Teste Exploratório de Dislexia Específica (TEDE)
Nome: Data de Nascimento: ____/____/____
Idade: Escolaridade:
I – Nível de leitura
Primeiro nível de leitura
- Nome da letra.
b m c l a g d p s e q n
- Som da letra.
l s q r t e j v d m
- Sílabas diretas com consoantes de sons simples.
sa te mo lu ri fa
Segundo nível de leitura
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- Sílabas diretas com consoantes de duplo sentido no som.
co ci ga ge cu gi ce
- Sílabas diretas com dígrafos.
cha rri lha ssa cho nha
- Sílabas diretas com consoantes seguidas de “u” mudo.
gue qui gui que
- Sílabas diretas com consoantes de duplo som conforme a posição na palavra.
aso ura ora iso
- Sílabas indiretas de nível simples.
is ac in em ul ar
- Sílabas indiretas de nível complexo.
ob et ap ex af ad
- Sílabas complexas.
til pur mos cam sec lin
- Sílabas com ditongos de nível simples.
mia lão pua feu nio rou
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Terceiro nível de leitura
- Sílabas com ditongos de nível complexo.
lian reis viol siap boim siec
- Sílabas com grupos consonantais de níveis simples.
bra fli gro dru cle tri
- Sílabas com grupos consonantais de nível complexo.
glus pron tris plaf bleu frat
- Sílabas com grupos consonantais e ditongos de nível simples.
brio crue trau glio pleu drie
- Sílabas com grupos consonantais e ditongos de nível complexo.
crian flaus prien cluos triun pleor
II – Erros específicos
- Letras passíveis de serem confundidas pelo som no início da palavra.
Chado | j s ch v c |
Fido | f j v b s |
Tarpo | c q t m d |
Boso | b m t f p |
Polo | s t b m p |
Mite | s m n l b |
Deco | f d t l n |
Bodio | b ch p j g |
Gupa | c r j m g |
Matu | g m b j f |
Querpo | g s j q c |
Ruba | l j r m ch |
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- Letras confundíveis por grafia semelhante.
nomino honado Deste alhedo
rechido chaquilho laqueta sagueso
quiguifi ifjuti vouate Quelamo
- Inversões de letras.
bado dipo babe quebo quido dudo
bapi quipi dubopi pebade numo saute
- Inversões de palavras completas.
las sol se el las nos
los al es son le sal
- Inversões de letras dentro da palavra.
parta fruta torta plumão turco trono
balcão negar sabre calvo nobel pardo
- Inversões de ordem da sílaba dentro da palavra.
toma saco dato tapa tala cabo
sopa toga saca choca cala caro
Olá!
Gostaria de maus informações sobre o teste, como aplica-lo e como interpretar.
Agradeco5
Olá Maria de Fátima, segue as orientações para aplicação do teste:
Esta prova é constituída por duas partes apresentadas em duas folhas A4. A primeira parte é relativa ao “nível de leitura” e apresenta três níveis diferentes. A segunda parte refere-se aos “erros específicos”. As letras devem ter um tamanho mínimo de 3 milímetros e os “estímulos” devem estar separados por 1cm e meio, aproximadamente, devem ser apontados com o dedo e mediar um tempo máximo de 5 segundos, entre o estímulo e a resposta. A prova deve ser aplicada individualmente e em local calmo, de modo a evitar quaisquer estímulos distratores. Na sua correção contam-se as duas partes da prova de forma independente, sendo que, para apurar os resultados obtidos nos “níveis de leitura”, se contam os itens respondidos de forma correta, não podendo ultrapassar um total de 100 pontos. O resultado corresponde a um percentil calculado para o total (100%) dos indivíduos daquela idade. Para apurar os resultados dos “erros específicos”, decide-se uma pontuação. Optamos pela pontuação sugerida no protocolo de aplicação da prova (71 pontos), subtraindo-se os itens incorretos (71- x = y) e obtendo-se um valor que corresponde ao percentil previsto para a sua idade.
Obrigada pela sua participação… Abraços
Agradeço pela gentileza,
Muito obrigada pela atenção.
Dúvida…
Como aplicar o item Erros Específicos?
Olá Simone, segue abaixo as orientações gerais para aplicação do teste.
