Teste Exploratório de Dislexia Específica (TEDE)

 

Nome:                                                                           Data de Nascimento: ____/____/____

Idade:                                                                                             Escolaridade:

 

I – Nível de leitura
Primeiro nível de leitura
  1. Nome da letra.

 

b      m       c       l       a       g       d       p       s       e       q       n

 

  1. Som da letra.

 

l       s       q       r        t       e       j       v       d       m

 

  1. Sílabas diretas com consoantes de sons simples.

 

sa       te        mo       lu       ri       fa

 

Segundo nível de leitura

 

  1. Sílabas diretas com consoantes de duplo sentido no som.

 

co      ci       ga       ge       cu       gi       ce

 

  1. Sílabas diretas com dígrafos.

 

cha       rri       lha       ssa         cho        nha

 

  1. Sílabas diretas com consoantes seguidas de “u” mudo.

 

gue        qui        gui        que

 

  1. Sílabas diretas com consoantes de duplo som conforme a posição na palavra.

 

aso      ura        ora        iso

 

  1. Sílabas indiretas de nível simples.

 

is       ac       in      em       ul       ar

 

  1. Sílabas indiretas de nível complexo.

 

ob       et       ap       ex       af       ad

 

  1. Sílabas complexas.

 

til       pur       mos       cam       sec       lin

 

  1. Sílabas com ditongos de nível simples.

 

mia       lão       pua       feu       nio       rou

 

Terceiro nível de leitura

 

  1. Sílabas com ditongos de nível complexo.

 

lian       reis       viol       siap       boim       siec

 

  1. Sílabas com grupos consonantais de níveis simples.

 

bra       fli       gro       dru       cle       tri

 

  1. Sílabas com grupos consonantais de nível complexo.

 

glus       pron        tris       plaf       bleu        frat

 

  1. Sílabas com grupos consonantais e ditongos de nível simples.

 

brio       crue       trau       glio       pleu       drie

 

 

 

  1. Sílabas com grupos consonantais e ditongos de nível complexo.

 

crian       flaus       prien       cluos       triun       pleor

 

II – Erros específicos
  1. Letras passíveis de serem confundidas pelo som no início da palavra.

 

Chado

j    s    ch    v    c
Fido f    j    v    b    s
Tarpo c   q    t    m    d
Boso b   m    t    f    p
Polo s    t    b    m    p
Mite s    m    n    l    b
Deco f    d    t    l     n
Bodio b    ch    p    j    g
Gupa c    r     j    m    g
Matu g    m    b    j    f
Querpo g    s    j    q    c
Ruba l    j    r    m   ch

 

  1. Letras confundíveis por grafia semelhante.

 

nomino             honado                Deste                alhedo

rechido             chaquilho            laqueta              sagueso

quiguifi            ifjuti                    vouate               Quelamo

 

  1. Inversões de letras.

 

bado            dipo            babe             quebo            quido           dudo

bapi             quipi          dubopi          pebade          numo           saute

 

  1. Inversões de palavras completas.

 

las         sol         se        el          las         nos

los         al          es        son        le          sal

 

  1. Inversões de letras dentro da palavra.

 

parta          fruta         torta         plumão        turco          trono

balcão       negar        sabre        calvo           nobel         pardo

 

 

  1. Inversões de ordem da sílaba dentro da palavra.

 

toma            saco            dato         tapa          tala           cabo

sopa             toga            saca        choca        cala           caro

 

10 comentários em “Teste Exploratório de Dislexia Específica (TEDE)

  • 5 de maio de 2018 em 13:10
    Permalink

    Olá!
    Gostaria de maus informações sobre o teste, como aplica-lo e como interpretar.
    Agradeco5

    Resposta
    • 5 de maio de 2018 em 16:12
      Permalink

      Olá Maria de Fátima, segue as orientações para aplicação do teste:
      Esta prova é constituída por duas partes apresentadas em duas folhas A4. A primeira parte é relativa ao “nível de leitura” e apresenta três níveis diferentes. A segunda parte refere-se aos “erros específicos”. As letras devem ter um tamanho mínimo de 3 milímetros e os “estímulos” devem estar separados por 1cm e meio, aproximadamente, devem ser apontados com o dedo e mediar um tempo máximo de 5 segundos, entre o estímulo e a resposta. A prova deve ser aplicada individualmente e em local calmo, de modo a evitar quaisquer estímulos distratores. Na sua correção contam-se as duas partes da prova de forma independente, sendo que, para apurar os resultados obtidos nos “níveis de leitura”, se contam os itens respondidos de forma correta, não podendo ultrapassar um total de 100 pontos. O resultado corresponde a um percentil calculado para o total (100%) dos indivíduos daquela idade. Para apurar os resultados dos “erros específicos”, decide-se uma pontuação. Optamos pela pontuação sugerida no protocolo de aplicação da prova (71 pontos), subtraindo-se os itens incorretos (71- x = y) e obtendo-se um valor que corresponde ao percentil previsto para a sua idade.

