PsicopedagogiaTestes & Materiais Gratuitos

Recursos para identificar a relação entre: Emoções e Aprendizagem.

Durante muito tempo as dificuldades na aprendizagem foram atribuídas a déficits cognitivos, porém hoje sabemos que a origem dos problemas de mau relacionamento da criança consigo própria ou com os outros, pode estar relacionado com a inteligência emocional.

As dificuldades na aprendizagem caminham lado a lado com os Problemas Emocionais e de relacionamento das crianças. Hoje é uma das maiores preocupações dos pais e das escolas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Pesquisas comprovam que crianças e adolescentes capazes de regular suas emoções tendem a prestar mais atenção, colocar mais esforço na tarefa, ter níveis menores de estresse e também tendem a conseguir mediar conflitos no ambiente escolar.

Aprender a lidar com as próprias emoções e refletir sobre elas é um passo fundamental.  Precisamos, portanto, aprender a trabalhar de uma nova maneira e esse é um excelente material para começar a fazer isso. Veja as atividades que selecionamos para você iniciar com seus aprendentes/pacientes.

Identifique cada emoção e desenhe em seu respectivo rostinho
rostinhos das emoções

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Você deverá recordar o corpinho, depois os rostinhos e montar sua boneca com muito carinho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Olha só como é fácil, basta encaixar e depois colar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

A prática lúdica permite que a criança tenha contato com regras, enfrente desafios, monte estratégias, explore ambientes e pratique a concentração. Tudo isso ajuda no desenvolvimento global: motor, físico, emocional, cognitivo e intelectual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Além de contribuírem com a formação individual de cada criança, as atividades também têm papel importante na sociabilização do público infantil. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Cada atividade tem sua importância no processo de crescimento e desenvolvimento emocional. O estímulo acontece a partir de diferentes ações necessárias para a execução das atividades: imaginar, falar, criar e representar.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Árvore das Emoções

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Montar a árvore das emoções é uma atividade que permite as crianças expressarem seus sentimentos de maneira lúdica e criativa.


DADINHO DAS EMOÇÕES

Utilizar o dadinho para falar sobre cada emoção e como lidam com as mesmas.

 
Para você imprimir:
Para baixar as atividades acima, clique com botão direito nas imagens, selecione a opção salvar imagem. Com elas já em seus arquivos você poderá imprimir, recortar e plastificar. Agora nossa última dica:

Gostou das sugestões que selecionamos para você baixar e imprimir gratuitamente? Então, certamente você vai  amar nosso material com atividades eficazes para compreender quais as emoções estão bloqueando o desenvolvimento emocional dos seus aprendentes/pacientes, veja:

Intervenção Psicopedagógica - Emoções e Aprendizagem Vol.02
Tire agora suas dúvidas pelo WhatsApp  021-97421-7212.botão chamar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp