Diagnóstico Psicopedagógico na Prática Volume 01
Mas afinal, o que é o Diagnóstico da Aprendizagem?
O “Diagnóstico” é um estudo voltado para a relação que o sujeito tem com o aprender, procurando entender os motivos que o leva a não aprender ou a apresentar dificuldades no processo de aprendizagem.
Você deve esta se perguntando: “O que esse volume tem a me oferecer?” Muitos recursos incríveis, veja:
O que é Diagnóstico Psicopedagógico? – 08
Qual é o objetivo do Diagnóstico Psicopedagógico? – 08
Como o processo diagnóstico pode ser organizado? – 08
A sequência diagnóstica depende de que? – 08
Como podem ocorrer os Diagnósticos na Psicopedagogia? – 09
Qual o número e o tipo de sessões necessárias
para a realização do Diagnóstico Psicopedagógico? – 10
Modelos de Sequência Diagnóstica – 10
Diagnóstico do Distúrbio de Aprendizagem – 11
Objetivo do Diagnóstico Psicopedagógico – 12
Como é visto o Diagnóstico Psicopedagógico? – 12
Diagnóstico Psicopedagógico Institucional – 12
Recursos a serem usados no Diagnóstico
e Intervenção Psicopedagógica – 13
Teóricos e Conceitos sobre Diagnóstico
Psicopedagógico – 16
Aspectos Orgânicos – 19
Fatores Psicomotores – 20
Esquema Corporal e Psicomotricidade – 20
Como trabalhar o esquema corporal com crianças? – 24
Testes para Diagnóstico do Esquema Corporal – 25
Ficha de Observação dos Testes de Esquema Corporal com Crianças – 27
Atividade para avaliar o Esquema Corporal com crianças – 33
Protocolo de Observação e Avaliação do Esquema Corporal – 39
Testes de Esquema Corporal para Adolescentes e Adultos – 40
Protocolo de Observação e Avaliação dos Testes de Esquema Corporal Adolescentes e Adultos – 43
Orientação Espacial – 47
Teste de Orientação Espacial com crianças – 48
Orientação Temporal – 54
Teste de Orientação Temporal – 56
Protocolo de Observação e Avaliação Orientação Espacial – 68
Lateralidade e Dominância – 75
Teste de Lateralidade e Dominância – 77
Protocolo de Observação e Avaliação – Lateralidade e Dominância – 83
Coordenação Motora – 84
Teste de Coordenação Motora – 86
Protocolo de Observação e Avaliação da Coordenação Motora – 91
Teste de Desenvolvimento Motor por Idade – 92
Ficha de Acompanhamento do Teste de Desenvolvimento Motor por Idade – 96
Discriminação Visual – 99
Teste de Discriminação Visual – 102
Protocolo de Observação e Avaliação da Discriminação Visual – 107
Discriminação Auditiva – 108
Teste de Discriminação Auditiva – 110
Protocolo de Observação e Avaliação da Discriminação Auditiva – 117
Gabaritos – 119
Recortes – 123
Como interpretar os Protocolos de Observação e Avaliação? – 140
Qual é o objetivo desse material?
O objetivo é identificar os desvios e os obstáculos básicos no modelo de aprendizagem do sujeito que o impedem de crescer na aprendizagem dentro do esperado pelo meio social.
São mais de 141 páginas com propostas que te permitirão organizar o processo diagnóstico, bem como realizar o mesmo com recursos riquíssimos, lúdicos, bem elaborados com protocolos e gabaritos que facilitará sua busca por um diagnóstico mais assertivo e exitoso.
Protocolos de Observação e Avaliação dos Testes
Os protocolos garantem que os testes não serão feitas aleatoriamente visto que os mesmos possuem critérios específicos para avaliação. Saber o que observar e avaliar é de suma importância nesse processo
Veja o que estão comentando sobre nossos materiais nas redes sociais:
Gostou dos recursos que conheceu? Você encontrará um acervo riquíssimo de recursos específicos para utilizar em suas sessões. Aproveite esse Lançamento Incrível e Exclusivo Coleção “Diagnóstico Psicopedagógico na Prática″.