Psicopedagogia

Como combater as Dificuldades de Aprendizagem?

Muitas pessoas apresentam uma enorme dificuldade para organizar os seus estudos. 

Definir um plano para organizar os estudos em casa é fundamental para ter mais autonomia no aprendizado, melhorando, dessa forma, o desempenho.

O que é dificuldade de aprendizagem?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

A dificuldade de aprendizagem está relacionada aos problemas que não decorrem de causas educativas, ou seja, aquelas instâncias em que, mesmo após uma mudança na abordagem educacional do professor, o aluno continua apresentando os mesmos sintomas.

Isso aponta para a necessidade de uma investigação mais aprofundada, que determinará quais são as causas da dificuldade em questão.

O que causa dificuldades de aprendizagem?

As principais dificuldades de aprendizagem são associadas a algum comprometimento no funcionamento de certas áreas do cérebro. Porém, é arriscado falar somente em uma causa biológica. Frequentemente, alunos que apresentam sintomas relativos a problemas de atenção, ansiedade ou agitação desenvolvem esses problemas por causa de algum conflito pessoal ou familiar — e não por razões de ordem fisiológica.

Veja como Aprender com Arata.

Todos nós somos suscetíveis às dificuldades, seja ela a de falar em público, expressar-se através da escrita e até mesmo lembrar conceitos e nomes. Todos esses aspectos também estão ligados à fase da infância, sobretudo no que diz respeito aos episódios que podem afetar muitas pessoas em idade escolar.

Para a maioria dos alunos, a educação escolar provoca um certo nível de ansiedade, a qual, provavelmente aumenta a atividade facilitando a aprendizagem. No entanto, quando a ansiedade se torna aguda, inibindo a natural predisposição para aprender, produz a desorganização das respostas cognitivas. Elevados níveis de ansiedade assumem um carácter prejudicial porque provocam dificuldade em transformar tensão em ação construtiva,tornando difícil enfrentar um problema é o que garante Diniz (2003).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Mesmo diante de várias situações que podem nos levar a ter dificuldades em aprender, é preciso verificar todos os fatores que podem estar causando tal problema.

dificuldades-de-aprendizagem
Alguns dos principais fatores etiológicos -sociais que interferem na aprendizagem são :

• Carências afetivas;

• Deficientes condições habitacionais, sanitárias, de higiene e de nutrição;

• Pobreza da estimulação precoce;

• Privações lúdicas, psicomotoras, simbólicas e cultural;

• Ambientes repressivos;

• Nível elevado de ansiedade;

• Relações interfamiliares;

• Hospitalismo;

• Métodos de ensino impróprios e inadequados.

Para Smith & Strick (p.31, 2001) um ambiente estimulante e encorajador em casa produz estudantes adaptáveis e muito dispostos a aprender, mesmo entre crianças cuja saúde ou inteligência foi comprometida de alguma maneira.

antes-depois-do-psiqueasy

Veja ainda:O que fazer com os Problemas de Aprendizagem?

Leia também:Divergências na Nomenclatura sobre Dificuldade e Distúrbio de Aprendizagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp