assim como também não substitui nenhum outro tipo de acompanhamento como: psicológico, terapias dentre outros.
      Se a secretaria da sua cidade afirma que o AEE substitui esse(s) tipo(s) de acompanhamento (atendimento) deve ser porque os mesmos devem oferecer no espaço do AEE, uma Equipe multidisciplinar (Uma equipe multidisciplinar é um grupo de produção intelectual, material ou de ambos, composta por integrantes que atuam em áreas diferentes, mas que se completam para o desenvolvimento de um projeto específico) composta por vários especialistas como: Psicopedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, dentre outros profissionais. Caso não ofereçam esse tipo de especialidades no AEE, os mesmos estão equivocados em fazer tal afirmação. A verdade é que nenhum atendimento substitui o outro, visto que cada um tem sua modalidade e especialidade. Os atendimentos reforçam uns aos outros tornando um possível diagnóstico mais acertivo.
      Obrigada pela sua atenção, espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida. Abraços…..

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  • Boa tarde, sou de São Leopoldo RS.
    Tenho estas três formações que se complementam. Atualmente trabalho em uma SRM de educação infantil.
    Pergunto como vê a nível de atendimento domiciliar estas áreas. Hoje qual o campo de atuação digo, tem procura ?
    Obrigada e aguardo retorno.

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Luciani, tudo bem?

      Atualmente todos essas áreas tem procura, como você já possui as três pode oferecer um leque de opções de serviços que pode estar ofertando em seu município. No atendimento domiciliar especificamente o acompanhamento psicopedagógico é mais frequente, ou seja, tem uma procura maior visto que já é um serviço ofertado mais tempo. Segue link para leitura sobre atendimento domiciliar: https://blog.psiqueasy.com.br/2019/02/20/atendimento-psicopedagogico-domiciliar/

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  • Helga Germana

    Muito boa essa discriminação. Me ajudou muito mesmo. Me tranquilizou. Já tenho AEE e estou cursando a Psicopedagogia porque acredito que uma complementa a outra.

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    • Daliane Oliveira

      Olá Helga, tudo bem?

      Verdade Helga, é muito importante complementar nossa formação. Isso realmente, facilitará sua prática. Parabéns e obrigada pelo carinho…

      Abraços…
      Pp. Daliane Oliveira
      Instagran – dalianeoliveirapsico

      Resposta

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