Psicopedagogia

Como o aluno pode acompanhar um processo “atropelado”?

Ao incentivar a aceleração no processo de leitura, escrita entre outras habilidades de modo desenfreado tem em sua maioria contribuído negativamente no processo de alfabetização das crianças. Alguns pais com objetivo de tirar os filhos mais cedo da pré-escola com a intenção de vê-los alfabetizados o mais rápido é um dos fatores. O problema é que ao fazer a criança “atropelar etapas” cria-se lacunas no seu desenvolvimento e isso irá fazer falta em algum momento da sua vida e afetar significativamente o processo de alfabetização da mesma.

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Especialistas em saúde da mente afirmam que não se deve contaminar a infância com tal dinâmica, pois o mais importante dessa fase de vida é que cada momento seja vivido na sua integridade para que no futuro resulte em um adulto saudável emocionalmente, socialmente e cognitivamente.

Aprenda com nossa coleção PPpA a não “atropelar etapas” no processo de alfabetização do seu filho ou aprendente.

A coleção PPpA apresenta uma sequencia lógica que respeita cada etapa no processo de alfabetização. Veja:

  • Coordenação Motora Volume 01
  • Estimulação Cognitiva Volume 02
  • Vogais Volume 03
  • Consoantes Volume 04
  • Alfabeto Volume 05
  • Sílabas Simples Volume 06
  • Consciência Fonológica Sílabas Simples Volume 07
  • Sílabas Complexas Volume 08
  • Consciência Fonológica Sílabas Complexas Volume 09
  • Palavras e Frases Volume 10
  • Textos Volume 11

Mais 02 volumes incríveis que te ajudaram no processo de avaliação, intervenção, observação e desenvolvimento de diversas habilidades. Colorindo e Protocolos.

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Mas afinal, para que servem os protocolos?

Dentre todos os recursos lúdicos o maior diferencial desse material são os Protocolos de Observação e Avaliação. Os mesmos constituem-se em passos e orientações usados dentro da Análise Psicopedagógica e Neuropsicopedagógica para realizar levantamentos de repertórios voltados para o processo de aprendizagem. É importante ressaltar que os protocolos de observação e avaliação não são testes. Eles são usados para identificar as habilidades que a criança possui e ainda não possui. São fundamentais para compreender também em que nível encontra-se o aprendente.

É fundamental que o processo de alfabetização siga rigorosamente as etapas para que na frente não apresentem problemas que possam bloquear ou estagnar o desenvolvimento da criança ou adolescente.

Se você se interessou pela nossa coleção basta clicar no link abaixo para conhecer um pouco mair e obter mais informações.

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