Modelos de Documentos Neuropsicopedagógicos
Documentos Neuropsicopedagógicos e seus Princípios
A avaliação psicopedagógica e(ou) neuropsicopedagógica são entendidas como o processos técnico-científicos de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos relacionados a aprendizagem. A partir do estudo da origem da dificuldade em aprender, o psicopedagogo/neuropsicopedagogo desenvolve atividades que estimulam as funções cognitivas que não estão ativadas no paciente e a questão afetiva e social.
Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos, familiares, sociais e seus efeitos para ser feito um acompanhamento adequado de acordo com cada queixa apresentada. Quando existe a dificuldade para articular o “eu” e o “outro”, significa falta de autonomia para a aprendizagem, acontece uma discrepância entre o corpo, o pensamento e a emoção.
O psicopedagogo assim como o neuropsicopedagogo tem a função de auxiliar o indivíduo que não aprende a se encontrar nesse processo, além de ajudá-lo a desenvolver habilidades para isso. Numa linha terapêutica a função é tratar a dificuldade de aprendizagem, diagnosticando e desenvolvendo técnicas remediativas. A elaboração das documentações são importantes e devem seguir alguns princípios como:
Princípios Técnicos da Linguagem Escrita
O documento deve, na linguagem escrita, apresentar uma redação bem estruturada e definida, expressando o que se quer comunicar. Deve ter uma ordenação que possibilite a compreensão por quem o lê, o que é fornecido pela estrutura, composição de parágrafos ou frases, além da correção gramatical.
O emprego de frases e termos deve ser compatível com as expressões próprias da linguagem profissional, garantindo a precisão da comunicação, evitando a diversidade de significações da linguagem popular, considerando a quem o documento será destinado.
A comunicação deve ainda apresentar como qualidades: a clareza, a concisão e a harmonia. A clareza se traduz, na estrutura frasal, pela sequência ou ordenamento adequado dos conteúdos, pela explicitação da natureza e função de cada parte na construção do todo. A concisão se verifica no emprego da linguagem adequada, da palavra exata e necessária. Essa “economia verbal” requer do psicopedagogo/neuropsicopedagogo a atenção para o equilíbrio que evite uma redação lacônica ou o exagero de uma redação prolixa. Finalmente, a harmonia se traduz na correlação adequada das frases, no aspecto sonoro e na ausência de cacofonias.
Princípios Éticos
Na elaboração de DOCUMENTO, o psicopedagogo/neuropsicopedagogo baseará suas informações na observância dos princípios e dispositivos dos Códigos de Ética Profissional dos Psicopedagogo e Neuropsicopedagogos. Enfatizamos aqui os cuidados em relação aos deveres do psicopedagogo e neuropsicopedagogo nas suas relações com a pessoa atendida, ao sigilo profissional, a segurança dos dados assim como o alcance das informações. Deve-se realizar uma prestação de serviço responsável pela execução de um trabalho de qualidade cujos princípios éticos sustentam o compromisso social da Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia.
Princípios Técnicos
O processo de avaliação Psicopedagógica e Neuropsicopedagógica devem considerar todos os objetos dos procedimentos (sessões realizadas). Esses profissionais, ao produzirem documentos escritos, devem se basear exclusivamente nos instrumentais técnicos (entrevistas, anamneses, testes, observações, atividades, escuta, intervenções verbais) que se configuram como métodos e técnicas psicopedagógicas e neuropsicopedagógicas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa atendida, assim como outros materiais e documentos produzidos anteriormente e pertinentes á questão.
Modalidades de Documentos
- Informes
- Devolução
- Declaração
- Comprovante de Acompanhamento
- História de Vida
- Anamneses
- Autorização
- Encaminhamento
- Contrato
- Relatório
- Laudo dentre outros…
É fundamental que os profissionais tenham muita atenção ao produzir quaisquer documentos, visto a importância dos mesmos. Segue em anexo alguns modelos que poderão ser adaptados e utilizados conforme a necessidade.
Modelo 02: Encaminhamentos
Ficha de Encaminhamento Educação Infantil
Modelo 03: Anamnese
Modelo 04: Relatório de Avaliação em Altas Habilidades/Superdotação
Relatorio de Avaliacao _Altas Habilidades
Modelo 05: Declaração
DECLARAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO
DECLARAÇÃO ATENDIMENTO PSICOP.
