Psicopedagogia

Quais são as Dificuldades de Aprendizagem Secundárias?

Na postagem anterior falamos sobre as Dificuldades Primárias, hoje será a vez das Dificuldades Secundárias. Vamos lá!

Dificuldades de Aprendizagem Secundárias

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Podemos designar por dificuldades secundárias na aprendizagem aquelas nas quais:

  • O potencial sensorial, intelectual, motor e social são diferentes da normalidade;
  • Resultam de condições, desordens, limitações ou deficiências devidamente diagnosticadas (deficiências visual, auditiva, mental, motora, emocional…), privação cultural, desvantagem socioeconómica, mal nutrição…
  • Ocorrem perturbações secundárias na aquisição da linguagem falada (receptiva e expressiva), linguagem escrita (receptiva e expressivas) e linguagem quantitativa.

De forma prática as dificuldades interferem com a capacidade de o cérebro receber e processar informações. Por norma, trata-se de um conjunto de perturbações que não devem ser confundidas com défice intelectual ou autismo.

Estas dificuldades vão (por norma) acompanhar a pessoa durante toda a vida. Assim, quanto mais cedo forem diagnosticadas, mais simples será adotar passos que permitam minimizar o seu impacto.

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É fundamental procurar uma avaliação especializada que deve ser:

  • Médica – Neuropediatra, pedopsiquiatra
  • Técnica – Psicólogo, terapeuta da fala, terapeuta ocupacional, professor de ensino especial…

Esta ajuda irá permitir definir adequadamente que apoios poderão ajudar a criança a colmatar as suas dificuldades.


Fonte: https://www.faleconnosco-saude.pt/dificuldades-de-aprendizagem/

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