Inventário de Habilidades Escolares

Fazer o Inventário de Habilidades Escolares é de suma importância para compreender pontos fundamentais no desenvolvimento da criança, jovem ou até mesmo adulto.

As pedagogias diferenciadas não voltam as costas para o objetivo primordial da escola que é o de tentar garantir que todos os alunos tenham acesso a uma cultura de base comum. (…) considerar as diferenças é encontrar situações de aprendizagem ótimas para cada aluno, buscando uma educação sob medida. (…) procura-se substituir o ensino individualizado, em que cada aluno desenvolve isoladamente suas tarefas, por uma diferenciação no interior de situações didáticas abertas e variadas, confrontando cada aluno com aquilo que é obstáculo para ele na construção dos saberes.


Dados para o Inventário

NOME:

IDADE:

ANO DE ESCOLARIDADE:

HABILIDADES REALIZA SEM SUPORTE REALIZA COM APOIO NÃO REALIZA NÃO FOI OBSERVADO
A.   COMUNICAÇÃO ORAL
1. Relata acontecimentos simples de modo compreensível.
2. Lembra-se de dar recados após, aproximadamente, dez minutos.
3. Comunica-se com outras pessoas usando um tipo de linguagem (gestos, comunicação alternativa) que não seja a oral.
4. Utiliza a linguagem oral para se comunicar.
 
B.   LEITURA E ESCRITA
5. Conhece as letras do alfabeto.
6. Reconhece a diferença entre letras e números.
7. Domina sílabas simples.
8. Ouve histórias com atenção.
9. Consegue compreender e recontar histórias.
10. Participa de jogos, atendendo as regras.
11. Utiliza vocabulário adequado para a faixa etária.
12. Sabe soletrar.
13. Consegue escrever palavras simples.
14. É capaz de assinar seu nome.
15. Escreve endereços (com objetivo de saber onde chegar).
16. Escreve pequenos textos e/ou bilhetes
17. Escreve sob ditado.
18. Lê com compreensão, pequenos textos.
19. Lê e segue instruções impressas.
20. Utiliza a habilidade de leitura para saber informações, por exemplo em livros, jornais e revistas.
C.   RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO
21. Relaciona quantidade ao número.
22. Soluciona problemas simples.
23. Reconhece os valores dos preços de produtos.
24. Identifica o valor do dinheiro
25. Diferencia notas e moedas.
26. Sabe agrupar o dinheiro para formar valores.
27. Dá troco, quando necessário, nas atividades realizadas em sala de aula.
28. Possui conceitos como cor, tamanho, formas geométricas, posição direita e esquerda, antecessor e sucessor.
29. Reconhece a relação entre número e dias do mês (localização temporal).
30. Identifica dias da semana.
31. Reconhece horas.
32. Reconhece horas em relógio digital.
33. Reconhece horas exatas em relógios com ponteiros.
34. Reconhece horas não exatas (meia hora, sete minutos) em relógio digital.
35. Reconhece horas não exatas (meia hora, sete minutos) em relógio com ponteiros.
36. Associa horários aos acontecimentos.
37. Reconhece as medidas de tempo (ano, hora, minuto, dia, semana…).
38. Compreende conceitos matemáticos, como dobro e metade.
39. Resolve operações matemáticas (adição e subtração) com apoio de material concreto.
40. Resolve operações matemáticas (adição e subtração) sem apoio de material concreto.
41. Demonstra curiosidade. Pergunta sobre o funcionamento das coisas.
42. Gosta de jogos envolvendo lógica, como quebra-cabeças e charadas, entre outros.
43. Organiza figuras em ordem lógica.
D.   INFORMÁTICA NA ESCOLA
44. Usa o computador com relativa autonomia (liga, desliga, acessa arquivos e programas).
45. Sabe usar o computador e a internet quando disponibilizados na escola.

Fonte: Pletsch (2010)


E. OBSERVAÇÕES
Desenvolvimento cognitivo:
Relacionamento social:
Dificuldades encontradas:
Possibilidades observadas:
Tempo de escolaridade na escola atual e antes dela:
Aprendizagens consolidadas (currículo escolar):
Objetivos para este estudante:

PLETSCH. Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. UERJ. 2010QWa


Links para baixar e imprimir os  materiais:

PEI e Inventário de habilidades

INVENTÁRIO DE HABILIDADES ESCOLARES

Inventário de habilidades escolares 2


Se você tem outras sugestões de atividades, ou outros materiais, compartilhe conosco para que possamos continuar compartilhando saberes e facilitando o trabalho de milhares de profissionais em todo o Brasil. Basta enviar para o e-mail: blog.psiqueasy@gmail.com


PsiquEasy

Leia também: Registro de Observações das Provas Piagetianas

Veja ainda: Questionário para Diagnóstico Psicopedagógico/Guia de Observação para Professores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *