O Papel do Neuropsicopedagogo: O Cartógrafo do Cérebro que Aprende
O neuropsicopedagogo é um especialista que conjuga os conhecimentos da psicopedagogia com as neurociências. Ele mapeia as funções cognitivas para entender suas conexões com as dificuldades de aprendizagem.
Principais Áreas de Atuação e Investigação:
- Avaliação das Funções Executivas:
- Investiga: Atenção sustentada, seletiva e dividida; memória de trabalho (o “quadro negro mental”); planejamento; flexibilidade cognitiva (capacidade de mudar de estratégia); e controle inibitório (impulsividade).
- Exemplo: Aplica testes específicos para identificar se a desatenção na leitura é por TDAH (déficit na atenção sustentada) ou por Dislexia (déficit no processamento fonológico).
- Processamento Cognitivo Específico:
- Investiga: As rotas de leitura (fonológica, lexical), o processamento auditivo e visual, a velocidade de processamento de informação, a memória de longo prazo.
- Exemplo: Identifica, através de testes, que uma criança com suspeita de dislexia tem um déficit no processamento fonológico (dificuldade em manipular os sons das palavras), mas uma memória visual preservada.
- Correlação Cérebro-Comportamento:
- Investiga: Qual área ou rede neural pode estar associada a uma determinada dificuldade. Ele compreende, por exemplo, que a fluência leitora envolve o giro angular e a área de Broca, e que problemas nessas regiões podem explicar certos tipos de dislexia.
- Exemplo: Explica para a família e a escola que a dificuldade na matemática (discalculia) está frequentemente ligada a déficits no intraparietal sulcus, uma região cerebral dedicada ao processamento numérico.
- Diagnóstico Diferencial Mais Apurado:
- Investiga: Cruza dados neuropsicológicos para distinguir entre condições com sintomas sobrepostos. Ex: É desatenção do TDAH ou é fadiga cognitiva de um transtorno de aprendizagem?
- Exemplo: Diferencia uma dificuldade de memória causada por ansiedade (onde o desempenho pode flutuar) de uma causada por um déficit neurocognitivo primário (que é persistente e específico).
Em resumo, o Neuropsicopedagogo pergunta: “Quais circuitos e funções cerebrais não estão funcionando de maneira otimizada para esta demanda de aprendizagem?”
Vamos aprofundar no papel de cada profissional, destacando suas especificidades, abordagens e como atuam em sinergia.
Visão Geral Comparativa
Característica | Psicopedagogo | Neuropsicopedagogo |
---|---|---|
Foco Central | O sujeito que aprende em seu contexto (relacional, emocional, pedagógico). | O cérebro que aprende (funções neurocognitivas, bases biológicas). |
Abordagem | Holística, contextualizada, processual. | Investigativa, analítica, baseada em funções corticais. |
Pergunta Principal | “Como esta criança aprende e quais fatores estão interferindo nesse processo?” | “Por que esta criança não está aprendendo? Que redes neurais e funções cognitivas estão envolvidas?” |
Formação | Pós-graduação em Psicopedagogia. | Pós-graduação em Neuropsicopedagogia (que inclui e aprofunda os conhecimentos da Psicopedagogia). |