fbpx

Jogos para trabalhar as Emoções na Aprendizagem com Adolescentes

As emoções influenciam tudo em nossa vida, seja de forma positiva ou negativa e na aprendizagem não é diferente.

Como podemos prestar atenção em algo quando estamos muito ansiosos ou tristes?

Nessas situações, nossa concentração fica deficitária, dificultando nossa capacidade de perceber, compreender e assimilar as informações.  Um adolescente com dificuldade de aprendizagem não consegue entender o que se passa com ele, com suas emoções. Assim, por não conseguir nomear o que sente, fica inseguro e acredita que não tem potencial intelectual para realizar qualquer tarefa, minando sua autoestima, prejudicando o seu desempenho.

Percebe-se então que a missão da escola atual não deve ser focada somente no desenvolvimento intelectual das crianças e dos adolescentes, mas deve, igualmente, responsabilizar-se pelo seu desenvolvimento social e emocional.

Independentemente de as neurociências demonstrarem, atualmente, que as emoções têm impacto fulcral na aprendizagem, muitos professores e responsáveis educacionais revelam, ainda, alguma insegurança em incorporarem o trabalho sobre as emoções na sala de aula.

A dificuldade de aprendizagem é sempre uma manifestação de desequilíbrio ligada às questões emocionais e podem ter origem em:
  • algum problema familiar;
  • na relação professor e aluno;
  • na falta de percepção dos pais e educadores sobre as reais necessidades da adolescentes;
  • no número excessivo de alunos por sala;
  • nas expectativas dos pais com relação à aprendizagem dos filhos, dentre outros.

Esses são fatores que merecem ser observados antes de rotular o problema alegando que o aluno é desinteressado ou preguiçoso.

O Psicopedagogo nesse contexto deve estar preparado para realizar as devidas intervenções para que o processo de aprendizagem flua e para que os problemas emocionais sejam detectados e encaminhados para que os psicólogos possam realizar o devido acompanhamento e/ou tratamento.

O Kit das Emoções para Adolescentes serve como recurso riquíssimo de observação e identificação de possíveis problemas aos quais possam estar bloqueando a aprendizagem.

Pergunta Kit da Emoções Adolescentes

Cada carta representa uma emoção e cada emoção (carta) vem acompanhada de outras cartas contendo perguntas relacionadas às mesmas.

Kit Jogo das Emoções_Adolescentes

No processo de ensino e aprendizagem e no acompanhamento psicopedagógico é crucial identificar e compreender como e quais emoções estão retardando o desenvolvimento dos alunos. Não queremos dizer aqui que o psicopedagogo irá a partir de agora tratar problemas emocionais. De forma alguma, sabemos que essa é uma especialidade da psicologia dentre outras áreas.

Estamos dizendo que é importante que os profissionais da educação observem e utilizem em suas práticas recursos que os remetam a identificar problemas que possam prejudicar o desenvolvimento educacional.

As pesquisas demonstram que a inteligência emocional é fundamental para o sucesso. E iniciar esse trabalho desde a infância prolongando esse trabalho até a vida adulta é de suma importância.

A mudança desse quadro deve iniciar o quanto antes, o psicopedagogo deve investir em recursos que contribuam significativamente para a identificação e intervenção desses problemas.

Processo Terapêutico

No decorrer desse processo, o profissional deverá realizar as observações e análises necessárias, visto a sua importância.

Cuidar da Inteligência Emocional pode ajudar os adolescentes a:

Reconhecer as Emoções:

  • O adolescente consegue ter mais clareza sobre o que realmente motiva cada decisão que ele toma.

Compreender os outros:

  • Um adolescente emocionalmente inteligente é uma pessoa mais empática, calma e compreensiva.

Compreender a si próprio:

  • Estimular os adolescentes a desenvolver a inteligência emocional faz com que eles se tornem capazes de ter uma relação saudável e respeitosa com o meio em que vivem.

Você vai amar conhecer nossa “Coleção Trabalhando as Emoções com Crianças e Adolescentes” em 6 volumes especiais.

Agora você pode escolher entre os dois formatos.

Saber Mais

Tire agora suas dúvidas pelo WhatsApp  021-97421-7212.botão chamar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp