Distúrbio de Déficit de Atenção e Hiperatividade (DDAH), você conhece?
Você já se perguntou: “O que é DDAH?”
O DDAH é uma condição do cérebro que torna difícil para as crianças controlarem seu comportamento. É uma das condições crônicas mais comuns da infância. Ela afeta de 4% a 12% de crianças em idade escolar. Cerca de 3 vezes mais meninos do que meninas são diagnosticados com DDAH. Essa condição afeta o comportamento de formas específicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sintomas de DDAH
O DDAH inclui três grupos de sintomas de comportamento:
- Desatenção
- Hiperatividade
- Impulsividade
A tabela abaixo explica esses sintomas.
Sintoma | Como uma criança com esse sintoma pode se comportar |
Desatenção | Muitas vezes, tem dificuldade em prestar atenção; devaneios Muitas vezes, parece não ouvir É facilmente distraída no trabalho ou no lazer Muitas vezes, não parece se importar com detalhes e comete erros por descuido Com frequência, não segue instruções ou acaba suas tarefas É desorganizada Frequentemente, perde um monte de coisas importantes Muitas vezes, se esquece das coisas Com frequência, evita fazer coisas que exijam esforço mental constante |
Hiperatividade | Está em constante movimento, como se “impulsionada por um motor” Não pode ficar sentada Frequentemente, se contorce e se agita Fala demais Muitas vezes, corre, pula, sobe mesmo quando isso não é permitido Não pode brincar ou jogar tranquilamente |
Impulsividade | Frequentemente, age e fala sem pensar Pode correr para atravessar a rua sem olhar primeiro para o tráfego Com frequência, tem dificuldade para esperar sua vez nos jogos Não pode esperar que as coisas aconteçam Muitas vezes, responde antes de a questão estar completa Frequentemente, interrompe os outros |
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tipos de DDAH
Nem todas as crianças com DDAH têm todos os sintomas. Elas podem ter um ou mais dos grupos de sintomas listados na tabela acima. Os sintomas geralmente são classificados como os seguintes tipos de DDAH:
Desatento apenas (anteriormente conhecido como Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA) -As crianças com essa forma de DDAH não são muito ativas. Por não perturbarem a sala de aula ou outras atividades, seus sintomas podem não ser notados. Entre as meninas com DDAH, essa forma é a mais comum.
Hiperativo/impulsivo – As crianças com esse tipo de DDAH mostram tanto o comportamento hiperativo quanto o impulsivo, mas podem prestar atenção. Elas são o grupo menos comum e são frequentemente mais jovens.
Combinado Desatento/Hiperativo/Impulsivo – As crianças com esse tipo de DDAH mostram uma série de sintomas em todas as três dimensões. É o tipo que a maioria das pessoas imagina quando se pensa em DDAH.
DDA – Déficit de Atenção
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Principais sintomas de Déficit de Atenção
Os sintomas de déficit de atenção vão muito além da falta de concentração e distração. Pessoas com DDA costumam apresentar com frequência dificuldade de organização (do tempo e do espaço), dificuldade de aprender com os erros, adiamento de tarefas (procrastinação), impulsividade (falar sem pensar e se adiantar nas respostas).
Além desses, alguns comportamentos, quando recorrentes, podem significar a presença do DDA. São eles:
- dificuldade em ouvir os outros;
- incapacidade de terminar tarefas e concluir projetos;
- ausência de objetivos definidos e de planos para o futuro;
- dificuldade em expressar sentimentos;
- sensação de tédio e apatia;
- desmotivação;
- letargia;
- sentimento de vazio;
- dificuldade de ficar parado (desassossego);
- dificuldade em ficar sentado por longos períodos em que seja necessário;
- falar excessivamente ou falar pouco;
- dificuldade em aguardar a vez;
- intromissão ou interrupção (em conversas alheias, por exemplo).
DDA em crianças e adultos
O déficit de atenção em crianças, geralmente aparece acompanhado da hiperatividade, o que faz com que seja percebido rapidamente, preocupando pais e familiares.
Nos pequenos, o TDAH costuma estar associado à dificuldade de vivência escolar, uma vez que a agitação e desatenção atrapalham a compreensão do conteúdo e interferem no relacionamento com os colegas e professores, e até mesmo com os pais.
Porém, há de se observar com cautela o comportamento da criança, para que a alta carga de energia e as travessuras costumeiras da idade não seja tachadas como hiperatividade, resultando num diagnóstico incorreto e na ingestão desnecessária de medicamentos.
Mas, sobretudo, também é preciso que a criança com TDAH não seja tida apenas como “bagunceira”, “avoada” e “mimada”, negligenciando, assim, o tratamento correto que ela necessita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no caso dos adultos, o Distúrbio do Déficit de Atenção pode se manifestar de forma menos aparente. A hiperatividade não é tão comum na fase adulta, e como citamos anteriormente, quando o TDAH acompanha a pessoa desde a infância, geralmente a hiperatividade se torna amena, e pode até desaparecer com o passar dos anos.
Todavia, os sintomas de distração e os comportamentos já mencionados são extremamente prejudiciais para o indivíduo adulto, que precisa lidar com situações que atrapalham a vida profissional e pessoal, principalmente no que tange à concentração em tarefas, à impulsividade e aos conflitos que a pessoa com DDA costuma buscar.
Fontes:
Eu gostaria de saber como faço pra comprar a coleção dos livros neuropsicopedagicos pra atendimento
Olá Dayse, tudo bem?
Para adquirir basta entrar em contato com nosso suporte pelo whatsapp e conhecer todas as nossas ofertas especiais. – (21)97421-7212