NeuropsicopedagogiaPsicopedagogia

O Papel do Psicopedagogo: O Detetive do Processo de Aprender

O psicopedagogo atua como um investigador da relação do indivíduo com o conhecimento. Sua lente é ampla, observando o sujeito em seu ecossistema.

Principais Áreas de Atuação e Investigação:

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  1. Aspectos Emocionais e Afetivos:
    • Investiga: Como a autoestima, a motivação, a ansiedade e o medo de errar impactam a aprendizagem. Qual é a representação mental que a criança tem de si mesma como “aluno”.
    • Exemplo: Identifica se uma dificuldade em matemática está ligada a um trauma com um professor gritão, que gerou um bloqueio emocional.
  2. Aspectos Pedagógicos e Metodológicos:
    • Investiga: A história escolar, os métodos de ensino aos quais a criança foi exposta, as lacunas de conhecimento específicas. Analisa cadernos, provas e atividades.
    • Exemplo: Detecta que a criança não consegue ler porque foi submetida apenas a métodos globais (de “decoreba”), sem desenvolver a consciência fonológica.
  3. Aspectos Sociais e Relacionais:
    • Investiga: A dinâmica familiar (pressões, expectativas, apoio), a relação com professores e colegas (bullying, isolamento).
    • Exemplo: Percebe que a queda no rendimento coincide com o nascimento de um irmão, sentindo-se desvalorizado.
  4. Aspectos Cognitivos (em nível processual):
    • Investiga: Como a criança pensa. Suas estratégias de resolução de problemas, sua organização, seu raciocínio. Usa atividades lúdicas e provas operatórias para entender seu estágio de desenvolvimento.
    • Exemplo: Através de jogos, observa que a criança não consegue planejar os passos para chegar a um objetivo, indicando uma possível imaturidade nas funções executivas.

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Em resumo, o Psicopedagogo pergunta: “Qual é a história por trás desta dificuldade?”

Visão Geral Comparativa

CaracterísticaPsicopedagogoNeuropsicopedagogo
Foco Centralsujeito que aprende em seu contexto (relacional, emocional, pedagógico).cérebro que aprende (funções neurocognitivas, bases biológicas).
AbordagemHolística, contextualizada, processual.Investigativa, analítica, baseada em funções corticais.
Pergunta PrincipalComo esta criança aprende e quais fatores estão interferindo nesse processo?”Por que esta criança não está aprendendo? Que redes neurais e funções cognitivas estão envolvidas?”
FormaçãoPós-graduação em Psicopedagogia.Pós-graduação em Neuropsicopedagogia (que inclui e aprofunda os conhecimentos da Psicopedagogia).

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