Você sabe o que são Transtornos do Neurodesenvolvimento?
Os transtornos do Neurodesenvolvimento têm sua origem no período gestacional ou na infância, são condições que ocorrem devido a alterações no desenvolvimento cerebral que persistem ao longo da vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Envolvem déficits na interação social e nas habilidades de comunicação que impactam o desempenho social e acadêmico dos portadores. Os prejuízos vão desde limitações causadas por deficiências intelectuais até transtornos de aprendizagem.
Os principais transtornos de Neurodesenvolvimento são: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); Transtorno do Espectro Autista e Distúrbios da Aprendizagem.
Os transtornos de Neurodesenvolvimento têm uma alta herdabilidade, ou seja, fatores genéticos favorecem que eles ocorram. No entanto, suas origens podem estar relacionadas a alterações ou fatores de risco ambientais que acontecem nos períodos iniciais do desenvolvimento.
São fatores de risco durante a gestação: exposição ao estresse, a toxinas, a determinados medicamentos, prejuízos no período perinatal, baixo peso ao nascimento e prematuridade.
Os transtornos de Neurodesenvolvimento são mais frequentes em meninos, mas podem ocorrer também em meninas. O início dos sintomas ocorre nos primeiros anos de vida e persistem ao longo de todo o desenvolvimento.
Características dos Transtornos do Neurodesenvolvimento
- Sintomas têm início precoce, antes da idade escolar;
- Déficits no desenvolvimento afetam o funcionamento social, pessoal, acadêmico e/ou profissional;
- Forte influência genética podendo estar relacionados a fatores de risco ambientais nas etapas iniciais do desenvolvimento;
- É frequente a ocorrência de mais de 1 transtorno do neurodesenvolvimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são os Transtornos do Neurodesenvolvimento
– Transtorno do Espectro Autista
– Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
– Transtorno do desenvolvimento intelectual
– Transtorno específico da aprendizagem
– Transtornos da comunicação
– Transtornos motores do neurodesenvolvimento
– Transtornos de tique
Pais, professores e cuidadores devem estar atentos aos marcos do desenvolvimento neuropsicomotor, ao funcionamento social, brincar e comportamentos dos bebês e crianças. Na presença de atrasos ou prejuízos, a orientação é procurar um especialista e iniciar as intervenções o mais precoce possível.
Se você é um especialista da área de educação e saúde da mente como: Psicopedagoga(o), Neuropsicopedagoga(o), Psicólogo dentre outros, veja o que elaboramos para dinamizar suas intervenções:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TND na Prática_Transtornos do Neurodesenvolvimento na Prática
São recursos riquíssimos que desenvolvemos para você conhecer melhor os Transtornos ou identificá-los através de algumas atividades, jogos, exercícios e dicas que elaboramos especialmente para você. Veja:
Gostou e quer obter mais informações sobre esse material riquíssimo, basta clicar no link abaixo:
Transtornos do Neurodesenvolvimento na Prática – Volume 01
Fontes da Pesquisa:
https://dradeborahkerches.com.br/transtornos-do-neurodesenvolvimento/
https://genetica.hupes.ufba.br/os-transtornos-do-neurodesenvolvimento