Psicopedagogia

Quais Transtornos causam sérios problemas de Aprendizagem?

Assim como os profissionais da Saúde Mental, todos os profissionais da educação também deveriam conhecer os transtornos que tem afetado muitos alunos ao longo dos anos.

Infelizmente existem muitos educadores que não conhecem e não compreendem quais são os reais motivos da evasão, das dificuldades em aprender, do fracasso escolar e da falta de motivação para estudar.

Os Transtornos de Aprendizagem são diagnosticados quando os resultados do individuo em testes padronizados e individualmente administrados de leitura, matemática ou expressões escrita estão substancialmente abaixo do esperado para sua idade, escolarização e nível de inteligência.

Os Fatores da Aprendizagem devem ser diferenciados das variações normais na realização acadêmica e das dificuldades escolares devido á falta de oportunidades, ensino fraco ou fatores culturais. A escolarização inadequada pode resultar em fraco desempenho.

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Vejamos alguns dos transtornos mais comuns que afetam a aprendizagem:
  • Transtornos de Leitura;
  • Transtorno da Matemática;
  • Transtorno da Expressão Escrita;
  • Transtorno das Habilidades Motoras/Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação;
  • Transtornos da Comunicação/Transtorno da Linguagem Expressiva;
  • Transtorno Misto da Linguagem Receptivo-Expressiva;
  • Transtorno Fonológico (anteriormente conhecido como Transtorno do Desenvolvimento da Articulação);
  • Tartamudez (Gagueira);
  • Transtorno da Comunicação sem outra Especificação;
  • Transtornos Invasivos do Desenvolvimento;
  • Transtorno Autista;
  • Transtorno de Rett;
  • Transtorno Desintegrativo da Infância;
  • Transtorno de Asperger;
  • Transtorno Invasivo do Desenvolvimento sem outra Especificação (incluindo Autismo Atípico);
  • Transtornos de Déficit de Atenção e de Comportamento Diruptivo/Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade;
  • Transtorno de Deficit de Atenção/Hiperatividade sem outra Especificação;
  • Transtorno da Conduta;
  • Transtorno Desafiador Opositivo;
  • Transtorno de Comportamento Diruptivo sem outra Especificação;
  • Transtornos de Tique;
  • Transtorno de Tourette;
  • Transtorno de Tique Motor ou Vocal Crônico;
  • Transtorno de Tique Transitório;
  • Transtorno de Tique sem outra Especificação.
  • Mutismo Seletivo (anteriormente Mutismo Efetivo);
  • Transtorno de Apego Reativo na Infância;
  • Transtorno da Infância ou Adolescência sem outra Especificação dentre outros não especificados aqui.
No DSM-V os problemas relacionados a aprendizagem foram realocados e classificados como Transtornos do Neurodesenvolvimento.

Segundo o DSM-V, os Transtornos do Neurodesenvolvimento são um grupo de condições com início no período do desenvolvimento. Os transtornos tipicamente se manifestam cedo no desenvolvimento, em geral antes de a criança ingressar na escola, sendo caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional.

Os déficits de desenvolvimento variam desde limitações muito específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência.

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Deficiência Intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual)

Caracteriza-se por déficits em capacidades mentais genéricas, como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência.

Os déficits resultam em prejuízos no funcionamento adaptativo, de modo que o indivíduo não consegue atingir padrões de independência pessoal e responsabilidade social em um ou mais aspectos da vida diária, incluindo comunicação, participação social, funcionamento acadêmico ou profissional e independência pessoal em casa ou na comunidade.

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O atraso global do desenvolvimento, como o nome implica, é diagnosticado quando um indivíduo não atinge os marcos do desenvolvimento esperados em várias áreas do funcionamento intelectual.

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Transtornos da Comunicação

Incluem o transtorno da linguagem, o transtorno da fala, o transtorno da comunicação social (pragmática) e o transtorno da fluência com início na infância (gagueira). Os três primeiros caracterizam-se por déficits no desenvolvimento e no uso da linguagem, da fala e da comunicação social, respectivamente.

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Transtorno do Espectro Autista

Caracteriza-se por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, incluindo déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos.

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TDAH

É um transtorno do neurodesenvolvimento definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade. Desatenção e desorganização envolvem incapacidade de permanecer em uma tarefa, aparência de não ouvir e perda de materiais em níveis inconsistentes com a idade ou o nível de desenvolvimento.

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Transtornos Motores do Neurodesenvolvimento

Incluem o transtorno do desenvolvimento da coordenação, o transtorno do movimento estereotipado e os transtornos de tique. O transtorno do desenvolvimento da coordenação caracteriza-se por déficits na aquisição e na execução de habilidades motoras coordenadas, manifestando-se por falta de jeito e lentidão ou imprecisão no desempenho de habilidades motoras, causando interferência nas atividades da vida diária.

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Transtorno Específico da Aprendizagem

É diagnosticado diante de déficits específicos na capacidade individual para perceber ou processar informações com eficiência
e precisão. Esse transtorno do neurodesenvolvimento manifesta-se, inicialmente, durante os anos de escolaridade formal, caracterizando-se por dificuldades persistentes e prejudiciais nas habilidades básicas acadêmicas de leitura, escrita e/ou matemática.

A observação é essencial na sala de aula.

Este processo de aprender a ensinar e de aprender a aprender, de compreender como a aprendizagem funciona e de perceber o outro e suas reais necessidades é de suma importância desde a infância.

Na sala de aula, o professor tem a oportunidade de conhecer as várias formas de aprender, analisando as dificuldades e percebendo como pode contribuir para que os alunos aprendem significativamente. E quando não conseguem aprender o professor tem a chance de ajudar, encaminhando os mesmos á profissionais que possam auxiliá-los no processo de construção da aprendizagem.

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Conhecer os transtornos que afetam o processo de aprendizagem deveria ser parte do currículo de todos os professores e educadores, visto que atualmente tem sido muito comum nas escolas se deparar com várias situações geradas por tais transtornos.

Todo profissional deve estar sempre se atualizando e buscando compreender e conhecer os fatores que interferem, assim como os que beneficiam sua área de formação e trabalho.

Veja também: Fichas para Desenvolvimento do Raciocínio Lógico

Leia ainda: O que pode causar Interferências na Aprendizagem?

2 thoughts on “Quais Transtornos causam sérios problemas de Aprendizagem?

  • Simone reck

    Ola qual o valor da consulta eu tenho um filho de 11 anos esta com dificuldades escolares não consegue fazer as taredas na escola.

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Simone, o valor da consulta varia muito, não temos como dar essa informação pois depende muito de estado, dentre outros fatores. Entre em contato conosco via Whatsapp 21 9.7421-7212, informe seu estado e endereço para que possamos fazer algumas indicações para que você possa fazer os orçamentos.
      Abraços…

      Resposta

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