DAE 2.0 Volume 05 Disortografia – Avaliação, Intervenção e Diagnóstico – 2ª Edição
Para realizar Avaliações, Intervenções e Diagnósticos, é crucial compreender que o Transtorno Específico de Escrita tem como característica a não fixação ou a dificuldade de memorizar as regras ortográficas, também estão relacionados aos sintomas de substituição, inversões e omissão de palavras, alteração no segmento das palavras, apoio na oralidade e dificuldade de produção textual.
Podemos dizer que a disortografia é uma dificuldade viso-perceptiva e também linguístico-perceptiva por haver uma desconexão perceptual no fonografêmico (codificação) que acaba convertendo tal palavra em uma escrita errônea.
Esse volume é indicado para Crianças, Jovens e Adultos que apresentem alguns sintomas como:
- Constante troca de grafemas: faca / vaca, chinelo / jinelo, porta / borta;
- Confusão de sílabas: comeram / comerão;
- Adições: telelevisão;
- Omissões: cadeira / cadera, prato / pato;
- Fragmentações: en saiar, a noitecer;
- Inversões: pipoca / picoca; Textos muito curtos;
- Palavras com letras amontoadas ou palavras ligadas umas nas outras: No dia seguinte, sairei maistarde;
- Falta da ordenação da escrita pelo uso de parágrafos, travessões, pontuação e acentuação;
- Frases desorganizadas;
- Não tem vontade de escrever;
- Quando tem que escrever, fica ansiosa e com medo de errar;
- Não entende por que não consegue acertar;
- Compara-se com outras crianças da classe;
- Consequente baixa autoestima.
Existem vários sintomas aos quais devemos estar atentos quando se trata de disortografia. Mas convém realçar que, na maioria dos casos, é preciso ter quase todos estes sintomas para que o diagnóstico seja feito.
O material de DISORTOGRAFIA tem a finalidade de contribuir com milhares de profissionais que se deparada todos os dias em seus Espaços, Clínicas e Instituições com diversas queixas acerca das Dificuldades de Aprendizagem Específicas – DAE. Sabemos que as crianças, jovens e adultos com disortografia apresentam incapacidade com conjuntos de erros na escrita, dificuldades na ortografia e sintaxe.
Nesse volume você encontrará tudo que precisa saber para lidar com essa Dificuldade Específica da Aprendizagem – Disortografia.
Para melhor compreensão e utilização o material esta organizado da seguinte maneira:
- Definições de Conceitos;
- Causas;
- Consequências;
- Sintomas;
- Tipologias;
- Tratamento;
- Avaliações;
- Diagnósticos;
- Estratégias de Intervenção;
- Formulários de Entrevista;
- Sugestões de jogos, brincadeiras, oficinas, atividades e muito mais.
Nesse volume você encontrará:
- O Que é Disortografia: Causa, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento
- Causas
- Sinais/Sintomas Característicos da Disortografia
- Tipologias de Disortografia
- Sinais Característicos apresentados pela Criança com Disortografia
- Ações e Atitudes Adequadas de Professor e Pais
- Consequências do Transtorno Específico da Escrita
- Distúrbios que podem Acompanhar a Disortografia/Comorbidades
- Diagnóstico
- Intervenção
- Estratégias de Ensino na Disortografia
- Primeira Sessão
- Segunda Sessão
- Terceira Sessão
- Quarta Sessão
- Quinta Sessão
- Sexta Sessão
- Sétima Sessão
- Oitava Sessão
- Nona Sessão
- Décima Sessão
- Décima Primeira Sessão
- Avaliação
- Formulário de Levantamento de Dados – Disortografia
- Teste de Disortografia
- Disortografia I – Troca de Letras na Escrita
- Jogo Dobble para Treino F X V
- Atividades para Sondagem e Intervenção Disortografia
- Jogos Fonológicos Bingo
São 319 páginas com orientações, esclarecimentos, sugestões, atividades para sondagem e intervenções e jogos, com abordagens claras e objetivas sobre o conceito de prática com portadores de Disortografia, todos os recursos citados anteriormente podem ser utilizados de acordo à criatividade de cada profissional.