Como selecionar boas atividades para Síndrome de Down?

Existem alguns pontos muito importantes sobre a Síndrome de Down, então vamos conversar um pouco sobre eles, até porque a maioria dos materiais que a gente encontra na internet são incompletos, ou não tem o perfil correto para quem está no processo de alfabetização.

Claro, existem bons materiais por aí, seja na internet ou fora dela, mas estar ciente dos fatores que facilitam e dos que inibem a aprendizagem vão permitir um melhor planejamento de atividades que sejam mais relevantes. Cada pessoa com Síndrome de Down é única, e tem um ritmo único, por isso não é legal usar qualquer livro ou qualquer atividade.

Agora queremos convidar você para conhecer alguns exemplos:

As características principais dessa página são o tamanho, as cores e a facilidade de entender quais são os objetos. Ou seja, é uma atividade que vai chamar a atenção e permitir que a pessoa Down interaja com o material de uma maneira mais eficaz.

Essa atividade segue o mesmo padrão da anterior, com um nível de dificuldade moderadamente mais alto, porém, nada que possa travar o processo de aprendizagem e nem assustar a pessoa com Síndrome de Down.

Os elementos dessa atividade já se diferenciam da anterior. Nela é trabalhado um tipo diferente de coordenação motora, além da variação de cores em desenho que não costumam apresentar essa coloração. Mais uma vez, o nível de dificuldade é elevado e uma maneira de aprender que foi estudada cuidadosamente é aplicada. 

Novamente outro tipo de coordenação motora é utilizado nessa página. É sempre importante ir trabalhando as mesmas informações de maneiras diferentes para que a pessoa com Down tenha uma maior facilidade de assimilar a informação.

Para exercitar a capacidade de raciocínio, essa atividade foi desenvolvida. Seu propósito é que a pessoa com Down possa buscar na sua memória qual o animal da imagem.

E outra coisa: essas folhas podem ser baixadas e usadas com aprendentes de profissionais da psicopedagogia, alunos ou filhos que apresentem a alteração genética em questão. Vamos te ensinar como preservar o material logo abaixo:
  • Imprima as folhas em papel A4;
  • Plastifique;
  • Utilize um piloto para quadro branco e um apagador.

Pronto! Agora é só apresentar o material para a pessoa com Down. As cores de piloto solicitadas nas páginas devem estar disponíveis para que o aprendente possa responder a atividade com as cores corretas. Após o término da atividade, a folha pode ser apagada quantas vezes forem necessárias.

Se você deseja uma seleção de atividades prontas, podemos apresentar um material rico em exercícios que foram desenvolvidos para atender o ritmo da pessoa com Síndrome de Down, dá uma olhadinha:

Intervenção Psicopedagógica – Síndrome de Down Volume 03


Tire agora suas dúvidas pelo WhatsApp: (021) 97421-7212

2 thoughts on “Como selecionar boas atividades para Síndrome de Down?

  • 26 de janeiro de 2022 em 23:18
    Permalink

    OLÁ!
    SOU PROFESSORA DE GEOGRAFIA NO FUND II E TENHO DOIS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN E SINCERAMENTE NÃO SEI COMO TRABALHAR, TENHO ME ESFORÇADO MAS GOSTARIA DE FAZER MAIS.
    COMO VOCÊ PODE ME AJUDAR, OU SEJA ,ME ORIENTAR.?

    Resposta
    • 10 de fevereiro de 2022 em 11:00
      Permalink

      Olá Aparecida, tudo bem?

      Tem um artigo muito interessante que aborda essa questão e ensina estratégias que realmente apresentaram excelentes resultados para o ensino da geografia. Veja:
      Contribuições do ensino de Geografia para um educando com Síndrome de Down, escrito por: Bianca Alves Batista* & Maria Lidia Bueno Fernandes**

      Segue o link_https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/32696/000787657.pdf?sequence=1&isAllowed=y

      Acredito que será muito útil para você.
      Abraços
      Instagran: @dalianeoliveirapsico

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Chamar no Whatsapp