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- INFORME
- INFORME DE EVOLUÇÃO
- INFORME DE DEVOLUÇÃO-Mod.01
- INFORME DE DEVOLUÇÃO-Mod.02
- INFORME DE DEVOLUÇÃO-Mod.04
- FICHA DE ENCAMINHAMENTO
- ENCAMINHAMENTO-A
- ENCAMINHAMENTO/ENTREVISTA INICIAL COM O PROFESSOR
- AVALIAÇÃO DA ENTREVISTA INICIAL/COM O PROFESSOR
- ENCAMINHAMENTO-B
- ENCAMINHAMENTO-C
- DEVOLUTIVA
- DECLARAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO NEUROPSICOPEDAGÓGICO
- DECLARAÇÃO
- DECLARAÇÃO DE COMPARECIMENTO
- RELATÓRIO NEUROPSICOPEDAGÓGICO
- RELATÓRIO NEUROPSICOPEDAGÓGICO
- RELATÓRIO NEUROPSICOPEDAGÓGICO
- RELATÓRIO INDIVIDUAL DE AEE
- DICAS PARA ESCREVER RELATÓRIO NEUROPSICOPEDAGÓGICO
- RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO ESCOLAR
- LAUDO NEUROPSICOPEDAGÓGICO
- HISTÓRIA DE VIDA
- ANAMNESE-A
- ANAMNESE-B
- ANAMNESE-C
- ANAMNESE-D
- ANAMNESE-E
- AUTORIZAÇÃO
- NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS ATENDIMENTOS
- E.O.C.A-A
- EOCA-B
- AVALIAÇÃO – EOCA
- EOCA – ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM-C
- EOCA-D
- PROTOCOLO DE PROVAS PROJETIVAS
- PROTOCOLO DE PROVAS PROJETIVAS – PAR EDUCATIVO
- PROTOCOLO DE PROVAS PROJETIVAS – A PLANTA DA SALA DE AULA
- PROTOCOLO DE PROVAS PROJETIVAS – A PLANTA DA MINHA CASA
- PROTOCOLO DE PROVAS PROJETIVAS – FAMÍLIA EDUCATIVA
- PROTOCOLO DE PROVAS PROJETIVAS – OS QUATRO MOMENTOS DE UM DIA
- PROTOCOLO DE PROVAS PROJETIVAS – O DIA DO MEU ANIVERSÁRIO
- PROTOCOLO DE PROVAS PROJETIVAS – MINHAS FÉRIAS
- PROTOCOLO DE PROVAS PROJETIVAS – FAZENDO AQUILO QUE MAIS GOSTO
- PROTOCOLO DE PROVAS PROJETIVAS – O DESENHO EM EPISÓDIO
- DADOS PARA SESSÃO DEVOLUTIVA
- 01
- ANAMNESE COMPLETA DO ADULTO
- ANAMNESE INFANTIL
- ANAMNESE IDOSO
- AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES BÁSICAS PARA APRENDIZAGEM
- FICHA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO ALUNO
- AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DO ALUNO
- ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NEUROPSICOPEDAGÓGICO
- GUIA DE OBSERVAÇÃO PARA PROFESSORES
- PROVAS DE DIAGNÓSTICO OPERATÓRIO
- ENTREVISTA CONTRATUAL
- PDI
- RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
- MODIFIED CHECKLIST FOR AUTISM IN TODDLERS (M-CHAT)
- FICHA DE OBSERVAÇÃO/DIAGNÓSTICO DO (A) ALUNO(A) – DISLEXIA
- FICHA DE OBSERVAÇÃO/DIAGNÓSTICO DO (A) ALUNO(A) – DISGRAFIA
- FICHA DE OBSERVAÇÃO/DIAGNÓSTICO DO (A) ALUNO(A) – DISCALCULIA
- FICHA DE OBSERVAÇÃO/DIAGNÓSTICO DO (A) ALUNO(A) – DISORTOGRAFIA
- FICHA DE OBSERVAÇÃO LÚDICA
- FICHA DE CADASTRO
- CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PROFISSIONAL – PP
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Olá! Tudo bom?
Por favor, esse material da apostila acima é de neuropsicopedagogia ou de psicopedagogia?
Pergunto porquê sou psicopedagoga e estou terminando a pós em neuropsicopedagogia e estou tendo muita dificuldade em encontrar material da neuro, só encontro da psico. Olhei o modelo de anamnese que está aqui, mas vi que é igual a da psico.
Olá Maricelma, nossa apostila foi elaborada e organizada baseado nas reais necessidades de ambos segmentos. Temos 2 apostilas, de mesmo teor e que podem ser utilizadas para ambos, o que muda são as expressões. Fique a vontade para tirar todas as suas dúvidas. Abraços.
Excelentes conteúdos!
Os documentos atendem Neuropsicopegagogia Clínica ou somente Institucional?
Olá Sidney, tudo bem?
Todos os nossos modelos de documentos atendem tanto ao psicopedagogia quanto neuropsicopedagogia (Institucional e Clínica).
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