Psicopedagogia

Distúrbios de Aprendizagem-Disfemia/A Gagueira

A disfemia é um distúrbio que provoca dificuldade em se expressar por meio da fala.

Conhecida popularmente como gagueira (ou tartamudez), é um problema que ocorre principalmente em mulheres. Caracteriza-se por interrupções bruscas na fala que podem ser tônicas ou clônicas.

A tartamudez se caracteriza pela interrupção da fluência verbal, por meio de repetições ou prolongamento dos sons, sílabas ou palavras. Frequentemente, ela vem acompanhada de movimentos corporais, como balançar os braços e as mãos, piscar os olhos ou tremor labial, na tentativa de superar o bloqueio da fala. Observa-se que a frequência e a intensidade da gagueira estão associadas ao estado emocional do indivíduo.

Disfemia Tônica

disfemia tônica é caracterizada por espasmos musculares que comprometem a fala provocando os bloqueios que tendem a ficar mais intensos com o esforço que o indivíduo faz para que consiga terminar o que estava falando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Disfemia Clônica

disfemia clônica é caracterizada por contrações que ocorrem diretamente na boca de forma leve e rápida provocando a repetição de palavras ou parte delas. As duas formas de disfemia podem ou não estarem associadas uma a outra e ocorrer de forma contínua.

Normalmente, crianças de até 04 anos apresentam períodos de disfemia provocados pela combinação de diversos fatores associados ao desenvolvimento da fala e a rapidez com que as informações são processadas fazendo com que a fala não consiga transmitir com tanta rapidez as informações encaminhadas pela mente. A maioria das crianças com o passar do tempo perdem a disfemia, porém algumas necessitam de tratamento específico para controlar tal distúrbio.

Para que a criança consiga superar a disfemia nesse período, os especialistas recomendam aos pais e outros que participam do convívio da criança a não dar ênfase para tal manifestação, não corrigir e nem completar a palavra ou frase para tal, pois esses comportamentos fazem com que a criança não necessite lutar e vencer o problema para que seja melhor compreendida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

O tratamento para a disfemia varia de acordo com a manifestação em cada indivíduo.

As formas terapêuticas e abordagens de tratamento são variadas, visando em alguns casos uma melhor adaptação social e emocional, passando pelo enfrentamento de situações de exposição verbal, pela diminuição da ansiedade e o aumento da auto-estima.

Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgyyAAB/disturbios-aprendizagem


Sugestões de Atividades para trabalhar a Disfemia:

Exercícios para Gagueira

Gagueira: nome técnico, tipos de exercícios e tratamento

10 exercícios para que as crianças superem a gagueira

MATERIAL FLUÊNCIA/ Disfluência/ Gagueira

Imagem relacionada

Indicação de Leitura: Psicopedagogia/Psicologia/Psiquiatria/Fonoaudiologia e demais áreas da educação e saúde da mente.

Veja também: Escala de Avaliação ASRS-18 – ADULTOS

Leia ainda: Procedimentos de Treino para os Pais de Crianças com TDAH

3 thoughts on “Distúrbios de Aprendizagem-Disfemia/A Gagueira

    • Daliane Oliveira

      Olá Lucie, tudo bem?

      Agradecemos o carinho. Abraços

      Resposta
  • Este artigo é realmente espetacular! Você tem uma habilidade fantástica de tornar assuntos difíceis em algo fácil de compreender. Adorei as dicas práticas e estou ansioso para implementá-las. Mantenha o ótimo trabalho.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp