Como fazer um Informe Psicopedagógico?

Aprenda agora fazer um Informe Psicopedagógico.

Ao final do diagnóstico, o psicopedagogo já deve ter formado uma visão global do indivíduo sua contextualização na família, na escola e no meio social em que vive, é chegada a hora do Informe.

Deve ter uma compreensão de seu Modelo de Aprendizagem, o que já aprendeu o que pode aprender o que

aprende no ponto de vista afetivo social, que recursos possui, se os mobiliza ou não, que tomam seus interesses na busca do conhecimento.

O resguardo ético do indivíduo e de sua família deve merecer atenção.

O laudo ou informativo tem como finalidade resumir as conclusões a que se chegou na busca de respostas às

perguntas iniciais que motivaram o diagnóstico.

Utilizo um pequeno roteiro, que sofre modificações necessárias, conforme o caso em questão.

É apenas um guia, e não um formulário a ser preenchido.

Essa síntese, em sua redação, independe da sequência em que foram coletados os dados.

 

Motivação da Avaliação – Encaminhamento

É necessário se relatar a queixa na visão da família e da escola, quando for o caso.

Caracterizar o encaminhamento feito para um diagnóstico psicopedagógico pela escola, pediatra, neurologista, psicólogo e outros.

 

Período de Avaliação e número de Sessões

Ao definir o período de avaliação, delimita­se a época do ano letivo em que foi feita, a sua extensão, as interrupções ocorridas e suas causas.

 

Informe Instrumentos Usados 

Relata­se o tipo de sessão usada (lúdica, familiar, EOCA, dramatização, etc.), os diferentes testes e seus objetivos, bem como as diferentes entrevistas.

 

Analisar os Resultados nas Diferentes Áreas

­ Pedagógica;

­ Cognitiva;

­ Afetivo­social;

­ Corporal

 

Procura-­se fazer um relato descritivo de cada área, podendo incluir ou não resultados de teste,

trechos, e exemplos de produção do paciente, transcrição de fala, etc. a profundidade dos detalhes colocados dependerá do objetivo do laudo.

Na área pedagógica é, importante dar-­se do nível pedagógico do indivíduo de forma global e da especificidade nos

diferentes campos, como, por exemplo, leitura, escrita e cálculo.

Na área cognitiva, situa-­se o nível da estrutura do pensamento, suas defasagens, seu funcionamento,

sua mobilidade predominante (mais assimilativo, hiperacomodativo, etc.).

Acrescenta-se o observado sobre a capacidade de antecipação.

No item da área afetivo-social, além dos dados pessoais no nível emocional e relacional, e o significado do sintoma para o indivíduo e para a família, o nível de reação da escola e informações sobre a estrutura familiar.

­ Estrutura familiar: irmãos, posição entre eles, situação dos pais (vivos, falecidos, separados, etc.), com quem vive o indivíduo.

­ Dinâmica familiar: relação   entre seus membros, papéis    exercidos, comunicação familiar do indivíduo e do paciente. Por exemplo:

Pais analfabetos valorizam a aprendizagem como meio de ascensão social, estimulando sempre o trabalho escolar de X, impedindo­o de faltar às aulas;

Pais analfabetos, conformados com  a situação em  que vivem, consideram o filho “burro que nem nós”, sem nenhuma valorização à escola;

Pais de nível universitário, altamente  exigentes  quanto  a  produção  escolar de X, realizam cobrança de modo muito rígido, deixando X muito  ansioso  nas provas.

Na  área  corporal é,  importante  situar  o  uso  do  corpo  em  situações  diversas, aspectos de normalidade, aspectos de psicomotricidade, etc.

 

Síntese dos Resultados – Hipótese Diagnóstica

É a resposta mais direta a questão inicial levada pela queixa.

Faz-­se uma síntese do que foi analisado no item anterior, estabelecendo-­se as relações entre diferentes áreas em relação ao motivo da avaliação.

Esse item é uma reelaboração dos dados e suas interligações, de modo a ter uma visão global do paciente ante a questão da aprendizagem e/ou produção escolar.

 

Informe o Prognóstico

Relata­se a hipótese final sobre o estado futuro do indivíduo em relação ao momento do diagnóstico.

É uma visão condicional, baseada no que pode acontecer a partir das recomendações e indicações.

Se necessário pode-se fazer referência a indicadores, como, por exemplo, atitude altamente colaboradora, riqueza de expressão simbólica, bom nível intelectual, pedido de ajuda expressa nos testes projetivos, etc.

 

Recomendações e Indicações

Sintetizam-­se aqui as orientações dadas aos pais e à escola:

troca de turma ou de escola, forma de posicionar o indivíduo em sala de aula, modo de lidar com ele em casa e na escola,

reformulação de exigências, atribuição de responsabilidades, revelação de fatos, etc. as indicações de atendimentos a

serem feitas, seja de psicopedagogia, fonoaudiologia, psicoterapia, etc.

 

Observações: Acréscimo de Dados Conforme casos Especiais

 

Exemplos:

­ Alguns dados da história de vida;

­ Postura do indivíduo durante a avaliação;

­ Recorte de sessões ou testagem;

­ Recorte da dinâmica familiar;

­ Interferências durante o processo;

­ Interrupções;

­ Síntese do sistema escolar.   Análise mais detalhada do    tipo de escola (metodologia, exigências, etc.).

 

Depois de tudo pronto, é chegada a hora de armazenar o informe, certamente informatizar é a forma correta de manter os documentos.

Temos um post que mostra como informatizar seu espaço psicopedagógico,

veja no texto Vale a pena Informatizar o meu Atendimento Psicopedagógico?

E acesse também o site da PsiquEasy para informatizar de vez seus atendimentos.

4 comentários em “Como fazer um Informe Psicopedagógico?

  • 18 de abril de 2018 em 18:45
    Permalink

    O seu blog é muito bom! Parabéns… É maravilho os conhecimentos que aqui estou adquirindo, pra mim que ainda não estou atuando na aria estou tendo ótimas experiencias!Muito obrigada.

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    • 19 de abril de 2018 em 15:09
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      Olá Maria das Graças, que bom que esta gostando, fazemos tudo com muito carinho para nossos leitores e clientes. Toda semana preparamos algo novo, continue nos visitando. Beijos e Abraços…

      Resposta
    • 12 de setembro de 2018 em 09:03
      Permalink

      Disponha sempre que precisar. Abraços.

      Resposta

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