fbpx

Atendimento Psicopedagógico Online – Parte II

Lembra da nossa postagem anterior? Então, hoje apresentamos os próximos passos, queremos te ajudar a voltar realizar seus atendimentos.

Antes disso precisamos estar cientes de um fato importante:

“Mesmo em meio à crise e ao caos por causa do COVID-19 temos milhares de pais/responsáveis em busca de acompanhamento psicopedagógico para seus filhos.”

Não sabemos quanto tempo esse isolamento social ira durar. Nesse período uma coisa é certa, muitas crianças, adolescentes, adultos e idosos não poderão ficar a mercê, deverão receber o devido acompanhamento. 

Em muitas escolas públicas e privadas as aulas já iniciaram, de um modo diferente, utilizando meios tecnológicos visto a atual situação. As mesmas já se adequaram e iniciaram suas aulas por meio digital. Desde 2018 muitos psicólogos realizam terapias online. Médicos também já aderiram essa modalidade de atendimento.

Atendimento Psicopedagógico Online

telepsico atendimento online

O Atendimento Psicopedagógico Online é uma ferramenta fundamental para o cuidado neste momento em que o isolamento é uma medida de segurança recomendada pelo Ministério da Saúde. Independente do local onde o aprendente/paciente estiver seu atendimento psicopedagógico estará. Essa é uma ferramenta de comunicação online entre profissional e aprendente/paciente.

Entre as ações possíveis com interação a distância nesse período, estão o atendimento, acompanhamento, intervenção e avaliação. Todos feitos de acordo a realidade de cada um individualmente.

Cada profissional pode realizar seus atendimentos online. Com essa modalidade será possível analisar a queixa realizada pela escola ou responsáveis do aprendente/paciente bem como acompanhar a evolução, promover intervenções de forma mais ativa e segura, atingindo, com eficiência todos os seus clientes.

Como funciona essa modalidade de atendimento?

Para quem ainda tem dúvidas, o atendimento online nada mais é que o atendimento de um psicopedagogo por meio da internet. As sessões são realizadas semanalmente — ou de acordo com a frequência indicada pelo profissional — da mesma forma que em um atendimento presencial.

As sessões têm duração semelhante (cerca de 50 minutos) e todo o acompanhamento é realizado em uma videochamada, podendo ser através do celular ou, até mesmo, do computador.

tecnologia está cada vez mais sendo aplicada na área da educação e saúde, e nos últimos anos estamos vendo um profundo crescimento desta e de novas modalidades que auxiliam no acompanhamento das mais variadas situações.

No caso da psicopedagogia, essa é uma forma alternativa em meio ao isolamento social que o Coronavírus nos obrigou a fazer. Para preservar a saúde e o bem estar dos nossos aprendentes/pacientes precisamos realizar nossos atendimentos da maneira mais segura possível. O atendimento à distância pode trazer inúmeros benefícios para todos.

Falaremos mais sobre estes benefícios mais a frente, mas para que você entenda, saiba que ainda é extremamente importante estar com um bom profissional qualificado e que tenha a capacitação teórica adequada para ministrar este tipo de acompanhamento.

Sabemos que essa proposta pode ser muito desafiadora, porém é real e funciona muito bem.

Alguns passos para realizar o Atendimento Psicopedagógico:

1º: Organizar o espaço onde você irá ficar para realizar as videochamadas. Exemplo: No seu escritório, em casa, no quarto, enfim, defina qual é a melhor opção. Você terá que se sentir confortável para isso.

2º: Organizar os materiais que poderão ser utilizados em seu atendimento online;

3º: Testar as possibilidades. Exemplo: Através de que aparelho irá fazer as videochamadas. Celular, Notebook, Computador, tablete, outros…. Isso deve ser definido e testado;

4º: Testar o meio escolhido, fazer uma videochamada com alguém próximo a você. (Caso nunca tenha feito isso antes é aconselhável testar);

5º: Conhecer aplicativos que te ajudarão fazer isso.

VIDEOCHAMADAS
Conheça alguns que selecionamos para você. São os mais utilizados atualmente, veja:
  1. WhatsApp;
  2. Imo;
  3. Skype;
  4. Google Duo;
  5. Hangouts;
  6. Zoom;
  7. HouseParty.

 

Para entender como funciona cada uma delas basta acessar o link: https://www.techtudo.com.br/listas/2020/03/aplicativo-para-conferencia-7-opcoes-para-fazer-chamadas-de-video.ghtml

 

 

reiventar-se 02

Esses são passos muito importantes, mais ainda tem mais. Acompanhe a nossa próxima postagem e continue aprendendo a realizar seus atendimentos online.

Um comentário em “Atendimento Psicopedagógico Online – Parte II

  • 25 de abril de 2020 em 20:42
    Permalink

    Muito obrigada Lu por me indicar e enviar o Blog e as orientações.
    Parabéns vou acompanhar vcs bjs.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp