O Papel do Psicopedagogo: O Detetive do Processo de Aprender
O psicopedagogo atua como um investigador da relação do indivíduo com o conhecimento. Sua lente é ampla, observando o sujeito em seu ecossistema.
Principais Áreas de Atuação e Investigação:
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- Aspectos Emocionais e Afetivos:
- Investiga: Como a autoestima, a motivação, a ansiedade e o medo de errar impactam a aprendizagem. Qual é a representação mental que a criança tem de si mesma como “aluno”.
- Exemplo: Identifica se uma dificuldade em matemática está ligada a um trauma com um professor gritão, que gerou um bloqueio emocional.
- Aspectos Pedagógicos e Metodológicos:
- Investiga: A história escolar, os métodos de ensino aos quais a criança foi exposta, as lacunas de conhecimento específicas. Analisa cadernos, provas e atividades.
- Exemplo: Detecta que a criança não consegue ler porque foi submetida apenas a métodos globais (de “decoreba”), sem desenvolver a consciência fonológica.
- Aspectos Sociais e Relacionais:
- Investiga: A dinâmica familiar (pressões, expectativas, apoio), a relação com professores e colegas (bullying, isolamento).
- Exemplo: Percebe que a queda no rendimento coincide com o nascimento de um irmão, sentindo-se desvalorizado.
- Aspectos Cognitivos (em nível processual):
- Investiga: Como a criança pensa. Suas estratégias de resolução de problemas, sua organização, seu raciocínio. Usa atividades lúdicas e provas operatórias para entender seu estágio de desenvolvimento.
- Exemplo: Através de jogos, observa que a criança não consegue planejar os passos para chegar a um objetivo, indicando uma possível imaturidade nas funções executivas.
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Em resumo, o Psicopedagogo pergunta: “Qual é a história por trás desta dificuldade?”
Visão Geral Comparativa
Característica | Psicopedagogo | Neuropsicopedagogo |
---|---|---|
Foco Central | O sujeito que aprende em seu contexto (relacional, emocional, pedagógico). | O cérebro que aprende (funções neurocognitivas, bases biológicas). |
Abordagem | Holística, contextualizada, processual. | Investigativa, analítica, baseada em funções corticais. |
Pergunta Principal | “Como esta criança aprende e quais fatores estão interferindo nesse processo?” | “Por que esta criança não está aprendendo? Que redes neurais e funções cognitivas estão envolvidas?” |
Formação | Pós-graduação em Psicopedagogia. | Pós-graduação em Neuropsicopedagogia (que inclui e aprofunda os conhecimentos da Psicopedagogia). |