Atividades para desenvolver o Raciocínio Lógico e a Atenção

O lúdico apresenta dois elementos que o caracterizam: o prazer e o esforço espontâneo.

Ele é considerado prazeroso, devido a sua capacidade de absorver o indivíduo de forma intensa e total, criando um clima de entusiasmo. É este aspecto de envolvimento emocional que o torna uma atividade com forte teor motivacional, capaz de gerar um estado de vibração  e euforia. Em virtude desta atmosfera de prazer dentro da qual se desenrola, a ludicidade é portadora de um interesse intrínseco, canalizando as energias no sentido de um esforço total para consecução de seu objetivo. Portanto, as atividades lúdicas são excitantes, mas também requerem esforço voluntário.  (TEIXEIRA, 1995)

Segundo Sérates (1998), o raciocínio lógico é cheio de desafios e prepara o ser humano para o próximo milênio. “Até agora tivemos o século das máquinas e da tecnologia. O primeiro século do próximo milênio vai ser o do pensar. Vai vencer aqueles que tiver instrumental, pensamento lógico, quem for criativo e inovador”. Para Sérates, nunca se precisou tanto de raciocínio lógico como nos dias de hoje.

Veja que atividade interessante para se trabalhar com a memória, atenção e o raciocínio lógico:
  1. CASA PARA COMPLETAR

2. ENCONTRAR OS OBJETOS DA CASA

  

Se você tem outras sugestões de atividades, ou outros materiais, compartilhe conosco para que possamos continuar compartilhando saberes e facilitando o trabalho de milhares de profissionais em todo o Brasil. Basta enviar para o e-mail: blog.psiqueasy@gmail.com

Veja também: Jogos e Atividades para se trabalhar com Autistas

Leia ainda: Bingo do Alfabeto – Educação Infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp