Discalculia – Avaliação, Intervenção e Diagnóstico – Vol. 07
A Discalculia afeta de 3 a 6% da população mundial e se caracteriza pela dificuldade em reconhecer, calcular e lembrar fatos numéricos.
Geralmente a descoberta dessa dificuldade ocorre lá pelos 9 ou 10 anos de idade, a criança passa por maus bocados. A Discalculia não tem nada a ver com inteligência, qualidade do ensino e questões motivacionais ou emocionais. “Trata-se de um transtorno do neurodesenvolvimento”. E há evidências de que a causa tem fundo genético.
A Discalculia se apresenta como: verbal, practognóstica, léxica, gráfica, ideognóstica e operacional.
É necessário ficar atento para os diversos sintomas já perceptíveis desde o período Pré-Escolar como:
- Dificuldade para aprender a contar;
- Problemas associados à compreensão de números;
- Incapacidade para classificar e medir: É difícil associar um número com uma situação da vida real. Por exemplo, vincular o número “2” à possibilidade de ter 2 balas, 2 livros, 2 pratos, etc..;
- Problemas para reconhecer símbolos associados aos números, por exemplo, incapacidade para associar o “4” ao conceito de “quatro”;
- Erros de ortografia dos números quando são escritos ou copiados;
- Símbolos incorretos, por exemplo, confundir o 9 com o 6 ou o 3 com o 8;
- Inverter os números durante a escrita: Escrever os números invertidos;
- Problemas para reconhecer os símbolos matemáticos: As crianças confundem o signo + com – e não podem usar esses ou outros símbolos corretamente;
- Incapacidade para aprender ou lembrar estruturas matemáticas básicas, como 1+2=3;
- Não são capazes de reconhecer palavras como “mais de” ou “menos de”;
- Usam com frequência os dedos para contar;
- Elas têm dificuldade para aplicar ideias matemáticas no dia a dia. Por exemplo, estimar quanto vão gastar em total, fazer uma alteração, criar um orçamento, etc;
- Problemas para medir variáveis, por exemplo, calcular quanto são 500 gr de arroz, 250 ml de leite ou 1/3 kg de farinha, etc;
- Pouca orientação ou desorientação, elas têm dificuldade para seguir indicações e com frequência se perdem;
- Entre muitos outros sintomas.
Esse volume é indicado para Crianças, Jovens e Adultos que apresentem alguns dos sintomas acima citados. A discalculia não é fácil de diagnosticar e a maioria das escolas não possuem nenhum tipo de sistema de detecção precoce para identificar este transtorno na sala de aula e ajudar as crianças a obter as ferramentas que precisam. Por isso desenvolvemos esse material completo que ajudará profissionais identificarem e realizarem sondagens e intervenções que contribuirão no desenvolvimento daqueles que supostamente apresentem tal transtorno.
Este material contém atividades que permitem desenvolver habilidades cognitivas como:
Foco, atenção dividida, memória operacional, memória de curto prazo, habilidades de nomeação, planejamento ou velocidade de processamento, dentre muitas outras.
Avaliação e Diagnóstico da Discalculia, como realizar?
Como todo distúrbio de aprendizagem, o processo de avaliação e diagnóstico da discalculia requer observação minuciosa e atenção aos sintomas e fatores contribuintes. Durante as sessões de diagnóstico de uma pessoa com suspeita de Discalculia é importante ficar atento aos sintomas e investigar seu histórico.
Nesse volume você encontrará tudo que precisa saber para lidar com essa Dificuldade Específica da Aprendizagem – Discalculia:
- O que é Discalculia: Causas, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento
- Entenda a Discalculia
- Como a Discalculia afeta o Cérebro?
- Um Cérebro com Discalculia
- Principais Sintomas
- Pré-Escola
- Ensino Fundamental
- Ensino Médio
- Universidade e Vida Adulta
- Como é Realizado o Diagnóstico
- Relação com outros Transtornos de Aprendizagem
- Tipos de Discalculia
- Graus da Discalculia
- As Implicações da Discalculia em diferentes áreas
- A Importância da Intervenção e busca por Tratamento
- Como os Pais podem ajudar
- Estratégias para o Ambiente Escolar
- Jogos Familiares para vencer a Discalculia
- Intervenção
- Processo de Avaliação da Discalculia
- Exercícios de Melhoria da Memória de Curto Prazo (Operacional e de Curto Prazo)
- Atenção (Foco, Atenção Dividida e Nomeação)
- 8 Atividades para Alunos com Dificuldades de Concentração
- Percepção (Reconhecimento) – 4 Possibilidades para Desenvolver a Percepção
- Coordenação (Tempo De Resposta)- Melhore seu Tempo de Reação com 6 Exercícios
- Raciocínio (Planejamento e Velocidade de Processamento)
- Avaliação e Diagnóstico da Discalculia
- História Clínica – Anamnese
- Diagnóstico Diferencial – Critérios Diagnósticos – DSM-5
- Comorbilidades
- Intervenção Reeducativa
- Evolução
- Como Tratar e Auxiliar o Discalcúlico?
- Recomendações
- Dicas para Passar para Professores
- Teste para Diagnóstico de Discalculia
- Intervenções para Discalculia – Jogos
- Atividades para Sondagem e Intervenção
- Bingos para Discalculia
- Bingo – Os Bichos
- Bingo das Horas
- Jogo das Quantidades
- Bingo das Formas Geométricas
- Bingo Material Dourado
São 291 páginas com orientações, esclarecimentos, sugestões, processos de avaliação e diagnóstico, atividades para sondagem, intervenções, testes e jogos dentre outros recursos com abordagens claras e objetivas sobre o conceito de prática com portadores de Discalculia.
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Gostaria de saber qual o valor o volume 7, discalculia.