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Anamnese Psicopedagógica

A anamnese consta de uma segunda entrevista com os pais com o objetivo de retirar dados sobre a história vital do avaliado.

É conveniente realizá­-la depois de conhecer um pouco o paciente após o EOCA. Esta entrevista visa também confirmar ou descartar algumas hipóteses levantadas na entrevista operativa.

A história vital dará uma série de dados objetivos que estão vinculados  ao problema atual e também permite detectar o  grau  de  individuação  que  o  avaliado  tem com a mãe, assim como a de ser a sua história a continuação da história dela.

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O Modelo de Anamnese  é utilizado para sondar sobre a história clínica do seu cliente. O formulário da anamnese deve incluir um registro da história pessoal, familiar e, além disso, problemas clínicos pertinentes ou incapacidades físicas que devem ser anotadas.

A anamnese tem como objetivo: estabelecer o contato inicial com o seu cliente, estabelecendo assim a confiança da pessoa. Esse procedimento, às vezes, é o único instrumento para se chegar a um diagnóstico, coletam-se as informações necessárias para elaborar as hipóteses diagnósticas. Portanto, ela é de suma importância, para que se possa fazer um diagnóstico confiável.

As áreas de indagação predominantes serão:
  1. Antecedentes natais

­           Pré­natais: refere­se a gestação

­           Perinatais: refere­se ao parto

­           Neonatais: refere­se ao recém nascido

  1. Doenças

­           Graves

­           Comuns

­           Psicossomáticas

­           Fragilidade física

  1. Desenvolvimento

­           Desenvolvimento motor

­           Desenvolvimento da linguagem

­           Desenvolvimento de hábitos

  1. Aprendizagem

­           Assistemática (social)

­           Sistemática (escolar)

É importante incluir que estes dados possibilitam ao psicopedagogo compreender a vida do paciente e de sua família, contribuindo no processo de confirmação de hipóteses.

Outro item a ser lembrado é a postura do psicopedagogo frente aos pais, lembramos que a adequação das palavras, tom de voz, paciência e descrição fazem parte da ética profissional e do respeito que devemos ter com os outros.

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ANAMNESE
1­ DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome:                                                                                   Naturalidade:

Data de Nascimento: /           /                                  Idade:

Filiação: Pai                                      Idade:                                     Profissão:                               Mãe:

Idade:                         Profissão:                  Escolaridade:                                              Série:

Repetências:                           Estabelecimento de Ensino:

Endereço Residencial:

Comercial                                Fones residencial:                  Comercial:               Contato:

Línguas faladas em casa:                                                       Informante:

2­ MOTIVO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Encaminhado por:

Idade em que foi constatado o problema:

Providências tomadas na ocasião:

3 ­ ANTECEDENTES

Concepção (se a criança foi desejada, e o sexo, se foi concebida para salvar ou consolidar um relacionamento, posição da criança frente aos irmãos, idade dos pais na época da concepção, abortos, etc.).

Gestação (acidentes, hemorragias, ameaças de aborto, vômitos, enfermidades da gestante, raio X, RH, drogas ou álcool, acompanhamento pré­natal, etc.).

Parto (condições, tipo, complicações, má formação, necessitou de oxigênio, peso, comprimento, reflexos de sucção)

 
4­ DESENVOLVIMENTO

Sono (dorme bem, quanto tempo, acorda a noite, mexe­se demais na cama, fala dormindo, é sonâmbulo, vai para a cama dos pais, range os dentes)

Alimentação   (dificuldades  para     mamar,            boa      sucção,            engolia            bem,    tempo  de amamentação, mamadeira, alimentação de sólidos, alimentação atual, come sozinho)

Linguagem (quando aconteceu, sorriso social, fala, balbucio, vocalização,  sons  diferentes, frases, falou corretamente, desenvolvimento atual, receptiva, expressiva e vocabulário).

Psicomotor (segue pessoas ou objetos que estão ao seu redor, quando: sustentou a cabeça, sentou sozinho, com e sem apoio, rastejou, engatinhou, andou, com auxílio, sem auxílio, dificuldades, equilíbrio,agilidade)

Sócio­emocional (relacionamento com o ambiente, agressividade, dependência, timidez, com os colegas, na comunidade, idade média dos principais amigos, atividades grupais, isoladas, gosta de estar com outras pessoas)

5 ­ DOENÇAS E ATENDIMENTOS MÉDICOS

Da criança (que doenças foram contraídas pela criança, em que idade ocorreram, intensividade, acidentes, cirurgias, fraturas, hospitalizações, por quanto tempo, uso de medicamentos, exames e laudos médicos, convulsões, febre, aspectos auditivos, visuais, EGG)

Antecedentes de saúde da família (houve alguém da família com DM, DV, DF ou DA, alcoólatras, internados, epiléticos, asma, alergias, tratamento psicoterápico)

6 ­ ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA

Hábitos de higiene (toma banho sozinho, se veste, calça meias, sapatos, se penteia)

Responsabilidades por tarefas do lar (especificar)

7­DINÂMICA FAMILIAR

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Constelação Familiar:

Nome:                                                                                                                    Idade:               Sexo:        Est. Civil:                                           Parentesco:                                 Instrução:                                        Trabalho:

Relacionamento dos pais entre si:

Relacionamento dos pais com os filhos:

8­TIQUES E MANIPULAÇÕES (chupa dedos ou objetos, rói unhas, enrola o cabelo)

9­ HISTÓRICO ESCOLAR (pré­escola, gostou de ir para escola, gosta de  aprender coisas novas, recebe ajuda nos estudos em casa, qual, reação da família frente a suas dificuldades, dificuldades na leitura ou escrita, algum defeito de fala)

Escolas que Freqüentou:                                                                                           Série:              Ano:

10­OBSERVAÇÕES

Data    /           /

Nome completo do profissional que procedeu a entrevista:

Assinatura e função que exerce:____________________________________________________

 
Outros Modelos:

ANAMNESE MOD1

Ficha-de-Anamnese MOD2

Anamnese MOD3

ANAMNESE PSICOPEDAGÓGICA MOD4

ANAMNESE PSICOPEDAGÓGICA MOD5

anamnese idoso doc

modelo-de-ficha-de-anamnese-escolar

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Leia ainda: Avaliação Psicopedagógica sugestões para Imprimir – Iªparte

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3 thoughts on “Anamnese Psicopedagógica

  • Maria Aparecida Gomes Assunção

    Bom dia!
    Estou iniciando atendimento psicopedagógico e preciso de orientações para que eu possa está me aprofundando mais e mais nessa área.
    Parabéns ao site. Sei que vai contribuir bastante para o meu profissionalismo.
    Gratidão.

    Resposta
  • Bom dia!
    Estou parabenizando este site, pois, é de suma importância para meus conhecimentos e como aplicar as atividades de forma que venha contribuir para o sucesso do estudante.
    Abraços.
    Gratidão.

    Resposta
  • Tania Campos

    Amei encontrar este site! Tudo o que eu estava precisando para trazer informações necessárias a minha pós graduação em Psicopedagogia!
    Parabéns! Excelente!!!!!

    Resposta

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