Libras Materiais Psicopedagógicos

Materiais, Atividades, Manuais e Guias de diversos autores e fontes que auxiliaram no trabalho com portadores de deficiência auditiva (Libras).

O que a diferencia libras das demais línguas usadas é que, em vez do som, utiliza os gestos combinados com expressões faciais e corporais como meio de comunicação.

Materiais sobre Libras de diversos autores e fontes para pesquisa

A linguagem  exerce papel preponderante na constituição dos sujeitos, visto que é através da mesma que nos comunicamos uns com os outros e com a linguagem de sinais (libras), comunicação através dos movimentos não é diferente como algumas poucas pessoas pensam.

Movimentos com as mãos dizem mais que mil palavras.

Toda maneira de comunicação é de grande relevância e inquestionável a sua importância para os seres humanos. Movimentos “falam”.

A utilização da língua de Sinais

A utilização da língua de sinais vem sendo reconhecida como caminho necessário para uma efetiva mudança nas condições oferecidas pela escola no atendimento escolar desses alunos, por ser uma língua viva, produto de interação das pessoas que se comunicam não de forma oral, mas visual.

Esse tipo  de linguagem, assim como a oral possui riquezas linguísticas e oferece as mesmas possibilidades de constituição de significados, além de cumprir um papel fundamental na educação dos surdos, não podendo ser ignorado pela escola no processo ensino e aprendizagem deste educando e constitui uma base para sua comunicação. Movimentar-se é comunicar-se.

 

Seguem abaixo links sugestivos de materiais que poderão auxiliar no trabalho voltados para a linguagem de sinais: Libras

livro_de_lingua_brasileira_dos_sinais

Cadernos de Apoio e Aprendizagem 3ano

Cadernos de Apoio e Aprendizagem 1ano

Letras: Ontem Hoje e Amanha

UNO -1

Jogo de Dado

Gramática

Dicionário

Atividades

Apostila Básica: IFSC – Palhoça Bilíngue

 

De acordo com SANTOS e GURGEL:

A criança surda, inserida na sala de aula comum, precisa ter seus direitos linguísticos respeitados e isso implica a presença na escola de outros profissionais da educação, como professores bilíngues ou intérpretes de Libras. ( 2010, p. 51)

 

Leia agora: Atividades de Estimulação Cognitiva ao Idoso

Veja também: Entrevista Familiar Exploratória Situacional (E.S.E.F)

Visite o site: PsiquEasy Sistema Psicopedagógico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp