Testes & Materiais Gratuitos

Análise das Provas Projetivas Psicopedagógicas

Baseadas na teoria de Jorge Visca e Alícia Fernandez

As técnicas projetivas psicopedagógicas têm o objetivo de investigar a rede de vínculos que o sujeito possui em três domínios: o escolar, o familiar e consigo mesmo. Em cada um destes domínios, guardando as diferenças individuais, é possível reconhecer três níveis em relação ao grau de consciência dos distintos aspectos que constituem o vínculo da aprendizagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Em seguida apresentaremos um quadro onde se reproduzem os diversos domínios com suas correspondentes técnicas projetivas e os objetivos de cada uma:

DOMÍNIOPROVAINVESTIGAÇÃOIDADE
 

Escolar

Par educativo

Eu e meus companheiros

Planta da Sala de Aula

Vínculo com aprendizagem

Vínculo com os componentes da classe

A representação do campo geográfico da sala de aula e a desejada

6-7 anos

7-8 anos

8-9 anos

 

Familiar

Planta da Casa

Os quatro momentos do dia

Família educativa

A planta da casa onde habita, sua representação real e desejada

Os vínculos ao longo do dia

O vínculo da aprendizagem com o grupo familiar e cada um dos integrantes da mesma

8-9 anos

 

6-7 anos

6-7 anos

 

 

Consigo Mesmo

O desenho em episódios

O dia de meu aniversário

Desenho de minhas férias

Fazendo o que mais gosto

A delimitação da permanência da identidade psíquica em função dos afetos

A representação que se tem de si e do contexto físico sociodinâmico em um momento de transição de uma idade para outra

As atividades escolhidas durante o período de férias escolares

O tipo de atividade que mais gosta

4 anos

 

6-7 anos

 

6-7 anos

 

6-7 anos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Advertências Necessárias

  1. A interpretação de cada uma das provas projetivas devem ser feitas em função do sujeito em particular e em função do total de informações que se obteve;
  2. O total de técnicas aqui expostas não significa a necessidade de que se utilizem todas. É adequado usar somente aquelas que se consideram necessárias em função das hipóteses que se aja formuladas, podendo significar que:
    1. Que se aplique somente uma prova;
    2. Que se aplique provas de alguns domínios;
    3. Que se aplique todas as provas de um único domínio;
    4. Que se apliquem todas as provas, coisa que não é muito
  3. Certos indicadores de uma técnica se superpõem com os de outra;
  4. Os critérios para interpretação sugeridos para cada prova, devem somar-se aos critérios gerais para a interpretação das provas projetivas;
  5. Os indicadores e significados encontrados não implicam numa questão fechada ou sem lugar para dúvidas, cada especialista pode realizar novas descobertas, ampliando os aspectos de indicadores e significados;
ANÁLISE DAS PROVAS PROJETIVAS PSICOPEDAGÓGICAS PAR EDUCATIVO
INDICADORESCARACTERÍSTICASSIGNIFICADOS
Tamanho totalMuito grande ou muito pequenoVínculo negativo com a aprendizagem
Dimensão razoávelRelação equilibrada. Vínculo positivo e negativo estão equilibrados
Tamanho dos personagensPequenoDesvalorização
GrandeSupervalorização (persecutório)
Tamanho dos objetosMuito pequenoDepósito de projeções negativas
Muito grandeCisão de quem aprende e quem ensina
PosiçõesFrente a frenteBom vínculo com a aprendizagem
Lado a ladoRegular vínculo com a aprendizagem
Docente de costas para a turmaO aluno sente-se rechaçado pelo docente
O aluno de costas para o docenteO aluno rechaça o docente
Distância entre os personagens e o objeto da aprendizagemGrande distânciaNão comprometimento com o conteúdo e transmissão de conhecimentos
Mínima distânciaSupervalorização de conhecimentos sobre o ato de transmissão
Distância adequadaQuem ensina usa os conteúdos como instrumento para ensinar e aprender
PerspectivaCom perspectivaVínculo maduro do ponto de vista afetivo, cognitivo e social
Âmbito onde se dá a cenaEscolarCentração na aprendizagem sistemática, pode ser positivo ou negativo
Extra-escolarMelhor       vínculo assistemáticacomaprendizagem
Características corporaisSó cabeçasSupervalorização do intelectual que pode ser persecutório
Corpo do docente inacabadoAgressão oculta a quem ensina
Simplificação dos personagensQuando não há dificuldades em desenhar, significa uma desvalorização do vínculo de aprendizagem com o docente
Título do desenhoNega      o aprendizagemvínculo      coma
Resume    as vínculocaracterísticasdo
RelatoTambém é uma projeção onde se pode analisar o vínculo estabelecido através:

–   do conteúdo mesmo;

–   sua correspondência com o desenho;

–   sua relação com o título

obs: tanto no relato quanto no título podemos observar os mecanismos de dissociação, negação e repressão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

EU COM MEUS COMPANHEIROS
INDICADORESCARACTERÍSITCASSIGNIFICADOS
Tamanho totalGrandeBom vínculo com colegas e com a aprendizagem
PequenoVínculo negativo
Tamanho do personagem principalGrandeLiderança ou incapacidade para descentrar-se
PequenoSubmissão e sentimento de ser vítima do grupo
IgualRelação igualitária: aceita e é aceito
PosiçãoLado a ladoComunicação superficial
Concêntrica (centralizado)Comunicação profunda: reflexiva e sensível
Inclusão de docenteInclusãoRelação deficitária com os colegas: dependência. Grande afeto pelo docente
Relato ou comentário sobre colegasObservar se há contradições entre o que diz e o desenho. Comentários gerais dão uma visão do conjunto, que indica como o entrevistado está inserido no grupo ou deseja estar. Comentários pessoais revelam os subvínculos com cada membro do grupo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

PLANO DE SALA DE AULA
INDICADORESCARACTE RÍSTICASSIGNIFICADOS
Tamanho da salaPequenoRestrição , que se apresenta como uma inibição
Muito grandeDescontrole, falta de limites adequados
DisposiçãoTradicionalRespostas rígidas ou ordenadas
Localização quando é uma escola do entrevistadoEm frenteBom vínculo com o docente e/ou com aprendizagem é negativo
No fundoO vínculo com o docente e/ou aprendizagem é negativo
Na lateralO vínculo com o docente e/ou aprendizagem é negativo
No centroVínculo positivo com a aprendizagem e com os colegas e vínculo positivo ou negativo com o docente
Não se localiza na salaVínculo negativo com o espaço geográfico
PerspectivaConstanteGeralmente aprende bem
InconstanteTendência a automatização de conhecimentos e quadros de ansiedade frente a novas aprendizagens
FAMÍLIA EDUCATIVA
INDICADORESCARACTERÍSTICASSIGNIFICADOS
 

Posição dos Personagens

Frente ao ProcessoO vínculo com a aprendizagem não é nem demasiado positivo ou negativo. O grupo familiar não é um referencial muito adequado.
Em Meio ao ProcessoO entrevistado sente que o grupo serve de referência para desenvolver e integrar meios de aprendizagem
Fora do ProcessoÁ carência de modelos significativos de identificação
PLANO DE MINHA CASA
INDICADORESCARACTERÍSITCASSIGNIFICADOS
Tamanho do plano da casaDesenho pequenoInibição para o uso do espaço, diminuição do uso potencial emocional com que investe as situações e objetivos com que aprende
Desenho que ocupa a folha todaExpansão egótica e uma aprendizagem positiva, desde que não haja um descontrole motor
Desenha usando mais de uma folhaDescontrole, falta de antecipação e vínculo negativo ou instável com a aprendizagem em geral e ao estudo sistemático em particular
Desenhar pessoasIncluir pessoas neste desenho pode ter significados diversos e contraditórios de aceitação ou rechaço
As aberturasRepresentadas, esquecidas, transladas e objetivas encontram-se ligadas diretamente aos canais de comunicação imaginários ou reais.
Ponto de vistaInternoSente-se incluído no contexto familiar e sente que o mesmo é um continente adequado
ExternoSente-se estranho e admira a casa
Espaços representadosInterior da casaPrivilegia-se a aprendizagem formal de tipo intelectual
Horta, galinheiro, jardim, parque e espaços abertosValorização da aprendizagem vinculada ao corpo e a natureza
Comentários sobre o dormitórioDetectar as tentativas realizadas ou não para mudar a habitação e o grau de aceitação e resistência que o meio lhe oferecer.

Os comentários podem revelar aceitação, rechaço, indiferença ou objetividade

Escolha do dormitórioA maneira como e por quem foi escolhido possui grande importância a partir dos 8 ou 10 anos
O lugar de estudoRevela o vínculo com a aprendizagem que se estabelece nas situações e os estilos de aprendizagem que se pode estruturar
Lugar de reunião familiarOnde, quem, com, por que e quando se reúnem são perguntas que revelam os modelos familiares da aprendizagem

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

OS QUATRO MOMENTOS DE UM DIA
INDICADORESCARACTERÍSTICASSIGNIFICADOS
Adequação a consignaDesenho adequado a consignaCapacidade de adaptação às exigências externas e tolerância a frustração
 

 

Os momentos escolhidos

Eleição automáticaVida monótona e sem criatividade
Eleição em função da carga afetiva positivaDinamismo, criatividade e uso instrumental e enriquecedor do tempo.
Eleição em função da carga afetiva negativaApatia, solidão e deposição de impulsos agressivos manifestos ou latentes.
Atividade realizadaIndica os gostos do sujeito e imposições externas, as aspirações e frustrações, as identificações e o potencial de organização que possui.
As pessoasModelo de Identificação. Modelos de aprendizagem familiar, que pode ser compacto ou diversificado.
O campo geográfico da cenaNa casa (parcial ou totalmente) em dependência adequada ou não, realizando atividades de acordo ou desacordo com o lugar.Indicam o estilo de vínculo, a adequação e a flexibilidade destes.
Os objetivos do ambienteIndica como se encontra povoado o mundo interno do sujeito e revela a realidade objetiva quanto aos ambientes físicos: desprovido, sobrecarregado, ordenado, confuso ou indiscriminado.
Os detalhes do desenhoO tipo de traços, proporções, posições, retoques, detalhes, estereotipias, mobilidade, etc
Seqüência espacialSeqüência A, B, C, DPrincipio da realidade e da capacidade de acomodação, aprendizagem realista.
 

Seqüência temporal

Com seqüência lógicaUso ordenado do tempo, alta tolerância a frustração.
Sem seqüência lógicaImpulsividade, uso desordenado do tempo e baixa tolerância a frustração. Aprendizagem inconstante.
Seqüência do relato em concordância com a espacialReforça os aspectos assinalados na seqüência espacial
Seqüência do relato em concordância com a temporalReforça os aspectos assinalados na seqüência temporal
Seqüência do relato em concordância com as seqüências espacial e temporalSevera desorganização temporo e conseqüentemente severas dificuldades de aprendizagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

DESENHOS EM EPISÓDIOS
INDICADORESCARACTERÍSTICASSIGNIFICADOS
 

Tempo e espaço

Pode ser observado através da transformação ou não de objetos animados (árvores, flores) de estados de tempo (sol nuvens, chuva) das estações (primavera, verão, inverno)
O temaPode ser único, com critério estável ou não.
Os afetosSimples ou complexos
Elementos relacionais ou sociaisAdequadamente elaborados ou não em termos de comunicação e movimento
FAZENDO O QUE MAIS GOSTA
INDICADORESCARACTERÍSTICASSIGNIFICADOS
Indecisão na hora do tema. Desenhar, apagar ou mudar de temaPode indicar problema entre o desejo do sujeito e uma forte proibição do meio ou contradições entre distintos interesses não adequadamente discriminados ou hierarquizados. Indecisão na eleição do tema
Apagar objetos sem mudar de temaIndica a consolidação de uma eleição e uma marcada tendência ao perfeccionismo.
 

 

Relato

Coerência no relato é produto de maior influência de censura sobre o domínio verbal que sobre a produção gráfica
Coerência entre o relato e o desenho revela os conflitos sujeito- realidade e do sujeito consigo mesmo
Contexto espacial e temporal onde ocorre pode significar a realização possível
AS MINHAS FÉRIAS
INDICADORESCARACTERÍSTICASSIGNIFICADOS
Adequação ou não a consignaAdequaçãoVínculo positivo, flexível com a capacidade de acomodação. Flexível
Não adequaçãoVínculo negativo, rígido, com predominância da assimilação e pouca criatividade.
Atividade representadaDepositarão os desejos mais íntimos e das capacidades que se deseja desenvolver
 

 

Desenhos

Continua fazendo o mesmoPor que gosta muito do que faz, por que não sabe fazer algo diferente (falta de criatividade) ou representa predomínio da assimilação.
Realiza algo totalmente distintoCriatividade, flexibilidade, tendência a acomodação e capacidade de aprendizagem.
Leva acabo uma atividadeCapacidade de aprendizagem criadora

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

DIA DO MEU ANIVERSÁRIO
INDICADORESCARACTERÍSTICASSIGNIFICADOS
Tamanho totalMuito grande ou muito pequenoVinculo negativo com a aprendizagem
Tamanho razoavelmente dimensionadoRelação equilibrada. Vínculos positivos e negativos estão equilibrados.
Tamanho dos personagensPequenoDesvalorização
GrandeSupervalorização
PosiçõesDe frenteVínculo positivo
De constasVínculo negativo
Espaço geográficoPrópria casaAtitude realista
Lugar públicoPosição de abertura as aprendizagens
Fora do contexto real possívelPode sugerir uma capacidade criadora ou um mundo imaginário do impossível, compensador de sentimentos de frustrações com baixa tolerância             e                             uma predominância do princípio do prazer sobre o da realidade.
A idade do personagem que faz aniversário comparada com a idade do entrevistado diz respeito a aceitação do mesmo neste momento da vida. Se for menor pode significar desejo de não crescer e não aprender. Se for igual indica aceitação e uma tolerância a aprendizagem. Quando é maior regularmente indica alto nível de aspiração.
A caracterização dos demais personagens determina aceitação ou rechaço
As contradições entre o desenho e o relato revelam o grau de coerência ou não dos aspectos em conflito que implicam ou não perturbações nos vínculos que o entrevistado estabelece consigo mesmo.
Indicadores geográficosRodeado de pessoasPossui um mundo interno rodeado de identificações múltiplas que indicam uma adequada capacidade de aprendizagem em termos qualitativos e quantitativos
SozinhoAprendizagem predominante assimilativa, dificuldade de descentração do pensamento.
PosiçãoFrente a frente sugere identificação introjetiva positiva. Todas as outras indicam introjetivas negativas
Presentes recebidosOs mesmo representam objetos desejados

Fonte: Visca. Jorge – Técnicas Projetivas Psicopedagógicas – 1994 – Buenos Aires, Argentina

Lnk para baixar e imprimir: TÉCNICAS PROJETIVAS PSICOPEDAGÓGICAS

antes-depois-do-psiqueasy

Leia ainda:Pareamento e Justaposição para baixar e imprimir

Veja também:Pacotes de Materiais Psicopedagógicos

17 thoughts on “Análise das Provas Projetivas Psicopedagógicas

    • Daliane Oliveira

      Olá Maria que bom que gostou, fazemos tudo com muito carinho.Toda semana temos novidades. Estamos a disposição, fique a vontade para entrar em contato quando quiser. Abraços.

      Resposta
  • Marcia dos Santos Bernardes Matias

    Estou muito interessada e quando estiver condicoes voi comprar

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Márcia, a senhora pode baixar, imprimir e utilizar gratuitamente essas provas. No final da página tem um link para download ou pode baixar também clicando com botão direto do seu mouse e escolher a opção Salvar como. Qualquer dúvida estamos a disposição. Abraços….

      Resposta
  • Geisiane Mota

    Parabéns pelo excelente trabalho. Estou encantada.

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Geisiane, tudo bem?
      Agradecemos a sua atenção e carinho, é muito importante receber mensagens como a sua. Que bom poder contribuir com profissionais como você. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Fique a vontade para entrar em contato sempre que precisar. Abraços carinhosos…

      Resposta
  • Cláudia Novaes

    Bom dia!

    Gostei de sua síntese sobre o conteúdo. Vou ficar adepta.

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Cláudia, tudo bem?

      Obrigada Cláudia, que bom que gostou. É muito bom saber que nossas postagens estão sendo úteis de alguma forma. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços…

      Resposta
  • josy

    Amei o material de vocês, estou encantada Parabéns!!!

    Resposta
  • Lauri Sonia L.S. Castro

    Fiquei encantada com esse material. Muito obrigada !

    Resposta
  • Márcia

    Olá!
    Amo as sugestões de vcs! Gratidão!

    Resposta
  • Rosângela Angélica de Miranda

    Excelente material
    Muito agradecida!
    Rosângela Angélica

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Rosângela, tudo bem?

      Que bom que gostou, fazemos tudo com muito carinho e dedicação. Temos diversos materiais como esse para baixar gratuitamente. Segue o link: https://blog.psiqueasy.com.br/category/testes/

      Abraços
      Pp e Escritora: Daliane Oliveira – Instagram – @dalianeoliveirapsico

      Resposta
  • Francisca Bezerra da Silva

    Parabéns pelo o excelente trabalho. E por nos proporcionar mais conhecimentos por meio desse material.

    Resposta
  • Francisca Bezerra da Silva

    Excelente material. Obrigada por compartilhar.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp