Psicopedagogia

SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado é cada vez mais frequente.

A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é produzida por uma hiper construção de pensamentos, numa velocidade tão alta que estressa e desgasta o cérebro.

Você tem ansiedade excessiva, irritabilidade, flutuação emocional, inquietação, intolerância a contrariedades, déficit de concentração, esquecimento, fadiga excessiva e cansaço ao despertar?

Constantemente sente dores de cabeça ou musculares, tem queda de cabelo e sintomas de gastrite?

Se sua reposta for sim, na maioria dos pontos, é bem provável que esteja sofrendo de Síndrome do Pensamento Acelerado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Por ser um conceito relativamente novo, a SPA — descoberta por Augusto Cury — muitas vezes é confundida com o transtorno  de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), em virtude dos sintomas apresentados serem similares, resultando em um diagnóstico equivocado.

 
Quais são os sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado?
  • se sente sempre cansada, como se 24 horas não fossem o bastante para realizar todas as suas tarefas;
  • tem dificuldades de concentração e de atenção;
  • se esquece das coisas facilmente e está constantemente irritada;
  • pode sofrer por antecipação;
  • má qualidade do sono;
  • demonstra dificuldade de relaxar e desacelerar seus pensamentos;
  •  dores de cabeça e musculares;
  • queda de cabelo e dores de estômago.

Saiba mais: https://www.contioutra.com/sindrome-do-pensamento-acelerado-conheca-o-problema-e-saiba-como-contorna-lo/

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Quais as causas e consequências da SPA?

SPA está relacionada à dificuldade no gerenciamento dos pensamentos.

Especialistas dizem que a síndrome do pensamento acelerado não é uma doença, mas sim um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade. As pessoas mais vulneráveis geralmente são aquelas que são avaliadas constantemente por conta das suas obrigações profissionais, não podendo desligar um minuto sequer, caso contrário o trabalho é comprometido. Bons exemplos são executivos, jornalistas, escritores, publicitários, professores e profissionais da saúde.

As possíveis causas são, além dessa ansiedade devido à pressão profissional, o excesso de informações às quais somos submetidos durante o dia, condição considerada normal nos dias de hoje.

Crianças também podem ter Síndrome do Pensamento Acelerado?

O atual ritmo acelerado é capaz de atingir as crianças e também os adolescentes. Augusto Cury ressalta em seu livro que, em todo o mundo, neurologistas, psiquiatras e psicopedagogos estão fazendo diagnósticos errados.

“Ao verem um jovem desconcentrado, irritadiço, inquieto, com baixo limiar para a frustração, diagnosticam como hiperatividade ou transtorno de déficit de atenção, em vez de SPA. Os sintomas são semelhantes, mas as causas e a abordagem são distintas”, afirma.

Assim, para diferenciar os dois transtornos, o autor explica que, na hiperatividade, há um fundo genético; frequentemente, um dos pais é hiperativo. “Além disso, a agitação e a inquietação de uma pessoa hiperativa manifestam-se já na primeira infância, enquanto na SPA a inquietação é construída pouco a pouco, ao longo dos anos. Entre as causas da SPA, estão o excesso de estimulação, de brinquedos, de atividades e de informação”, aponta Augusto.

Saiba mais:https://paisefilhos.uol.com.br/familia/conheca-a-sindrome-do-pensamento-acelerado-que-afeta-criancas-e-adultos/

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Como superar essa síndrome?

Para lidar com a SPA o ponto principal é investir no treino para desacelerar os pensamentos, além de promover a adaptação dos hábitos do indivíduo.

Recomenda-se praticar atividades físicas frequentemente, diminuir o ritmo da realização de tarefas, incluir períodos de pausa durante o dia e momentos prazerosos na rotina — que não estejam ligados à tecnologia.

Embora existam mecanismos dependentes unicamente do esforço próprio para ajudar quem sofre com a SPA, a psicologia é muito indicada para o tratamento. O acompanhamento profissional de psicólogos, neuropsicólogos, psiquiatras e psicoterapeutas pode auxiliar o indivíduo a criar essa nova postura diante da rotina, promover a autorreflexão e cuidar de aspectos como estresse e ansiedade.

Saiba mais: https://escoladainteligencia.com.br/dica-ei-a-sindrome-do-pensamento-acelerado/


Fontes de Pesquisa:

https://escoladainteligencia.com.br/spa-voce-sabe-o-que-e-a-sindrome-do-pensamento-acelerado/

https://www.tuasaude.com/sindrome-do-pensamento-acelerado/

https://menthes.com.br/dica-menthes-a-sindrome-do-pensamento-acelerado/

Leia também:Distúrbios de Aprendizagem-TDAH

Veja ainda:Distúrbios de Aprendizagem-Dispraxia

2 thoughts on “SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado é cada vez mais frequente.

  • Alice

    Creio que por causa da SPA eu estava a mais de três meses sofrendo com crises contínuas de Stress, irritação e Raiva e duas pessoas iluminadas me ajudaram, o pessoal desse site e vídeos como esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=k6pH0kxmaP0 Sou eternamente grata! Muito Obrigada mesmo de coração 🙂

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Alice, agradecemos o carinho, estamos muito felizes em saber que ajudamos de alguma forma. Tudo que fazemos aqui é com muito amor, carinho e dedicação. Mensagens como a sua nos mostra que estamos no caminho certo. Desejamos sucesso em sua vida. Em breve lançaremos outra publicação sobre essa temática. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhos.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp