Proposta para Atendimento Psicopedagógico na Escola

Trabalho Psicopedagógico Preventivo – Proposta de Atendimento Institucional

De acordo com Fagali e Vale (2003), o trabalho psicopedagógico preventivo está relacionado ao desenvolvimento de assessorias para pedagogos, orientadores e professores das instituições de ensino. Nessa perspectiva o trabalho preventivo tem o seguinte papel:

  • Trabalhar as questões pertinentes às relações vinculares professor-aluno;
  • Redefinir os procedimentos pedagógicos, integrando o afetivo e cognitivo, através da aprendizagem dos conceitos, nas diferentes áreas do conhecimento.
ATRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS:
Avaliação Psicopedagógica

Pertubações do Neurodesenvolvimento

 

A. Queixa

No âmbito institucional, a queixa pode ser apresentada pela família, pelos professores ou mesmo pela equipe de coordenação. Refere-se às observações ou constatações que algum desses setores venha a encaminhar à psicopedagogia como, por exemplo: questões relacionadas à dificuldade de aprendizagem ou de relacionamento interpessoal e social; solicitação de avaliação dos processos de leitura e escrita e de raciocínio lógico-matemático.

B. Entrevista com a criança.

A partir da queixa apresentada, investigam-se as questões levantadas, por meio de recursos psicopedagógicos que observam: o desenho, o processo de aquisição da leitura e da escrita, o letramento e o raciocínio lógico-matemático. Por meio desses recursos, intenta-se perceber a maneira como a criança aprende e entra em contato com saberes. Na sequência, junto ao professor, cruzam-se as informações coletadas e assim refletimos sobre as possibilidades de apoio às questões levantadas a respeito da criança.

C. Observação da criança nos diversos contextos da escola.

Nessa etapa da avaliação psicopedagógica, em função da queixa levantada, pretende-se observar as interações da criança em âmbito escolar, com os professores, colegas e funcionários da escola. Tais investigações podem ocorrer em locais como a sala de aula, durante o recreio, nas aulas de educação física, artes visuais, teatro, informática e outras que façam parte do cotidiano escolar da criança. Intenta-se, também, observar nesses diversos contextos, como a criança lida com os desafios, com as situações-problema e quais estratégias e recursos utiliza para a resolução.

D. Devolutivas

Ao final do processo de avaliação, realiza-se a devolutiva para o professor, para a família, para a coordenação pedagógica, repassando-lhes a análise dos dados coletados. Assim, pontuam-se as necessidades da criança, a partir das quais se redimensionam os recursos didático-pedagógicos capazes de atender às especificidades do seu estilo de aprendizagem. Para situações específicas, em que haja a necessidade de acompanhamento externo à escola, encaminhamos a indicação de profissionais especializados para tal particularidade, como psicólogo, psicopedagogo clínico, neurologista, fonoaudiólogo, entre outros.

 

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

entrevista com criança

A. Entrevista com a família.

O encontro com a família poderá ser realizado em período anterior ou posterior à avaliação, ou mesmo durante o processo. A entrevista com a família tem por finalidade coletar informações sobre a história cognitiva, afetiva e social do aluno, investigando o sentido atribuído por eles e pela escola à queixa apresentada a respeito da criança.

B. Entrevista com os professores.

Tal como mencionado no item anterior, essa entrevista também poderá ocorrer em qualquer momento do processo de investigação. É efetivada com os professores em seus horários de módulo (aulas especializadas), a fim de coletar e trocar informações sobre o desenvolvimento da criança, bem como orientar para a condução de recursos e estratégias didático-pedagógicos que sejam adequados ao processo de aprendizagem da criança.

C. Assessoria às famílias.

É parte do trabalho psicopedagógico auxiliar as famílias na compreensão do momento e do processo de desenvolvimento do filho (a), suas peculiaridades, necessidades e dificuldades escolares específicas da idade. É realizada essa assessoria com a intenção de que os pais e familiares possam contribuir mais efetivamente para o desenvolvimento das potencialidades da criança.

D. Oficinas psicopedagógicas

Essa proposta de trabalho pode ser realizada com um grupo de crianças de determinada turma, ou mesmo com todo o grupo de alunos ou de professores. Tem por objetivo assessorar os professores em situações vinculares afetivo-sociais entre alunos, e em propostas que contribuam para a construção de conhecimentos. Nesses encontros podem-se utilizar recursos como dinâmicas, jogos interativos, construções de objetos, o uso da linguagem da arte, entre outros. Esse tipo de intervenção psicopedagógica tem o caráter de prevenção das possíveis dificuldades escolares diante dos aspectos cognitivos, motores e afetivo-sociais.

 

Cooperação do Psicopedagogo com a Instituição

parcerias psiqueasy

A. Relatórios Pedagógicos

O psicopedagogo acompanha junto ao professor a elaboração do relatório pedagógico, emitido para cada criança da educação infantil. Esse instrumento é utilizado pelo professor e compõe o portfólio do aluno, com a finalidade de registrar as suas observações sobre o desenvolvimento da criança na escola. O relatório pedagógico é elaborado semestralmente e apresenta, em forma de texto descritivo, o desenvolvimento escolar da criança nesse ambiente.

B. Assistência e presença.

Assistência às crianças durante os horários de chegada e de pátio estabelece com as crianças um relacionamento pessoal, amigo, acolhedor e fraterno, tornando-se presença significativa e referencial na comunidade educativa. Esse movimento constitui-se, culturalmente, como uma postura fundamental da filosofia da Rede Salesiana de Escolas.

C. Grupos de estudos e reuniões pedagógicas

Junto à Coordenação Pedagógica, o psicopedagogo tem a possibilidade de contribuir para a formação de grupos de estudos e de preparar as reuniões pedagógicas destinadas aos professores, pais e comunidade educativa. Nesse sentido, o psicopedagogo tem a oportunidade de desenvolver, junto ao grupo de professores, um trabalho que possibilita a formação continuada dos docentes da instituição educativa.

 

Atentar para os processos cognitivos básico da aprendizagem:EOCA LÚDICA
  • Atenção
  • Concentração
  • Memória
  • Percepção
  • Autonomia

 

 

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4 comentários em “Proposta para Atendimento Psicopedagógico na Escola

  • 29 de outubro de 2019 em 10:16
    Permalink

    Uma proposta bastante útil e simplificada para promover um atendimento sustentável. Usarei para aprimorar o treinamento da minha equipa de trabalho.
    Grato!
    Saudações

    Resposta
    • 30 de outubro de 2019 em 15:35
      Permalink

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      Resposta
  • 29 de outubro de 2019 em 16:31
    Permalink

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    Auxilia muito em meu trabalho. Amei todos, quem puder pode comprar sem medo.
    Estou sempre aguardando os novos lançamentos.

    Resposta
    • 29 de outubro de 2019 em 17:02
      Permalink

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      Resposta

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