Treinos para melhorar a Disgrafia
A Disgrafia é uma alteração da escrita normalmente ligada a problemas perceptivo-motores e também chamada de letra feia.
Isso acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as letras, tornando a letra ilegível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Algumas crianças com disgrafia possuem também uma disortografia, amontoando letras para esconder os erros ortográficos. Mas não são todos disgráficos que a possuem. A disgrafia não está associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual.
Enquanto profissional, quantas vezes você se deparou com estes problemas?
- Forma irregular de segurar o lápis e dificuldade na pressão ao escrever;
- Traçado muito grosso ou muito suave;
- Forma das letras irreconhecível, muitas vezes distorcida ou simplificada, fazendo com que só a própria criança consiga ler o que escreveu;
- Letra excessivamente grande ou pequena ou com tamanhos inconsistentes;
- Espaçamento irregular entre letras ou palavras, que podem estar muito afastadas ou sobrepostas;
- Escrita demasiado rápida ou lenta;
- Postura gráfica incorreta;
- Não ser capaz de respeitar as linhas;
- Inclinação inconsistente das letras e palavras;
- Uso incorreto de maiúsculas e minúsculas;
- Pontuação inexistente ou errada;
- Erros ortográficos com omissão ou troca de letras;
- Desorganização geral na folha ou texto.
Selecionamos para você algumas atividades para treinar e melhorar os problemas de Disgrafia. Você pode baixar, salvar e imprimir sempre que precisar. Veja:
Realizar oficinas de Pintura é um dos treinos mais eficazes para contornar os problemas de disgrafia, pois através da pintura é possível exercitar vários músculos das mãos enquanto se pinta ou desenha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Você pode explorar várias formas de pintura com os seguintes recursos: Giz de cera, lápis de cor, tinta, hidrocor entre outros.
Ao treinar os diversos movimentos para pintura você acaba exercitando as mãos e melhorando a Disgrafia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Escrever ainda é uma das técnicas mais eficazes para melhorar a disgrafia. Sabe por quê? É importante promover situações prazerosas em que a criança utilize a escrita, como escrever pequenos recados, fazer convites e escrever postais; incentivar a realização de atividades como contornar figuras, pintar dentro dos limites, ligar pontos, seguir tracejados, dentre outros exercícios que estimulem o desempenho motor.
O aperfeiçoamento da escrita tende a compensar os déficits na mesma, na medida em que se pretende melhorar os fatores funcionais que afetam o ato de escrever.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Completar imagens é outra atividade bastante rica para desenvolvimento das habilidades para melhorar a disgrafia.
Labirinto é uma atividade que permite um treinar bastante a musculatura das mãos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para você imprimir:
Para baixar as atividades acima, clique com botão direito nas imagens, selecione a opção salvar imagem. Com elas já em seus arquivos você poderá imprimir, recortar e plastificar. Agora nossa última dica: