Materiais Psicopedagógicos para Autismo

Materiais, Atividades, Manuais e Guias de diversos autores e fontes que auxiliaram no trabalho significativo com crianças com Autismo.

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.

 

O autismo infantil é uma síndrome definida a partir de características ou sintomas comportamentais que compõem o quadro diagnóstico. As primeiras publicações que descreveram de forma sistematizada essas características ou sintomas foram os estudos de Leo Kanner, em 1943, e Hans Aspeger, em 1944 (LEBOYER,1995; BOSA, 2002).

Nesse trabalho, entendemos o desenvolvimento da criança autista a partir da abordagem histórico-cultural de Vigotski (1998, 2007), por considerarmos que o sujeito, inclusive, as crianças autistas, se constitui e desenvolve nas condições concretas de vida, a partir das relações e interações que lhes são possibilitadas nos processos mediados, “[…] assimilando a cultura e sendo assimilado por ela” (GÓES, 2007, p.111). Dessa forma, concordamos com Anache e Martinez (2007, p. 44) quando nos indicam que na perspectiva histórico-cultural:

[…] a deficiência é entendida como uma construção social e o sujeito é considerado na sua singularidade. Enfatizar o social no processo de construção da deficiência não significa negá-la, mas entendê-la como um fenômeno que precisa ser enfrentado por todos, já que as funções psicológicas superiores se constituem por intermédio das atividades humanas no contexto cultural.

 

Seguem abaixo os links dos materiais:

 

Alfabeto Massinha de Modelar

ABA MANUAL 1-2

Aprendizagem do Autista-2

Atividade sobre Autismo

Atividades psicomotoras

Método ABBA

Autismo_guia prático

Família pós-diagnostico e Intervenções Psicopedagógicas

GuiaPratico

Direitos TEA

 

Autismo Infantil

O autismo infantil é descrito nos manuais como transtorno invasivo, no DSMIV, e Global, no CID-10, do desenvolvimento, em ambos é caracterizado pelo desenvolvimento anormal ou alterado que se manifesta antes dos três anos em pelo menos uma das três áreas: interação social; linguagem e comunicação, atrelados a padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento (busca de regularidades).

No DSM-IV, a ausência de jogos simbólicos ou imaginativos também é considerada uma área que apresenta um funcionamento anormal (CID-10, 2003; DSM-IV, 2000).

Outros sintomas como a hipercinesia ou hipocinesia 1, distúrbio alimentares e do sono também são observados no autismo infantil, contudo são considerados sintomas secundários (LEBOYER, 1995).

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3 comentários em “Materiais Psicopedagógicos para Autismo

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