Quais são as Dificuldades de Aprendizagem Primárias?
Atualmente muito se fala acerca sobre as dificuldades de aprendizagem. Mas afinal o que se entende por dificuldades na aprendizagem?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A definição não é fácil nem consensual. Mas, de acordo com National Joint Committeee on Learning Distabilities (1994), as dificuldades de aprendizagem:
- Manifestam-se por dificuldades na aquisição e uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas
- São intrínsecas ao indivíduo, devem-se provavelmente a disfunções do sistema nervoso central e podem verificar-se ao longo da vida
- Podem ocorrer juntamente com condições desvantajosas ou com influências extrínsecas, mas não são resultado dessas condições ou influências
É importante frisar que existem dois tipos distintos de dificuldades na aprendizagem: dificuldades primárias e secundárias. Nessa postagem vamos falar sobre a Primária.

Dificuldades de Aprendizagem Primárias
Podemos designar por dificuldades primárias na aprendizagem aquelas em que:
- Não se identifica uma causa orgânica específica
- Ocorrem perturbações na aquisição da linguagem falada (receptiva e expressiva), linguagem escrita (receptiva e expressivas) e linguagem quantitativa
- O potencial sensorial (relacionado com os sentidos), intelectual, motor e social é normal
- As perturbações dependem de alterações mínimas, tão mínimas que não são detectadas pelos exames médicos (pediátricos, neurológicos, psiquiátricos…) ou psicológicos (clínicos, pedagógicos…)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De forma prática as dificuldades interferem com a capacidade de o cérebro receber e processar informações. Por norma, trata-se de um conjunto de perturbações que não devem ser confundidas com défice intelectual ou autismo.
Estas dificuldades vão (por norma) acompanhar a pessoa durante toda a vida. Assim, quanto mais cedo forem diagnosticadas, mais simples será adotar passos que permitam minimizar o seu impacto.

Fonte: https://www.faleconnosco-saude.pt/dificuldades-de-aprendizagem/