Psicopedagogia

O que dizer quando os pais questionam a natureza infantil de suas atividades propostas nas sessões?

Quando se deparar com uma situação em que um pai ou mãe questiona a natureza infantil de uma atividade proposta para o sujeito, pode ser útil abordar a situação de maneira respeitosa e esclarecedora. Aqui está uma sugestão de como explicar que a atividade é apenas no formato e pode ter benefícios significativos para o desenvolvimento do sujeito:

1.Mostre empatia e compreensão: Comece reconhecendo e validando a opinião da mãe. Diga algo como: “Entendo sua preocupação e respeito suas opiniões sobre a atividade proposta para o seu filho.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

2.Explique o objetivo da atividade: Em seguida, explique o objetivo da atividade e como ela pode beneficiar o desenvolvimento do aluno. Por exemplo: “A atividade em questão foi projetada para trabalhar determinadas habilidades cognitivas e motoras do seu filho. Embora possa parecer infantil em seu formato, há benefícios específicos que podem ser alcançados através dela.”

3.Destaque os aspectos educacionais: Aponte para os aspectos educacionais ou pedagógicos da atividade. Explique como a atividade pode ajudar o aluno a desenvolver habilidades importantes, como criatividade, pensamento crítico ou resolução de problemas. Por exemplo: “Apesar de ser uma atividade lúdica, ela visa estimular a imaginação e a capacidade de resolver problemas de maneira criativa, habilidades que são fundamentais para o desenvolvimento integral do seu filho.”

4.Contextualize a atividade: Compartilhe informações adicionais sobre a atividade, explicando como ela se encaixa em um plano de ensino mais abrangente. Isso pode ajudar a mãe a entender que a atividade é apenas uma parte de um programa educacional mais amplo. Por exemplo: “Esta atividade faz parte de um conjunto de exercícios planejados para abordar diferentes aspectos do aprendizado do seu filho. Cada atividade é cuidadosamente selecionada para proporcionar um ambiente de aprendizado diversificado e estimulante.”

5.Ofereça alternativas: Se a mãe ainda não estiver convencida, ofereça alternativas ou sugestões para adaptar a atividade às necessidades do aluno. Isso pode ajudar a encontrar um ponto de equilíbrio entre as preocupações da mãe e os objetivos educacionais. Por exemplo: “Se você tiver alguma sugestão ou preferir uma abordagem diferente, ficarei feliz em adaptar a atividade para atender melhor às necessidades do seu filho. O objetivo principal é proporcionar um ambiente de aprendizado enriquecedor.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Lembre-se de manter uma comunicação aberta, respeitosa e focada no bem-estar e no desenvolvimento do sujeito. Ao explicar a importância educacional da atividade, você pode ajudar a mãe a entender a razão por trás da escolha e, ao mesmo tempo, estar disposto a adaptar a atividade para acomodar as preocupações dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp