Testes & Materiais Gratuitos

Como selecionar boas atividades para Síndrome de Down?

Existem alguns pontos muito importantes sobre a Síndrome de Down, então vamos conversar um pouco sobre eles, até porque a maioria dos materiais que a gente encontra na internet são incompletos, ou não tem o perfil correto para quem está no processo de alfabetização.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Claro, existem bons materiais por aí, seja na internet ou fora dela, mas estar ciente dos fatores que facilitam e dos que inibem a aprendizagem vão permitir um melhor planejamento de atividades que sejam mais relevantes. Cada pessoa com Síndrome de Down é única, e tem um ritmo único, por isso não é legal usar qualquer livro ou qualquer atividade.

Agora queremos convidar você para conhecer alguns exemplos:

As características principais dessa página são o tamanho, as cores e a facilidade de entender quais são os objetos. Ou seja, é uma atividade que vai chamar a atenção e permitir que a pessoa Down interaja com o material de uma maneira mais eficaz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Essa atividade segue o mesmo padrão da anterior, com um nível de dificuldade moderadamente mais alto, porém, nada que possa travar o processo de aprendizagem e nem assustar a pessoa com Síndrome de Down.

Os elementos dessa atividade já se diferenciam da anterior. Nela é trabalhado um tipo diferente de coordenação motora, além da variação de cores em desenho que não costumam apresentar essa coloração. Mais uma vez, o nível de dificuldade é elevado e uma maneira de aprender que foi estudada cuidadosamente é aplicada. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Novamente outro tipo de coordenação motora é utilizado nessa página. É sempre importante ir trabalhando as mesmas informações de maneiras diferentes para que a pessoa com Down tenha uma maior facilidade de assimilar a informação.

Para exercitar a capacidade de raciocínio, essa atividade foi desenvolvida. Seu propósito é que a pessoa com Down possa buscar na sua memória qual o animal da imagem.

E outra coisa: essas folhas podem ser baixadas e usadas com aprendentes de profissionais da psicopedagogia, alunos ou filhos que apresentem a alteração genética em questão. Vamos te ensinar como preservar o material logo abaixo:
  • Imprima as folhas em papel A4;
  • Plastifique;
  • Utilize um piloto para quadro branco e um apagador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Pronto! Agora é só apresentar o material para a pessoa com Down. As cores de piloto solicitadas nas páginas devem estar disponíveis para que o aprendente possa responder a atividade com as cores corretas. Após o término da atividade, a folha pode ser apagada quantas vezes forem necessárias.

Se você deseja uma seleção de atividades prontas, podemos apresentar um material rico em exercícios que foram desenvolvidos para atender o ritmo da pessoa com Síndrome de Down, dá uma olhadinha:
 
Intervenção Psicopedagógica – Síndrome de Down Volume 03


Tire agora suas dúvidas pelo WhatsApp: (021) 97421-7212

2 thoughts on “Como selecionar boas atividades para Síndrome de Down?

  • APARECIDA RAMOS

    OLÁ!
    SOU PROFESSORA DE GEOGRAFIA NO FUND II E TENHO DOIS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN E SINCERAMENTE NÃO SEI COMO TRABALHAR, TENHO ME ESFORÇADO MAS GOSTARIA DE FAZER MAIS.
    COMO VOCÊ PODE ME AJUDAR, OU SEJA ,ME ORIENTAR.?

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Aparecida, tudo bem?

      Tem um artigo muito interessante que aborda essa questão e ensina estratégias que realmente apresentaram excelentes resultados para o ensino da geografia. Veja:
      Contribuições do ensino de Geografia para um educando com Síndrome de Down, escrito por: Bianca Alves Batista* & Maria Lidia Bueno Fernandes**

      Segue o link_https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/32696/000787657.pdf?sequence=1&isAllowed=y

      Acredito que será muito útil para você.
      Abraços
      Instagran: @dalianeoliveirapsico

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp