Etapas do Processo de Alfabetização não podem ser aleatórias, devem seguir uma lógica.
Enquanto profissional da educação e saúde da mente, você já pensou como seguir uma sequencia lógica pode facilitar no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como você pôde ver, saber como desenvolver raciocínio lógico na infância traz vantagens para toda a vida. Esse conceito pode ser descrito como a capacidade de organizar as informações na própria mente, diante de situações que envolvem reflexão, tomada de decisões, argumentação, entre outras ações. O raciocínio lógico ajuda a associar conteúdos e a organizar os pensamentos, isso contribui de maneira significativa o processo de alfabetização.
Por isso é fundamental seguir a lógica das etapas nesse processo, veja:
1ª FASE – PRÉ-SILÁBICA
Neste primeiro nível, a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado. Ela tenta se aventurar pela escrita e por meio da reprodução de rabiscos e desenhos. Ainda não consegue relacionar as letras, com os sons da língua falada.
2ª FASE – SILÁBICA
Nesse nível a criança começa a perceber a correspondência entre as letras daquilo que é falado. Interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma, cada sílaba representa uma letra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3ª FASE – SILÁBICO-ALFABÉTICA
Começa a compreender que as sílabas possuem mais que uma letra (fará a transição de ora utilizar uma letra para cada sílaba, ora reconhecer os demais fonemas das palavras e passar a empregá-los). Mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas;
4ª FASE – ALFABÉTICA
Última hipótese relacionada a alfabetização. Já consegue reproduzir adequadamente todos os fonemas de uma palavra, caracterizando a escrita convencional. Domina, enfim, o valor das letras e sílabas.
Conheça nossa Coleção PPpA e saiba como seguir todas essas fases sem pular etapas.
Fonte: CULTURA ESCRITA E EDUCAÇÃO (Emília Ferreiro).