Jogos para trabalhar as Emoções na Aprendizagem com Adolescentes
As emoções influenciam tudo em nossa vida, seja de forma positiva ou negativa e na aprendizagem não é diferente.
Como podemos prestar atenção em algo quando estamos muito ansiosos ou tristes?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nessas situações, nossa concentração fica deficitária, dificultando nossa capacidade de perceber, compreender e assimilar as informações. Um adolescente com dificuldade de aprendizagem não consegue entender o que se passa com ele, com suas emoções. Assim, por não conseguir nomear o que sente, fica inseguro e acredita que não tem potencial intelectual para realizar qualquer tarefa, minando sua autoestima, prejudicando o seu desempenho.
Percebe-se então que a missão da escola atual não deve ser focada somente no desenvolvimento intelectual das crianças e dos adolescentes, mas deve, igualmente, responsabilizar-se pelo seu desenvolvimento social e emocional.
Independentemente de as neurociências demonstrarem, atualmente, que as emoções têm impacto fulcral na aprendizagem, muitos professores e responsáveis educacionais revelam, ainda, alguma insegurança em incorporarem o trabalho sobre as emoções na sala de aula.
A dificuldade de aprendizagem é sempre uma manifestação de desequilíbrio ligada às questões emocionais e podem ter origem em:
- algum problema familiar;
- na relação professor e aluno;
- na falta de percepção dos pais e educadores sobre as reais necessidades da adolescentes;
- no número excessivo de alunos por sala;
- nas expectativas dos pais com relação à aprendizagem dos filhos, dentre outros.
Esses são fatores que merecem ser observados antes de rotular o problema alegando que o aluno é desinteressado ou preguiçoso.
O Psicopedagogo nesse contexto deve estar preparado para realizar as devidas intervenções para que o processo de aprendizagem flua e para que os problemas emocionais sejam detectados e encaminhados para que os psicólogos possam realizar o devido acompanhamento e/ou tratamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Kit das Emoções para Adolescentes serve como recurso riquíssimo de observação e identificação de possíveis problemas aos quais possam estar bloqueando a aprendizagem.
Cada carta representa uma emoção e cada emoção (carta) vem acompanhada de outras cartas contendo perguntas relacionadas às mesmas.
No processo de ensino e aprendizagem e no acompanhamento psicopedagógico é crucial identificar e compreender como e quais emoções estão retardando o desenvolvimento dos alunos. Não queremos dizer aqui que o psicopedagogo irá a partir de agora tratar problemas emocionais. De forma alguma, sabemos que essa é uma especialidade da psicologia dentre outras áreas.
Estamos dizendo que é importante que os profissionais da educação observem e utilizem em suas práticas recursos que os remetam a identificar problemas que possam prejudicar o desenvolvimento educacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As pesquisas demonstram que a inteligência emocional é fundamental para o sucesso. E iniciar esse trabalho desde a infância prolongando esse trabalho até a vida adulta é de suma importância.
A mudança desse quadro deve iniciar o quanto antes, o psicopedagogo deve investir em recursos que contribuam significativamente para a identificação e intervenção desses problemas.
Processo Terapêutico
No decorrer desse processo, o profissional deverá realizar as observações e análises necessárias, visto a sua importância.
Cuidar da Inteligência Emocional pode ajudar os adolescentes a:
Reconhecer as Emoções:
- O adolescente consegue ter mais clareza sobre o que realmente motiva cada decisão que ele toma.
Compreender os outros:
- Um adolescente emocionalmente inteligente é uma pessoa mais empática, calma e compreensiva.
Compreender a si próprio:
- Estimular os adolescentes a desenvolver a inteligência emocional faz com que eles se tornem capazes de ter uma relação saudável e respeitosa com o meio em que vivem.
Você vai amar conhecer nossa “Coleção Trabalhando as Emoções com Crianças e Adolescentes” em 6 volumes especiais.
Agora você pode escolher entre os dois formatos.