NeuropsicopedagogiaPsicopedagogia

O Papel do Neuropsicopedagogo: O Cartógrafo do Cérebro que Aprende

O neuropsicopedagogo é um especialista que conjuga os conhecimentos da psicopedagogia com as neurociências. Ele mapeia as funções cognitivas para entender suas conexões com as dificuldades de aprendizagem.

Principais Áreas de Atuação e Investigação:

  1. Avaliação das Funções Executivas:
    • Investiga: Atenção sustentada, seletiva e dividida; memória de trabalho (o “quadro negro mental”); planejamento; flexibilidade cognitiva (capacidade de mudar de estratégia); e controle inibitório (impulsividade).
    • Exemplo: Aplica testes específicos para identificar se a desatenção na leitura é por TDAH (déficit na atenção sustentada) ou por Dislexia (déficit no processamento fonológico).
  2. Processamento Cognitivo Específico:
    • Investiga: As rotas de leitura (fonológica, lexical), o processamento auditivo e visual, a velocidade de processamento de informação, a memória de longo prazo.
    • Exemplo: Identifica, através de testes, que uma criança com suspeita de dislexia tem um déficit no processamento fonológico (dificuldade em manipular os sons das palavras), mas uma memória visual preservada.
  3. Correlação Cérebro-Comportamento:
    • Investiga: Qual área ou rede neural pode estar associada a uma determinada dificuldade. Ele compreende, por exemplo, que a fluência leitora envolve o giro angular e a área de Broca, e que problemas nessas regiões podem explicar certos tipos de dislexia.
    • Exemplo: Explica para a família e a escola que a dificuldade na matemática (discalculia) está frequentemente ligada a déficits no intraparietal sulcus, uma região cerebral dedicada ao processamento numérico.
  4. Diagnóstico Diferencial Mais Apurado:
    • Investiga: Cruza dados neuropsicológicos para distinguir entre condições com sintomas sobrepostos. Ex: É desatenção do TDAH ou é fadiga cognitiva de um transtorno de aprendizagem?
    • Exemplo: Diferencia uma dificuldade de memória causada por ansiedade (onde o desempenho pode flutuar) de uma causada por um déficit neurocognitivo primário (que é persistente e específico).

Em resumo, o Neuropsicopedagogo pergunta: “Quais circuitos e funções cerebrais não estão funcionando de maneira otimizada para esta demanda de aprendizagem?”

Vamos aprofundar no papel de cada profissional, destacando suas especificidades, abordagens e como atuam em sinergia.

Visão Geral Comparativa

CaracterísticaPsicopedagogoNeuropsicopedagogo
Foco Centralsujeito que aprende em seu contexto (relacional, emocional, pedagógico).cérebro que aprende (funções neurocognitivas, bases biológicas).
AbordagemHolística, contextualizada, processual.Investigativa, analítica, baseada em funções corticais.
Pergunta PrincipalComo esta criança aprende e quais fatores estão interferindo nesse processo?”Por que esta criança não está aprendendo? Que redes neurais e funções cognitivas estão envolvidas?”
FormaçãoPós-graduação em Psicopedagogia.Pós-graduação em Neuropsicopedagogia (que inclui e aprofunda os conhecimentos da Psicopedagogia).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *