Materiais Psicopedagógicos para Autismo

Materiais, Atividades, Manuais e Guias de diversos autores e fontes que auxiliaram no trabalho significativo com crianças com Autismo.

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.

 

O autismo infantil é uma síndrome definida a partir de características ou sintomas comportamentais que compõem o quadro diagnóstico. As primeiras publicações que descreveram de forma sistematizada essas características ou sintomas foram os estudos de Leo Kanner, em 1943, e Hans Aspeger, em 1944 (LEBOYER,1995; BOSA, 2002).

Nesse trabalho, entendemos o desenvolvimento da criança autista a partir da abordagem histórico-cultural de Vigotski (1998, 2007), por considerarmos que o sujeito, inclusive, as crianças autistas, se constitui e desenvolve nas condições concretas de vida, a partir das relações e interações que lhes são possibilitadas nos processos mediados, “[…] assimilando a cultura e sendo assimilado por ela” (GÓES, 2007, p.111). Dessa forma, concordamos com Anache e Martinez (2007, p. 44) quando nos indicam que na perspectiva histórico-cultural:

[…] a deficiência é entendida como uma construção social e o sujeito é considerado na sua singularidade. Enfatizar o social no processo de construção da deficiência não significa negá-la, mas entendê-la como um fenômeno que precisa ser enfrentado por todos, já que as funções psicológicas superiores se constituem por intermédio das atividades humanas no contexto cultural.

 

Seguem abaixo os links dos materiais:

 

Alfabeto Massinha de Modelar

ABA MANUAL 1-2

Aprendizagem do Autista-2

Atividade sobre Autismo

Atividades psicomotoras

Método ABBA

Autismo_guia prático

Família pós-diagnostico e Intervenções Psicopedagógicas

GuiaPratico

Direitos TEA

 

Autismo Infantil

O autismo infantil é descrito nos manuais como transtorno invasivo, no DSMIV, e Global, no CID-10, do desenvolvimento, em ambos é caracterizado pelo desenvolvimento anormal ou alterado que se manifesta antes dos três anos em pelo menos uma das três áreas: interação social; linguagem e comunicação, atrelados a padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento (busca de regularidades).

No DSM-IV, a ausência de jogos simbólicos ou imaginativos também é considerada uma área que apresenta um funcionamento anormal (CID-10, 2003; DSM-IV, 2000).

Outros sintomas como a hipercinesia ou hipocinesia 1, distúrbio alimentares e do sono também são observados no autismo infantil, contudo são considerados sintomas secundários (LEBOYER, 1995).

Leia ainda: Blocos lógicos

Veja também: LIBRAS – Movimentos Específicos realizados com as Mãos

5 thoughts on “Materiais Psicopedagógicos para Autismo

  • 28 de abril de 2019 em 12:40
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    Boa tarde,
    Sou Maria Aparecida, professora, amo minha profissão. Trabalho com a inclusão com um público diversificado
    Esse material é de sumaimportância para mim.
    Gostaria de receber material também para alunos com paralisia cerebral.
    Gratidão.

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  • 30 de outubro de 2019 em 19:52
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    Actuo como psicopedagogos em Moçambique, dando suporte e consultoria as escolas, com enfoque no aconselhamento e nos desenho de material didático para alunos com diversos tipos de NE.
    Super legal o material, particularmente a intervenção psicopedagógica com os pais após o diagnostico.
    Gostaria que partilhassem mais recursos para intervenção em grupo.
    Saudações

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  • 25 de maio de 2022 em 17:18
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    Sou Psicopedagoga atuante e Neuropsicopedagoga, trabalho no Centro de Atendimento Especializado da Educação, no municipio de Oiapoque / Ap. E atendo demandas de alunos que apresentam características do TGD no quadro do TEA, como quase todos os alunos encaminhados para o CAEE passam por triagem isto é, precisam de fazer a Anamnese Psicopedagógica, tenho uma visão dessa clientela que apresentam tais características , e hoje vejo a necessidade de atuar nessa rede de atendimento com mais ênfase e para isso preciso de mais conhecimentos para tanto gostaria que compartilhassem suas experiências

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