Estudo de Caso para Psicopedagogos e Neuropsicopedagogos
Os Estudos de Caso nos permitem treinar nossas Habilidades Diagnósticas e aprimorar nossos conceitos sobre várias temáticas.
DESCRIÇÃO DA QUEIXA
Menino de sete anos, está no primeiro ano, não reconhece cores, números e nem letras. Não faz o nome, apenas em cima de pontilhados mas treme o risco. Não entende ordens dadas. Não fala corretamente e não tem pensamento lógico. Não formula frases complexas. Já tentei varias coisas entre jogos e atividades mas não evolui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PARECER DE VÁRIOS PROFISSIONAIS DA ÁREA
Psicólogo 01: Estou avaliando uma criança assim. Até o nome não conseguiu fazer. Na anamnese identifiquei que a família fazia tudo por ele, inclusive pegava na mão para realizar as atividades. Tratado como Bebê, sem autonomia e com a coordenação motora ampla comprometida. Estou trabalhando com ele atividades com massinha, pinturas com os dedos, lâminas de cobrir, enfim. Atividades de montar, empilhar, vivo morto, andar na linha, etc. A evolução ainda é discreta, mas ele já despertou o desejo pela aprendizagem e falou essa semana algumas cores em inglês. Antes não reconhecia nem as cores.
Psicopedagogo 02: Pode ser necessário ir a escola para saber como é o desenvolvimento em sala de aula. Se a família auxilia com as atividades de casa. Ao mesmo tempo trabalhar a aprendizagem através do lúdico.
Psicopedagogo 03:
Essa criança já passou por especialistas?
Oftalmologista, otorrino para audiometria?
Pois se não entende ordens dadas seria melhor investigar. Necessário também uma visita na escola para saber como é o comprometimento da família com a vida escolar do filho. Também orientaria a família quanto à necessidade de autonomia, rotina, estímulos para melhorar a comunicação a percepção. Aplicaria o IAR e nas intervenções iniciaria com atividades psicomotoras para desenvolver essa coordenação que está comprometida.
Neuropsicopedagogo 04: Acredito ser necessário avaliar se não existe problemas físicos também.
VAMOS TREINAR SUAS HABILIDADES DIAGNÓSTICAS?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- ANOTAÇÕES SOBRE O CASO:
- Ao analisar o caso quais as hipóteses podem ser levantadas sobre o mesmo?
- Concorda com as sugestões apontadas acima?
- Quais as ações você considera mais indicadas para chegar a um diagnóstico preciso?
- Quais as indagações que ainda deverão ser feitas aos pais e (ou) responsáveis/professores e(ou) outros profissionais?
- É necessário solicitar algum tipo de encaminhamento? Se SIM, para quais profissionais?
Veja ainda:Estudo de Caso Psicopedagógico e Psicológico #01 para Análise Coletiva
Leia também:Estudo de Caso Psicopedagógico e Psicológico #02 para Análise Coletiva
Leia mais: Estudo de Caso Psicopedagógico e Psicológico #03 para Análise
Olá!
Gostaria de receber todo material…
Obrigada!
Olá Maria Francisca para receber a relação de todos nossos materiais bem como preços e mais informações basta entrar em contato pelo whatsapp: (21) 9.7421-7212
Abraços…