Escala Básica de Comportamento Adaptativo para Crianças
Aqui está uma escala de comportamento adaptativo para crianças, com base no modelo Vineland Adaptive Behavior Scales. Essa escala é usada para avaliar habilidades adaptativas em crianças em várias áreas do funcionamento diário. Lembre-se de que essa escala é apenas uma referência geral cada criança é única e pode se desenvolver de maneira diferente.
- Comunicação:
- Não verbal: Ausência de comunicação gestual ou verbal.
- Comunicação básica: Usa gestos e sons básicos para expressar necessidades e desejos.
- Comunicação funcional: Usa palavras simples e frases curtas para se comunicar de maneira eficaz.
- Comunicação avançada: Tem um amplo vocabulário e habilidades de conversação adequadas para a idade.
- Autonomia pessoal:
- Dependência total: Incapaz de realizar qualquer atividade básica de cuidado pessoal.
- Assistência significativa: Precisa de ajuda substancial para a maioria das atividades de cuidado pessoal.
- Assistência moderada: Requer supervisão e apoio ocasional em algumas atividades de cuidado pessoal.
- Independência total: É capaz de realizar todas as atividades de cuidado pessoal sem assistência.
- Habilidades sociais:
- Isolamento social: Evita interações sociais e não responde aos outros.
- Interação limitada: Participa de interações sociais, mas de forma limitada e com dificuldade.
- Interação adequada: Envolvido em interações sociais apropriadas para a idade, mas pode ter algumas dificuldades.
- Habilidades sociais avançadas: Participa ativamente de interações sociais complexas, demonstrando empatia e habilidades de relacionamento.
- Habilidades acadêmicas:
- Baixo desempenho: Não demonstra interesse ou habilidades acadêmicas.
- Habilidades acadêmicas básicas: Mostra habilidades básicas de leitura, escrita e matemática.
- Desempenho adequado: Demonstra conhecimento e habilidades acadêmicas adequadas para a idade.
- Desempenho avançado: Tem habilidades acadêmicas avançadas e capacidade de aprendizado rápido.
- Habilidades motoras:
- Deficiência motora grave: Incapaz de controlar ou usar habilidades motoras.
- Habilidades motoras básicas: Consegue realizar atividades motoras simples, mas com dificuldade.
- Habilidades motoras adequadas: Tem habilidades motoras adequadas para a idade, mas pode ter algumas dificuldades.
- Habilidades motoras avançadas: Possui habilidades motoras avançadas, coordenação e equilíbrio.
Essa escala fornece uma visão geral das áreas importantes do comportamento adaptativo em crianças.