Distúrbios de Aprendizagem-Disfemia/A Gagueira
A disfemia é um distúrbio que provoca dificuldade em se expressar por meio da fala.
Conhecida popularmente como gagueira (ou tartamudez), é um problema que ocorre principalmente em mulheres. Caracteriza-se por interrupções bruscas na fala que podem ser tônicas ou clônicas.
A tartamudez se caracteriza pela interrupção da fluência verbal, por meio de repetições ou prolongamento dos sons, sílabas ou palavras. Frequentemente, ela vem acompanhada de movimentos corporais, como balançar os braços e as mãos, piscar os olhos ou tremor labial, na tentativa de superar o bloqueio da fala. Observa-se que a frequência e a intensidade da gagueira estão associadas ao estado emocional do indivíduo.
Disfemia Tônica
A disfemia tônica é caracterizada por espasmos musculares que comprometem a fala provocando os bloqueios que tendem a ficar mais intensos com o esforço que o indivíduo faz para que consiga terminar o que estava falando.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Disfemia Clônica
A disfemia clônica é caracterizada por contrações que ocorrem diretamente na boca de forma leve e rápida provocando a repetição de palavras ou parte delas. As duas formas de disfemia podem ou não estarem associadas uma a outra e ocorrer de forma contínua.
Normalmente, crianças de até 04 anos apresentam períodos de disfemia provocados pela combinação de diversos fatores associados ao desenvolvimento da fala e a rapidez com que as informações são processadas fazendo com que a fala não consiga transmitir com tanta rapidez as informações encaminhadas pela mente. A maioria das crianças com o passar do tempo perdem a disfemia, porém algumas necessitam de tratamento específico para controlar tal distúrbio.
Para que a criança consiga superar a disfemia nesse período, os especialistas recomendam aos pais e outros que participam do convívio da criança a não dar ênfase para tal manifestação, não corrigir e nem completar a palavra ou frase para tal, pois esses comportamentos fazem com que a criança não necessite lutar e vencer o problema para que seja melhor compreendida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O tratamento para a disfemia varia de acordo com a manifestação em cada indivíduo.
As formas terapêuticas e abordagens de tratamento são variadas, visando em alguns casos uma melhor adaptação social e emocional, passando pelo enfrentamento de situações de exposição verbal, pela diminuição da ansiedade e o aumento da auto-estima.
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgyyAAB/disturbios-aprendizagem
Sugestões de Atividades para trabalhar a Disfemia:
Gagueira: nome técnico, tipos de exercícios e tratamento
10 exercícios para que as crianças superem a gagueira
MATERIAL FLUÊNCIA/ Disfluência/ Gagueira
Indicação de Leitura: Psicopedagogia/Psicologia/Psiquiatria/Fonoaudiologia e demais áreas da educação e saúde da mente.
Veja também: Escala de Avaliação ASRS-18 – ADULTOS
Leia ainda: Procedimentos de Treino para os Pais de Crianças com TDAH
Excelente conteúdo. Dá pra se dar conta que foi de coração. Parabéns pela honestidade. Sucesso e tudo de bom!
Olá Lucie, tudo bem?
Agradecemos o carinho. Abraços
Este artigo é realmente espetacular! Você tem uma habilidade fantástica de tornar assuntos difíceis em algo fácil de compreender. Adorei as dicas práticas e estou ansioso para implementá-las. Mantenha o ótimo trabalho.