Materiais Psicopedagogia e NPp

Modelos de Documentos Neuropsicopedagógicos

Documentos Neuropsicopedagógicos e seus Princípios

A avaliação psicopedagógica e(ou) neuropsicopedagógica são entendidas como o processos técnico-científicos de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos relacionados a aprendizagem. A partir do estudo da origem da dificuldade em aprender, o psicopedagogo/neuropsicopedagogo desenvolve atividades que estimulam as funções cognitivas que não estão ativadas no paciente e a questão afetiva e social.

Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos, familiares, sociais e seus efeitos para ser feito um acompanhamento adequado de acordo com cada queixa apresentada. Quando existe a dificuldade para articular o “eu” e o “outro”, significa falta de autonomia para a aprendizagem, acontece uma discrepância entre o corpo, o pensamento e a emoção.

O psicopedagogo assim como o neuropsicopedagogo tem a função de auxiliar o indivíduo que não aprende a se encontrar nesse processo, além de ajudá-lo a desenvolver habilidades para isso. Numa linha terapêutica a função é tratar a dificuldade de aprendizagem, diagnosticando e desenvolvendo técnicas remediativas. A elaboração das documentações são importantes e devem seguir alguns princípios como:

parecer psicológico
Princípios Técnicos da Linguagem Escrita

O documento deve, na linguagem escrita, apresentar uma redação bem estruturada e definida, expressando o que se quer comunicar. Deve ter uma ordenação que possibilite a compreensão por quem o lê, o que é fornecido pela estrutura, composição de parágrafos ou frases, além da correção gramatical.

O emprego de frases e termos deve ser compatível com as expressões próprias da linguagem profissional, garantindo a precisão da comunicação, evitando a diversidade de significações da linguagem popular, considerando a quem o documento será destinado.

A comunicação deve ainda apresentar como qualidades: a clareza, a concisão e a harmonia. A clareza se traduz, na estrutura frasal, pela sequência ou ordenamento adequado dos conteúdos, pela explicitação da natureza e função de cada parte na construção do todo. A concisão se verifica no emprego da linguagem adequada, da palavra exata e necessária. Essa “economia verbal” requer do psicopedagogo/neuropsicopedagogo a atenção para o equilíbrio que evite uma redação lacônica ou o exagero de uma redação prolixa. Finalmente, a harmonia se traduz na correlação adequada das frases, no aspecto sonoro e na ausência de cacofonias.

escrevendo psiqueasy
Princípios Éticos

Na elaboração de DOCUMENTO, o psicopedagogo/neuropsicopedagogo baseará suas informações na observância dos princípios e dispositivos dos Códigos de Ética Profissional dos Psicopedagogo e Neuropsicopedagogos. Enfatizamos aqui os cuidados em relação aos deveres do psicopedagogo e neuropsicopedagogo nas suas relações com a pessoa atendida, ao sigilo profissional, a segurança dos dados assim como o alcance das informações. Deve-se realizar uma prestação de serviço responsável pela execução de um trabalho de qualidade cujos princípios éticos sustentam o compromisso social da Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia.

Princípios Técnicos

O processo de avaliação Psicopedagógica e Neuropsicopedagógica devem considerar todos os objetos dos procedimentos (sessões realizadas). Esses profissionais, ao produzirem documentos escritos, devem se basear exclusivamente nos instrumentais técnicos (entrevistas, anamneses,  testes, observações, atividades, escuta, intervenções verbais) que se configuram como métodos e técnicas psicopedagógicas e neuropsicopedagógicas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa  atendida, assim como outros materiais e documentos produzidos anteriormente e pertinentes á questão.

Modalidades de Documentos
  • Informes
  • Devolução
  • Declaração
  • Comprovante de Acompanhamento
  • História de Vida
  • Anamneses
  • Autorização
  • Encaminhamento
  • Contrato
  • Relatório
  • Laudo dentre outros…

É fundamental que os profissionais tenham muita atenção ao produzir quaisquer documentos, visto a importância dos mesmos. Segue em anexo alguns modelos que poderão ser adaptados e utilizados conforme a necessidade.


Modelo 02: Encaminhamentos

Ficha de Encaminhamento Educação Infantil

Encaminhamento da Escola


Modelo 03: Anamnese

 ANAMNESE – A

Anamnese – B


Modelo 04: Relatório de Avaliação em Altas Habilidades/Superdotação

Relatorio de Avaliacao _Altas Habilidades


Modelo 05: Declaração

DECLARAÇÃO COMPARECIMENTO

DECLARAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO

DECLARAÇÃO ATENDIMENTO PSICOP.