APLICAÇÃO E CORREÇÃO DO TESTE
O teste consiste em duas folhas para serem apresentadas à criança. No primeiro, a parte Level Reader vai e, no segundo, a parte Specific Errors. Para usar essas regras, ele deve ser impresso em letra preta na folha branca de tamanho de letra. As letras devem ter um tamanho de 3 milímetros e os estímulos devem ser separados por aproximadamente um centímetro e meio. O teste do modelo (1) é encontrado no livro do autor. O material também inclui uma folha de resposta.
INSTRUÇÕES GERAIS
• Antes de iniciar a aplicação do Teste, o examinador deve estar suficientemente familiarizado com os slogans para aplicá-los sem hesitação, com facilidade e naturalidade. Você também deve conhecer os critérios de qualificação para avaliar rapidamente as respostas da criança e, assim, facilitar a execução do exame.
• Para uma boa aplicação do teste, é essencial trabalhar somente com a criança, em uma sala silenciosa e bem iluminada. Tentando evitar, tanto quanto possível, elementos perturbadores no ambiente externo.
• O examinador deve receber o assunto de forma amigável, uma conversa de alguns momentos em um tom amigável é essencial para dissipar qualquer sentimento de ansiedade.
• Para conseguir uma apreciação precisa das possibilidades do sujeito, você deve motivá-lo e manter sua atenção durante todo o teste.
• É absolutamente necessário seguir as instruções do Manual, não modificar as instruções.
Test Exploratorio de Dislexia Específica. TEDE
• Se a criança não indicar ou disser que não sabe, deve se registrar no protocolo.
• A margem de tempo entre o estímulo e a resposta é de no máximo 5 segundos. No final, você será orientado a “seguir em frente” e será apontado para ele.
• Se o filho perde a linha, é necessário deixar um registro e a linha é indicada: “vamos continuar aqui”.
• O examinador deve estar ciente do movimento dos olhos da criança, pois muitos erros podem ser causados por perda de linha e não por dificuldades em reconhecer o estímulo.
• Nos itens “Erros específicos”, o examinador deve registrar a letra nomeada pela criança.
PAUTA DE CORREÇÃO
Para a correção, as duas partes do teste são computadas independentemente, ou seja, uma pontuação é obtida no nível do leitor e outra no erro específico.
Comput Para calcular o Nível do Leitor, os itens respondidos são contados corretamente e um máximo de 100 pontos pode ser obtido.
Comput Para calcular Erros Específicos, os erros cometidos pela criança são contados e subtraídos da pontuação máxima possível dessa parte do teste, ou seja, 71 menos o número de erros, portanto, quanto maior a pontuação, melhor o resultado da avaliação. teste.
PONTUAÇÃO = 71 – X
Na correçao há um numero xxx correto idade? etc ?
Qual idade posso aplicar o teste?
Boa Tarde Melissa, o indicado é iniciar esses testes na idade escolar. E sempre encaminhar para o Fonoaudiólogo para diagnóstico específico das habilidades que envolvem esse distúrbio. Abraços
Gostaria de mais informações sobre o teste dos erros específicos.
A criança deverá escolher uma letra que será substituída , no início da palavra ?
OU a criança pode escolher mais de uma letra modificando a palavra errada ?
obrigada
As inversões da atividade 2 e 3 dos testes específicos;
Poderia passar as palavras que a criança deveria falar , pois algumas poderá dar mais de uma opção de palavra.
obrigada
como aplicar o teste para crianças com TEDE ?
Olá!
Gostaria de saber quem é o autor do teste. Preciso dessa informação para incluir no meu relatório de estágio em psicologia, pois apliquei esta prova a uma criança.
Obrigada!
GM
Olá Maria, tudo bem?
Autores: (Condemarin & Blomquist, 1989).
Olá
para obter a correção devo comprar o teste?
Olá Ester, tudo bem?
Sim.
Onde compramos este teste?
Olá Regina, tudo bem?
Basta pesquisar no google que vai aparecer as opções de lugares e preços.
Como se corrige esse teste?
Como posso adquirir? Ele é pago?
Olá Christiane, tudo bem?
Existem diversos materiais para Avaliação da Dislexia. A Srª pode verificar na internet as opções, esse é apenas uma versão simplificada.