      Obrigada pela sua participação… Abraços

      Resposta
      • 23 de maio de 2018 em 16:08
        Permalink

        Agradeço pela gentileza,

        Resposta
      • 19 de junho de 2018 em 11:44
        Permalink

        Muito obrigada pela atenção.

        Resposta
    • 14 de junho de 2018 em 10:20
      Permalink

      Olá Simone, segue abaixo as orientações gerais para aplicação do teste.

      APLICAÇÃO E CORREÇÃO DO TESTE
      O teste consiste em duas folhas para serem apresentadas à criança. No primeiro, a parte Level Reader vai e, no segundo, a parte Specific Errors. Para usar essas regras, ele deve ser impresso em letra preta na folha branca de tamanho de letra. As letras devem ter um tamanho de 3 milímetros e os estímulos devem ser separados por aproximadamente um centímetro e meio. O teste do modelo (1) é encontrado no livro do autor. O material também inclui uma folha de resposta.

      INSTRUÇÕES GERAIS
      • Antes de iniciar a aplicação do Teste, o examinador deve estar suficientemente familiarizado com os slogans para aplicá-los sem hesitação, com facilidade e naturalidade. Você também deve conhecer os critérios de qualificação para avaliar rapidamente as respostas da criança e, assim, facilitar a execução do exame.
      • Para uma boa aplicação do teste, é essencial trabalhar somente com a criança, em uma sala silenciosa e bem iluminada. Tentando evitar, tanto quanto possível, elementos perturbadores no ambiente externo.
      • O examinador deve receber o assunto de forma amigável, uma conversa de alguns momentos em um tom amigável é essencial para dissipar qualquer sentimento de ansiedade.
      • Para conseguir uma apreciação precisa das possibilidades do sujeito, você deve motivá-lo e manter sua atenção durante todo o teste.
      • É absolutamente necessário seguir as instruções do Manual, não modificar as instruções.

      Test Exploratorio de Dislexia Específica. TEDE
      • Se a criança não indicar ou disser que não sabe, deve se registrar no protocolo.

      • A margem de tempo entre o estímulo e a resposta é de no máximo 5 segundos. No final, você será orientado a “seguir em frente” e será apontado para ele.

      • Se o filho perde a linha, é necessário deixar um registro e a linha é indicada: “vamos continuar aqui”.

      • O examinador deve estar ciente do movimento dos olhos da criança, pois muitos erros podem ser causados por perda de linha e não por dificuldades em reconhecer o estímulo.

      • Nos itens “Erros específicos”, o examinador deve registrar a letra nomeada pela criança.

      PAUTA DE CORREÇÃO
      Para a correção, as duas partes do teste são computadas independentemente, ou seja, uma pontuação é obtida no nível do leitor e outra no erro específico.

      Comput Para calcular o Nível do Leitor, os itens respondidos são contados corretamente e um máximo de 100 pontos pode ser obtido.

      Comput Para calcular Erros Específicos, os erros cometidos pela criança são contados e subtraídos da pontuação máxima possível dessa parte do teste, ou seja, 71 menos o número de erros, portanto, quanto maior a pontuação, melhor o resultado da avaliação. teste.

      PONTUAÇÃO = 71 – X

      Resposta
  • 15 de janeiro de 2019 em 21:40
    Permalink

    Na correçao há um numero xxx correto idade? etc ?
    Qual idade posso aplicar o teste?

    Resposta
    • 21 de janeiro de 2019 em 15:56
      Permalink

      Boa Tarde Melissa, o indicado é iniciar esses testes na idade escolar. E sempre encaminhar para o Fonoaudiólogo para diagnóstico específico das habilidades que envolvem esse distúrbio. Abraços

      Resposta
  • 1 de maio de 2019 em 18:59
    Permalink

    Gostaria de mais informações sobre o teste dos erros específicos.

    A criança deverá escolher uma letra que será substituída , no início da palavra ?

    OU a criança pode escolher mais de uma letra modificando a palavra errada ?

    obrigada

    Resposta
  • 1 de maio de 2019 em 19:38
    Permalink

    As inversões da atividade 2 e 3 dos testes específicos;

    Poderia passar as palavras que a criança deveria falar , pois algumas poderá dar mais de uma opção de palavra.

    obrigada

    Resposta

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