O que fazer na 1ª Sessão Psicopedagógica?

Antes de explicarmos o que fazer na 1ª sessão vamos compreender o que é  Sessão?

 Sessão, significa reunião ou intervalo de tempo que dura uma atividade específica. Em psicopedagogia a sessão é vista como um processo de investigação e observação, onde deve-se a partir de diversos recursos ser montado um grande quebra-cabeças para compreensão da queixa apresentada.

Na primeira sessão o psicopedagogo organiza os dados necessários para compreender o problema de aprendizagem, o significado do problema e sua causa.

Durante as sessões com o psicopedagogo, os recursos como jogos, livros e computador, tem a finalidade de descobrir os estilos de aprendizagem do paciente: ritmos, hábitos adquiridos, motivações, ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender.

Mas, a pergunta frequente é: O que fazer na primeira sessão?

Na maioria dos casos, o processo diagnóstico psicopedagógico (1ª sessão) inicia-se por uma entrevista com os pais ou responsáveis. Também é frequente que o profissional atenda os pais e o individuo a ser acompanhado. Nesse caso, além de uma breve entrevista com os responsáveis, deverá acontecer um breve diálogo com o(a) suposto (a) paciente/aprendente.

A primeira sessão deverá ser baseada na queixa apresentada. Vejamos algum procedimentos utilizados na primeira sessão por psicopedagogos de todo Brasil:


1ª Possibilidade:

ACOLHIDA: CONVERSA (APRESENTAÇÃO) – Nome, profissão, horário e material.

CAIXA LÚDICA/AEOCA – Avaliar a leitura e raciocínio quando indagar sobre o jogo, quando ler a capa, os nomes…

TRABALHO PSICOMOTOR CORPORAL/EQUILÍBRIO: Jogos e Brincadeiras relacionadas a queixa apresentada.

ENCERRAMENTO: Fazer uma retrospectiva da sessão


2ª Possibilidade:

Iniciar com a utilização da Caixa Lúdica, momento de criar vínculos positivos entre o Pp e o atendente.

Link: Orientação Caixa Lúdica e E.O.C.A


3ª Possibilidade:

Iniciar com E.O.C.A e Roteiro de Observação.

Link:EOCA/PROCEDIMENTOS_DURANTE_TESTE_DE_PSICOPEDAGOGIA

FOLHA EOCA

E.O.C.A

ROTEIRO DA EOCA

Explicacões EOCA


4ª Possibilidade:

Entrevista Familiar Exploratória Situacional


5ª Possibilidade:

Entrevista com o Sujeito.


6ª Possibilidade:

AVALIAÇÃO PSICOLINGUÍSTICA

Link: Avaliação Psicolinguistica


Como podemos perceber existem várias possibilidades para iniciar a primeira sessão psicopedagógica, tudo vai depender da queixa apresentada e dos recursos disponíveis para o mesmo.

Mas o que realmente não pode faltar na primeira sessão é organização. Cadastrar e guardar os dados dos pacientes/aprendentes é a primeira coisa a ser feita em uma sessão. Antes de organizar qualquer material saiba que o cadastro e registro das sessões é de fundamental importância.

Adeus as fichas de cadastros de pacientes/aprendentes de papel. Veja como ficou fácil e seguro cadastrar, agendar e relatar as sessões com PsiquEasy.

Após criar a sua conta gratuitamente, basta começar a cadastrar seus pacientes/aprendentes.

Veja como é simples e os campos não são obrigatórios, você pode na primeira sessão registrar apenas os dados necessários e ir preenchendo nas sessões seguintes outras informações que considere desnecessário inicialmente.

Observe como é fácil registrar suas Sessões na Ficha de Acompanhamento Psicopedagógico:

Ficha de Acompanhamento Psiopedagogico

Sua primeira sessão registrada com sucesso em um lugar seguro, moderno e organizado.

Viu como é fácil iniciar seu primeiro atendimento com PsiquEasy.


O papel inicial do psicopedagogo deverá estar voltado no estudo do processo de aprendizagem, diagnóstico e tratamento dos seus obstáculos. O psicopedagogo irá fazer uma análise da situação do paciente/aprendente para poder diagnosticar os problemas e suas causas. Para isso, torna-se de fundamental importância conhecer o sujeito em seus aspectos neurofisiológicos, afetivos, cognitivos e social, bem como entender a modalidade de aprendizagem do sujeito e o vínculo que o indivíduo estabelece com o objeto de aprendizagem, consigo mesmo e com o outro.

O psicopedagogo desde a 1ª sessão deve procurar, portanto, compreender o máximo possível o indivíduo em suas várias dimensões para ajudá-lo a reencontrar seu caminho nas sessões seguintes. Cada psicopedagogo possui um estilo de fazer a intervenção psicopedagógica. Por diferentes razões, cada qual busca um caminho por onde possa transitar com mais conforto diante dos desafios que a prática psicopedagógica impõe à dupla ensinante/aprendente.

Contudo, não deixe de iniciar seus atendimentos de maneira organizada e segura para que seus clientes sintam confiança em seu trabalho, gerando assim um ótimo relacionamento.

antes e depois do PsiquEasy

Leia também: Quanto cobrar por cada Sessão Psicopedagógica?

Veja ainda: Qual campo teórico da psicopedagogia devo seguir?

Se você tem gostado das nossas publicações não deixe de comentar, curtir e compartilhar nossas postagens, isso é muito importante para que possamos continuar com esse trabalho.

8 comentários em “O que fazer na 1ª Sessão Psicopedagógica?

  • 1 de junho de 2018 em 11:04
    Permalink

    Bom dia?
    Sou recém formada , não possuo nenhuma experiência na prática , estou tendo a oportunidade de iniciar neste campo e me vejo com garra , porém sem um alicerce para seguir; nas minhas pesquisas encontro vocês e espero que possam me ajudar na estrutura da minha nova e amável profissão.

    Resposta
    • 2 de junho de 2018 em 14:42
      Permalink

      Olá Sandra, a experiência virá com o tempo, tenho certeza de que você irá abraçar essa oportunidade e estamos aqui para ajudar. Temos muitas materiais no Blog que poderão te ajudar a iniciar seus atendimentos, assim como o sistema PsiquEasy, que possui além de materiais muitas ferramentas que são cruciais para iniciar seus atendimentos. Atualmente nenhum profissional inicia seu negócio sem antes informatizá-lo, pois essa é a maneira mais fácil de organizar seus atendimentos e manter todos seus dados seguros. Temos um plano totalmente gratuito para quem esta começando, damos suporte auxiliando no sentido de tirar dúvidas, orientações, dicas, ideias, enviamos alguns materiais, enfim. Seja uma cliente PsiquEasy, tenho certeza que irá amar essa novidade que esta revolucionando o atendimento psicopedagógico no Brasil. Agradecemos sua atenção. Beijos e Abraços….

      Resposta
  • 1 de junho de 2018 em 11:05
    Permalink

    Se puderem enviar para o meu email , conteúdos que me auxiliem , sintam -se a vontade

    grata .

    Resposta
    • 2 de junho de 2018 em 14:33
      Permalink

      Olá Sandra, em nosso sistema PsiquEasy você encontrará materiais que te auxiliaram, além de ferramentas para organizar seus atendimentos, assim como agenda, ficha de sessões, módulo de controle financeiro e muito mais. Temos uma versão totalmente gratuita. Faça seu cadastro é fácil e muito rápido, basta acessar o link: https://psiqueasy.com.br, tenho certeza que irá gostar bastante. Abraços….

      Resposta
  • 3 de junho de 2018 em 13:53
    Permalink

    Olá Dailane,
    Amei seu blog e consequentemente as orientações.
    Estou recentemente na profissão e com muita garra de exerce-la, gostaria de contar com sua ajuda.

    Resposta
    • 4 de junho de 2018 em 10:05
      Permalink

      Olá Nadja, que bom que gostou do nosso Blog, fazemos tudo com muito carinho visando contribuir com os profissionais da área. Saiba que estamos felizes em poder ajudá-la de alguma forma, sinta-se a vontade para entrar em contato quando quiser. Para você que esta iniciando indicamos nosso Software PsiquEasy.
      PsiquEasy oferece tudo que o psicopedagogo precisa para iniciar seus atendimentos como: Ficha para Cadastros de Pacientes/aprendentes, Ficha de Acompanhamento Psicopedagógico por sessões, agenda, controle financeiro, materiais, documentos e muito mais, acredito que você irá amar. Temos um plano totalmente gratuito indicado para quem esta começando. Faça seu cadastro é muito fácil e rápido https://psiqueasy.com.br. Abraços…

      Resposta
  • 27 de junho de 2018 em 14:59
    Permalink

    Olá, amei este blog, está me ajudando muito.

    Resposta
    • 27 de junho de 2018 em 18:52
      Permalink

      Olá Genilza, estamos felizes em receber essa mensagem carinhosa. Agradecemos muito por ter dedicado um pouco do seu tempo para demonstrar sua satisfação e receptividade. Nosso objetivo é realmente contribuir com a expansão da área e consequentemente com os profissionais. Abraços carinhosos….

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *