Psicopedagogia

Crianças Felizes possuem Almas Saudáveis

Em tempos difíceis como o nosso, presenciamos  ações e atitudes que nos levam a refletir sobre a vida das crianças. E nos deparamos com várias questões, como:

E as crianças, como estão vivendo? O que estão ouvindo? Com que e de que, estão brincando? Que sentimentos estão nutrindo dentro de si?

criança feliz psiqueasy

Essas são questões que deveriam preocupar pais, professores, avós, enfim, toda a sociedade. No entanto, não é o que vemos. Parece que é normal “trata-las como adultos”. Precisamos compreender que crianças são crianças. Pensam e agem como tal. São inocentes, frágeis, bênçãos de Deus, enfim, anjos do céu morando na terra.

Portanto, não vivem apenas de alimentos para sustentação do corpo, mas também necessitam de nutrientes para a alma e para o coração.

E você pode nesse momento se questionar: “Que nutrientes são esses, que servem para o coração e para a alma”?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Não vivemos apenas de alimentos, como: comida, lanches, frutas, bebidas e muitas outras variedades.

Existem outros tipos de alimentos que poucas pessoas conhecem ou ignoram sua importância. São conhecidos como: fé, esperança, amor, dedicação, alegria, carinho, afeto, sinceridade, compreensão e tantos outros sentimentos bons que quando passados para as crianças mudam tudo.

O comportamento muda, quando compartilhamos bons sentimentos e boas ações. Quando isso acontece se tornam seguras e com a alma cheia de bons sentimentos e sensações.

Ouvimos todo tempo pessoas falando sobre a importância de se ter uma vida saudável. Logo vem à mente, “alimentar-se bem e fazer exercícios para não cair no sedentarismo”. No entanto, muitos se esquecem de alimentar a Alma, o Espirito, ou deixam sempre para depois. Precisamos lembrar que tudo começa na mente e no coração.

Se deixamos de nos alimentarmos durante dois dias, por exemplo, nosso organismo já começa a ser afetado, ficando debilitado. E se por acaso o tempo for ainda maior e a pessoa deixar de comer, certamente ficará doente.

Da mesma forma acontece com nosso corpo (somos alma e espírito). A alma se alimenta de amor, carinho, amizade, fé, esperança e o espírito deve se alimentar da Palavra de Deus, dos seus pensamentos perfeitos.

 Vivemos em um tempo onde muitas pessoas não estão levando a sério o bem estar espiritual das crianças.
criança adulta psiqueasy

Tratam-nas como se fossem “adultas”, como se elas tivessem as mesmas vontades e necessidades que os adultos tem, o que é um erro.

Tudo isso é lamentável, pois podemos ver no olhar de muitas, tristeza, solidão e o vazio em seus olhos. É como se pudéssemos ver o abismo de emoções que existe dentro delas.

Dar brinquedos, dinheiro, roupas, celulares, tabletes, dentre tantos outros bens materiais não suprem as reais necessidades que as crianças possuem. Os aparelhos tecnológicos são passageiros, mas as emoções não. Nossos sentimentos duram o tempo que vivemos. São como raízes que são difíceis de arrancar e que quando arrancadas ou mal plantadas podem causar a morte de uma belíssima planta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Precisamos aprender a escolher as sementes certas para não plantarmos sementes ruins, que certamente darão maus frutos ou frutos podres. Para que isso não aconteça é necessário falarmos mais sobre o amor de Deus, enche-las de boas sementes para que cresçam e deem bons frutos. E o melhor sejam felizes e saudáveis de corpo, mente, coração e alma.

Direcionar é mostrar o caminho aos quais as crianças devem seguir.
pais e filhos felizes psiqueasy

Devemos apresenta-las o caminho da simplicidade. É na simplicidade que se encontra as coisas boas da vida. Brincar na grama com os pés no chão, jogar gude, brincar de boneca, esconde-esconde, pular corda, jogar bola, pega pega, contar piadas sem graça e rir do acaso. São coisas assim que transformam nossa história e marcam nossa infância.

É muito importante mostrar para as crianças de hoje como era em nosso tempo, como vivíamos antes, como nossos entretenimentos eram prazerosos e saudáveis.

Sabemos que a tecnologia veio para ficar, e não podemos negar, nem mentir dizendo que é algo ruim. Ao contrário, tudo que advém dela surgiu a partir de necessidades reais do dia a dia. Foi uma forma de facilitar.

No entanto, estamos utilizando tais recursos de maneira aleatória e irresponsável. Atualmente, vemos muitas pessoas passarem horas utilizando seus aparelhos e esquecendo de ficar mais tempo com seus filhos.

Culpa da Tecnologia ou culpa da nossa falta de conscientização? Será que sabemos realmente utilizá-la à nosso favor?

Essa realmente é uma reflexão que devemos fazer todos os dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

É necessário dar bons exemplos e mostrar que é sim possível vivermos em um mundo tecnológico e continuar apreciando o que se tem de melhor na vida.

Tudo tem seu tempo, e é necessário esperarmos o tempo certo. Existem situações que não podemos apagar, nem voltar atrás. Não existem “botões de delete” na vida real. Mas, existe algo que temos em comum com a tecnologia, ambos possuem “memória”, que são muito importantes para o funcionamento dos mesmos. A memória, trás lembranças que despertam sentimentos e sensações que são carregadas para sempre.

bons tempos psiqueasy

As sensações geradas na infância são muito importantes, pois dão forma a tudo. É ainda nessa fase que descobrimos o mundo à nossa volta. Cabe a nós, adultos, apresentar para nossas crianças o que a de melhor e mais belo na vida, “A Simplicidade”.

PsiquEasy

Leia também: Testes, Exercícios e Jogos Verbais para Dislexia

Visite o Site: Sistema com plano gratuito para psicopedagogos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp