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Como Identificar Dificuldade & Transtorno de Aprendizagem de Má Alfabetização?

Distinguir entre dificuldade de aprendizagem, transtorno de aprendizagem e má alfabetização é crucial para um atendimento eficaz. Vamos detalhar como o psicopedagogo e o neuropsicopedagogo realizam essa identificação.

A identificação é um processo investigativo, sistemático e multidimensional. Ambos os profissionais atuam de forma complementar.

1. Anamnese (Entrevista Inicial)

É a base de tudo. Uma entrevista detalhada com os pais/responsáveis e com a criança/adolescente para levantar:

  • História de vida: Gestação, parto, marcos do desenvolvimento (quando sentou, andou, falou).
  • História escolar: Desde a educação infantil, relação com professores e colegas, histórico de notas.
  • História familiar: Existência de outros casos de dificuldades de aprendizagem na família (forte indicativo de transtorno).
  • Aspectos emocionais e comportamentais: Autoestima, motivação, ansiedade, relacionamentos.
  • Queixa principal: O que, como e quando os problemas começaram.

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2. Avaliação Psicopedagógica/Neuropsicopedagógica

É a aplicação de uma bateria de instrumentos (testes, atividades e observações) para mapear as habilidades e dificuldades.

  • Avaliação das Habilidades Cognitivas:
    • Inteligência (QI): Testes como WISC-V são usados para verificar se a dificuldade acadêmica é inesperada em relação ao potencial cognitivo da criança. Um desempenho acadêmico significativamente abaixo do esperado para sua capacidade intelectual é um forte indicador de transtorno de aprendizagem.
  • Avaliação de Funções Executivas:
    • Avaliam atenção, memória de trabalho, planejamento, flexibilidade cognitiva e controle inibitório. Déficits aqui são centrais no TDAH e frequentemente presentes nos transtornos de aprendizagem.
  • Avaliação de Habilidades Específicas:
    • Leitura: Velocidade, fluência, precisão e compreensão leitora.
    • Escrita: Ortografia, pontuação, coerência textual e caligrafia (motricidade fina).
    • Matemática: Cálculo, raciocínio lógico e resolução de problemas.
    • Linguagem: Consciência fonológica, processamento auditivo e vocabulário.
  • Avaliação Pedagógica:
    • Analisa os conhecimentos acadêmicos adquiridos, identificando lacunas específicas no processo de alfabetização e letramento.
  • Avaliação Socioemocional:
    • Observa a autoestima, a ansiedade em situações de aprendizagem e a motivação para tarefas escolares.

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3. Observação Lúdica e Dinâmica

Durante as sessões, o profissional observa como a criança se engaja nas atividades, sua tolerância à frustração, estratégias que usa para resolver problemas e sua interação social. Isso fornece pistas valiosas que os testes sozinhos não capturam.

4. Triagem de Aspectos Sensoriais e Motores

O neuropsicopedagogo, com sua formação mais voltada para as bases neurológicas, pode fazer triagens para questões como processamento visual e auditivo, que podem impactar a aprendizagem.

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5. Integração de Dados e Hipótese Diagnóstica

Após coletar todas as informações, o profissional cruza os dados para responder às perguntas-chave:

“Há fatores emocionais ou contextuais evidentes que coincidem com o início das dificuldades?” → Aponta para Dificuldade de Aprendizagem.

“O potencial cognitivo é adequado, mas o desempenho acadêmico está muito abaixo?” → Forte indício de Transtorno de Aprendizagem.

“As dificuldades são generalizadas em todas as áreas ou específicas a uma habilidade (ex: apenas leitura)?” → Especificidade sugere transtorno; generalização pode sugerir dificuldade ou má alfabetização.

“A história familiar é positiva para transtornos?” → Fortalece a hipótese de transtorno neurobiológico.

“A criança foi exposta a um método de alfabetização eficaz e sistemático?” → Se não, a hipótese de Má Alfabetização ganha força.

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