Avaliação Psicopedagógica sugestões para Imprimir – Iªparte

AVALIAÇÃO DESCRITIVA/SUGESTÕES PARA VOCÊ IMPRIMIR

Avaliação Descritiva/sugestões para você utilizar nos seus atendimentos.

Em que pese ter surgido da necessidade de solucionar o problema dos alunos que apresentassem dificuldades escolares. A psicopedagogia já há muito superou sua gênese e se afirmou como a atividade que busca entender os fundamentos e desenvolvimento da aprendizagem e sua relação com o meio social, familiar e escolar do aluno, atacar os problemas que podem ocorrer nesse processo e, se possível, preveni-los.
Nesse sentido, a participação do psicopedagogo – que não se confunde com a do orientador educacional nem com a do psicólogo escolar no processo educacional é essencial, pois ainda que não seja possível prevenir todos os problemas que podem ocorrer, é fundamental para o acompanhamento e diagnóstico das patologias do aprendizado e pela sua correção, se for o caso. (Exmo. Senador Augusto Botelho)

 

ENCERRAR O RELATÓRIO COM PEQUENO COMENTÁRIO/SUGESTÕES

APRENDIZADO NA LEITURA E ESCRITA

OUTROS ASPECTOS/SUGESTÕES

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

PARTICIPAÇÃO – CONVÍVIO SOCIAL

QUANTO Á CALIGRAFIA E DESEMPENHO DO ALUNO EM SALA DE AULA/SUGESTÕES

RELATÓRIO INDIVIDUAL/SUGESTÕES

   

SUGESTÕES DE FRASES E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS

SUGESTÕES PARA INICIAR RELATÓRIOS:

A avaliação diagnóstica tem como função investigar os possíveis sintomas da dificuldade de aprendizagem do sujeito, de modo a se orientar através da relação que o mesmo tem com o conhecimento, ou seja, o fator essencial do problema está intimamente ligado em como ele lida com o conhecimento e com o significado do aprender.

Nesta perspectiva a avaliação configura-se em uma atitude interpretativa, pois procura esclarecer aquilo que está em entrelinhas (oculto), ou por vezes tão claro, mas sem uma resolução para a problemática em questão.
Durante a primeira etapa do trabalho psicopedagógico é imprescindível buscar não apenas as fragilidades, dificuldades que o sujeito tem quando procura ou quando é encaminhado para o psicopedagogo, mas sim, suas potencialidades e capacidades, facilitando na avaliação criando desta forma um vínculo de confiança, posteriormente com o sujeito.
É trabalhado de forma contextualizada a avaliação, já que todo sujeito pertence ao meio social (família religião escola) e que, portanto, a criança por meio de experiências vividas dentro da sociedade que o cerca, que formam redes de conexão que vão se acumulando no sujeito que por sua vez vai trocando com o outro, influenciando a dinâmica de sua vida.

Por essa razão é realizada uma investigação em todos os âmbitos que estão inseridos de forma a contribuírem com o processo diagnóstico e de forma compartilhada, para detectarmos a real importância depositada pela família, o seu comprometimento com o problema (fracasso escolar), a importância que a aprendizagem tem para eles, como é a relação familiar em que esse sujeito está inserido, para uma possível intervenção no futuro.

Ler mais na fonte: http://coaprender.blogspot.com.br/2009/04/importancia-da-avaliacao-diagnostica.html

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