APOSTILA COM + DE 60 MODELOS DE DOCUMENTOS NEUROPSICOPEDAGÓGICOS
  1. INFORME
  2. INFORME DE EVOLUÇÃO
  3. INFORME DE DEVOLUÇÃO-Mod.01
  4. INFORME DE DEVOLUÇÃO-Mod.02
  5. INFORME DE DEVOLUÇÃO-Mod.04
  6. FICHA DE ENCAMINHAMENTO
  7. ENCAMINHAMENTO-A
  8. ENCAMINHAMENTO/ENTREVISTA INICIAL COM O PROFESSOR
  9. AVALIAÇÃO DA ENTREVISTA INICIAL/COM O PROFESSOR
  10. ENCAMINHAMENTO-B
  11. ENCAMINHAMENTO-C
  12. DEVOLUTIVA
  13. DECLARAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO NEUROPSICOPEDAGÓGICO
  14. DECLARAÇÃO
  15. DECLARAÇÃO DE COMPARECIMENTO
  16. RELATÓRIO NEUROPSICOPEDAGÓGICO
  17. RELATÓRIO NEUROPSICOPEDAGÓGICO
  18. RELATÓRIO NEUROPSICOPEDAGÓGICO
  19. RELATÓRIO INDIVIDUAL DE AEE
  20. DICAS PARA ESCREVER RELATÓRIO NEUROPSICOPEDAGÓGICO
  21. RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO ESCOLAR
  22. LAUDO NEUROPSICOPEDAGÓGICO
  23. HISTÓRIA DE VIDA
  24. ANAMNESE-A
  25. ANAMNESE-B
  26. ANAMNESE-C
  27. ANAMNESE-D
  28. ANAMNESE-E
  29. AUTORIZAÇÃO
  30. NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS ATENDIMENTOS
  31. E.O.C.A-A
  32. EOCA-B
  33. AVALIAÇÃO – EOCA
  34. EOCA – ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM-C
  35. EOCA-D
  36. PROTOCOLO DE PROVAS PROJETIVAS
  37. PROTOCOLO DE PROVAS PROJETIVAS – PAR EDUCATIVO
  38. PROTOCOLO DE PROVAS PROJETIVAS – A PLANTA DA SALA DE AULA
  39. PROTOCOLO DE PROVAS PROJETIVAS – A PLANTA DA MINHA CASA
  40. PROTOCOLO DE PROVAS PROJETIVAS – FAMÍLIA EDUCATIVA
  41. PROTOCOLO DE PROVAS PROJETIVAS – OS QUATRO MOMENTOS DE UM DIA
  42. PROTOCOLO DE PROVAS PROJETIVAS – O DIA DO MEU ANIVERSÁRIO
  43. PROTOCOLO DE PROVAS PROJETIVAS – MINHAS FÉRIAS
  44. PROTOCOLO DE PROVAS PROJETIVAS – FAZENDO AQUILO QUE MAIS GOSTO
  45. PROTOCOLO DE PROVAS PROJETIVAS – O DESENHO EM EPISÓDIO
  46. DADOS PARA SESSÃO DEVOLUTIVA
  47. 01
  48. ANAMNESE COMPLETA DO ADULTO
  49. ANAMNESE INFANTIL
  50. ANAMNESE IDOSO
  51. AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES BÁSICAS PARA APRENDIZAGEM
  52. FICHA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO ALUNO
  53. AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DO ALUNO
  54. ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NEUROPSICOPEDAGÓGICO
  55. GUIA DE OBSERVAÇÃO PARA PROFESSORES
  56. PROVAS DE DIAGNÓSTICO OPERATÓRIO
  57. ENTREVISTA CONTRATUAL
  58. PDI
  59. RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
  60. MODIFIED CHECKLIST FOR AUTISM IN TODDLERS (M-CHAT)
  61. FICHA DE OBSERVAÇÃO/DIAGNÓSTICO DO (A) ALUNO(A) – DISLEXIA
  62. FICHA DE OBSERVAÇÃO/DIAGNÓSTICO DO (A) ALUNO(A) – DISGRAFIA
  63. FICHA DE OBSERVAÇÃO/DIAGNÓSTICO DO (A) ALUNO(A) – DISCALCULIA
  64. FICHA DE OBSERVAÇÃO/DIAGNÓSTICO DO (A) ALUNO(A) – DISORTOGRAFIA
  65. FICHA DE OBSERVAÇÃO LÚDICA
  66. FICHA DE CADASTRO
  67. CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PROFISSIONAL – PP

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Veja ainda: IPI ferramenta riquíssima para Neuropsicopedagogos

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5 comentários sobre “Modelos de Documentos Neuropsicopedagógicos

  • Olá! Tudo bom?
    Por favor, esse material da apostila acima é de neuropsicopedagogia ou de psicopedagogia?
    Pergunto porquê sou psicopedagoga e estou terminando a pós em neuropsicopedagogia e estou tendo muita dificuldade em encontrar material da neuro, só encontro da psico. Olhei o modelo de anamnese que está aqui, mas vi que é igual a da psico.

    Resposta
    • Olá Maricelma, nossa apostila foi elaborada e organizada baseado nas reais necessidades de ambos segmentos. Temos 2 apostilas, de mesmo teor e que podem ser utilizadas para ambos, o que muda são as expressões. Fique a vontade para tirar todas as suas dúvidas. Abraços.

      Resposta
  • Os documentos atendem Neuropsicopegagogia Clínica ou somente Institucional?

    Resposta
    • Olá Sidney, tudo bem?

      Todos os nossos modelos de documentos atendem tanto ao psicopedagogia quanto neuropsicopedagogia (Institucional e Clínica).

      @psiqueasy
      @dalianeoliveirapsico

      Resposta

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