DestaqueMateriais Psicopedagogia e NPpPsicopedagogia

Intervenção Psicopedagógica – Emoções e Aprendizagem Vol.02

A Emoção está na base de tudo que Aprendemos. Conhecer e saber lidar com as próprias Emoções pode prevenir o fracasso do aprendente/paciente no âmbito escolar.

As dificuldades na aprendizagem caminham lado a lado com os Problemas Emocionais e de relacionamento das crianças. Hoje é uma das maiores preocupações dos pais e das escolas. Durante muito tempo as dificuldades na aprendizagem foram atribuídas a déficits cognitivos, porém hoje sabemos que a origem dos problemas de mau relacionamento da criança consigo própria ou com os outros, pode estar relacionado com a inteligência emocional.

Como essa proposta pode contribuir no processo de Avaliação e Intervenção?

Para que a aprendizagem ocorra de maneira eficaz e duradoura, é necessário que ela desperte no aprendiz alguma emoção ou significado, pois quanto maior for o interesse e a motivação por determinado assunto ou tema, maior será a absorção e a facilidade na aquisição deste conhecimento.

A aprendizagem é como uma construção pessoal resultante de um processo experimental, inerente à pessoa e que se manifesta por uma modificação de comportamento. A partir dessas considerações elaboramos um material riquíssimo que auxiliará na condução dos problemas emocionais que estão de alguma forma prejudicando o aprendizado.

Não trabalhar as Emoções no Processo de Aprendizagem pode gerar:
  • Forte angústia ou carga emocional;
  • Falhas temporárias na atenção e na concentração;
  • Impedimento no desenvolvimento de uma nova aprendizagem, gerando no indivíduo o chamado “branco” em provas ou atividades escolares;
  • Cria a indisponibilidade interior para despertar o desejo de conhecer e o prazer de aprender entre outros interferências.

Enquanto Terapeutas da Aprendizagem devemos reconhecer que cada criança é única e que nem todas terão o desempenho educacional satisfatório, principalmente devido a interferência de variáveis afetivas e comportamentais.

As emoções, quando gerenciadas de forma equilibrada e sadia, propiciam aprendizagens benéficas e prazerosas, componentes indispensáveis para o desenvolvimento intelectual e cognitivo de todo aluno.

Estratégias para ajudar os aprendentes/pacientes a superarem suas barreiras emocionais à aprendizagem:
  1. Tornar a aprendizagem relevante;
  2.  Ajudar os alunos a estabelecerem relações positivas entre pares;
  3.  Ensinar habilidades de gerenciamento de comportamento;
  4.  Identificar e lidar com a depressão;
  5.  Apoiar atividades que promovam sentimentos de competência, fortaleçam as relações sociais e reforcem a auto-eficácia;
  6. Ajudar os alunos a lidarem com o estresse;
  7. Estimular a esperança dentre outras ações.
Benefícios desse Material na Intervenção Psicopedagógica:

Os benefícios da Intervenção Psicopedagógica voltados para a relação entre inteligência emocional e aprendizagem são muitos. Tanto para os aprendentes/pacientes quanto para todos os envolvidos com o seu aprendizado. Pesquisas comprovam que crianças e adolescentes capazes de regular suas emoções tendem a prestar mais atenção, colocar mais esforço na tarefa, ter níveis menores de estresse e também tendem a conseguir mediar conflitos no ambiente escolar.

BNCC e Desenvolvimento das Habilidades Socioemocionais:

Educação Socioemocional já vem ganhando espaço nos currículos há algumas décadas. Ao contemplar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na grade curricular, a BNCC reconhece a qualidade que esse trabalho acrescenta à educação. Dentre as habilidades apresentadas na BNCC, encontra-se:

Emocional – Lidar com as emoções, com o ganhar e o perder, aprender com o erro, desenvolver autoconfiança, autoavaliação e responsabilidade.

Aprender a lidar com as próprias emoções e refletir sobre elas é um passo fundamental. Os profissionais da educação precisam, portanto, aprender a trabalhar de uma nova maneira e esse é um excelente material para começar a fazer isso.

Nesse material você encontrará recursos riquíssimos como:
  • Porque devemos conhecer e trabalhar melhor nossas emoções?
  • Como conhecer nossas Emoções através de atividades lúdicas?
  • Trabalhando as Emoções – Atividade Lúdica e Criativa – Junte os Rostinhos aos seus corpinhos de acordo a sua emoção.
  • Árvore das Emoções
  • Jogo – Encontre as Emoções
  • Jogo da Emoções
  • Jogo – Como estou me Sentindo
  • Jogo – As Emoções
  • Baralho das Emoções
  • Dadinho das Emoções
  • Emocionometro
  • Jogo – Complete as Carinhas de acordo Emoções
  • Jogo da Memória das Emoções
  • Dinâmicas de Inteligência Emocional para crianças
  • Mapa das Emoções

São 71 páginas que promoverão de maneira significativa a construção de novas estratégias que irão gerar um clima de segurança, confiança e respeito a individualidade que por consequência, trará liberdade de expressão emocional, física e criativa.

Veja o que estão comentando sobre nossos materiais nas redes sociais:


Não perca esta oportunidade incrível de adquirir um material riquíssimo para investigar como e quais as emoções estão possivelmente bloqueando o processo de aprendizagem dos seus aprendentes/pacientes.
Você pode escolher entre os dois formatos: Impresso ou Digital
Intervenção Psicopedagógica - Emoções e Aprendizagem Vol.02

Oferta Especial
Em até 12x de R$ 2,99 no cartão ou à vista no Pix ou Boleto.
De R$ 39,90   por R$ 29,90

Acesso Imediato

Após o pagamento confirmado um link de acesso é enviado para seu e-mail automaticamente.


Formato 2: Original Impresso

Intervenção Psicopedagógica - Emoções e Aprendizagem Vol.02

Oferta Especial
Em até 12x de R$ 17,99 no cartão ou à vista no Pix ou Boleto.
De R$ 233,28   por R$ 179,85

1 em estoque.
Frete Grátis para todo o Brasil


Tire agora suas dúvidas pelo WhatsApp  021-97421-7212.botão chamar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp