fbpx

O que fazer na 1ª Sessão Psicopedagógica?

Antes de explicarmos o que fazer na 1ª sessão vamos compreender o que é  Sessão?

 Sessão, significa reunião ou intervalo de tempo que dura uma atividade específica. Em psicopedagogia a sessão é vista como um processo de investigação e observação, onde deve-se a partir de diversos recursos ser montado um grande quebra-cabeças para compreensão da queixa apresentada.

Na primeira sessão o psicopedagogo organiza os dados necessários para compreender o problema de aprendizagem, o significado do problema e sua causa.

Durante as sessões com o psicopedagogo, os recursos como jogos, livros e computador, tem a finalidade de descobrir os estilos de aprendizagem do paciente: ritmos, hábitos adquiridos, motivações, ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender.

Mas, a pergunta frequente é: O que fazer na primeira sessão?

Na maioria dos casos, o processo diagnóstico psicopedagógico (1ª sessão) inicia-se por uma entrevista com os pais ou responsáveis. Também é frequente que o profissional atenda os pais e o individuo a ser acompanhado. Nesse caso, além de uma breve entrevista com os responsáveis, deverá acontecer um breve diálogo com o(a) suposto (a) paciente/aprendente.

A primeira sessão deverá ser baseada na queixa apresentada. Vejamos algum procedimentos utilizados na primeira sessão por psicopedagogos de todo Brasil:


1ª Possibilidade:

ACOLHIDA: CONVERSA (APRESENTAÇÃO) – Nome, profissão, horário e material.

CAIXA LÚDICA/AEOCA – Avaliar a leitura e raciocínio quando indagar sobre o jogo, quando ler a capa, os nomes…

TRABALHO PSICOMOTOR CORPORAL/EQUILÍBRIO: Jogos e Brincadeiras relacionadas a queixa apresentada.

ENCERRAMENTO: Fazer uma retrospectiva da sessão


2ª Possibilidade:

Iniciar com a utilização da Caixa Lúdica, momento de criar vínculos positivos entre o Pp e o atendente.

Link: Orientação Caixa Lúdica e E.O.C.A


3ª Possibilidade:

Iniciar com E.O.C.A e Roteiro de Observação.

Link:EOCA/PROCEDIMENTOS_DURANTE_TESTE_DE_PSICOPEDAGOGIA

FOLHA EOCA

E.O.C.A

ROTEIRO DA EOCA

Explicacões EOCA


4ª Possibilidade:

Entrevista Familiar Exploratória Situacional


5ª Possibilidade:

Entrevista com o Sujeito.


6ª Possibilidade:

AVALIAÇÃO PSICOLINGUÍSTICA

Link: Avaliação Psicolinguistica


Como podemos perceber existem várias possibilidades para iniciar a primeira sessão psicopedagógica, tudo vai depender da queixa apresentada e dos recursos disponíveis para o mesmo.

Mas o que realmente não pode faltar na primeira sessão é organização. Cadastrar e guardar os dados dos pacientes/aprendentes é a primeira coisa a ser feita em uma sessão. Antes de organizar qualquer material saiba que o cadastro e registro das sessões é de fundamental importância.

Adeus as fichas de cadastros de pacientes/aprendentes de papel. Veja como ficou fácil e seguro cadastrar, agendar e relatar as sessões com PsiquEasy.

Após criar a sua conta gratuitamente, basta começar a cadastrar seus pacientes/aprendentes.

Veja como é simples e os campos não são obrigatórios, você pode na primeira sessão registrar apenas os dados necessários e ir preenchendo nas sessões seguintes outras informações que considere desnecessário inicialmente.

Observe como é fácil registrar suas Sessões na Ficha de Acompanhamento Psicopedagógico:

Ficha de Acompanhamento Psiopedagogico

Sua primeira sessão registrada com sucesso em um lugar seguro, moderno e organizado.

Viu como é fácil iniciar seu primeiro atendimento com PsiquEasy.


O papel inicial do psicopedagogo deverá estar voltado no estudo do processo de aprendizagem, diagnóstico e tratamento dos seus obstáculos. O psicopedagogo irá fazer uma análise da situação do paciente/aprendente para poder diagnosticar os problemas e suas causas. Para isso, torna-se de fundamental importância conhecer o sujeito em seus aspectos neurofisiológicos, afetivos, cognitivos e social, bem como entender a modalidade de aprendizagem do sujeito e o vínculo que o indivíduo estabelece com o objeto de aprendizagem, consigo mesmo e com o outro.

O psicopedagogo desde a 1ª sessão deve procurar, portanto, compreender o máximo possível o indivíduo em suas várias dimensões para ajudá-lo a reencontrar seu caminho nas sessões seguintes. Cada psicopedagogo possui um estilo de fazer a intervenção psicopedagógica. Por diferentes razões, cada qual busca um caminho por onde possa transitar com mais conforto diante dos desafios que a prática psicopedagógica impõe à dupla ensinante/aprendente.

Contudo, não deixe de iniciar seus atendimentos de maneira organizada e segura para que seus clientes sintam confiança em seu trabalho, gerando assim um ótimo relacionamento.

SUPERVISÃO PSICOPEDAGÓGICA E(OU) NEUROPSICOPEDAGÓGICA, UMA EXCELENTE OPÇÃO PARA VOCÊ.

Sabemos que nenhuma formação acadêmica prepara 100% o profissional para uma atuação prática. Dessa forma, indicamos para aqueles que estão ingressando no mundo dos atendimentos Pp e NPp, ou que concluiu a muito tempo e nunca atual na área, a Supervisão e (ou) Consultoria. Esses tipos de serviços são indicados para aqueles que não se sentem preparados o suficiente para iniciar ou prosseguir com seus atendimentos.

Todos os profissionais acima apresentados são referência no que fazem, muitos deles já possuem mais de 16 anos de atuação. Possuem vasto domínio no que fazem, são profissionais que servem de inspiração para aqueles que pretendem seguir a carreira. Os mesmos tem constantemente uma agenda cheia de pacientes/aprendentes para atender e fazem toda a diferença no processo de ensino/aprendizagem.

Para dinamizar e organizar os atendimentos utilizam PsiquEasy, para facilitar e dinamizar suas sessões. Sabem a importância de manter os dados de seus pacientes seguros e sempre a mão. Seja você também um cliente PsiquEasy e conheça todas as vantagens de informatizar seu espaço e (ou) clínica.

Se o que você necessita é de acompanhamento e supervisão para seus primeiros atendimentos/sessões veja o que eles oferecem:

  • Supervisão na prática;
  • Apoio na estruturação do consultório e modelo de atendimento/sessões;
  • Orientações de como proceder nas sessões;
  • Auxílio prático na organização e seleção de materiais, testes e documentos;
  • Possibilidade de acompanhamento de atendimentos psicopedagógicos e Neuropsicopedagógicos;
  • Supervisão 100% On-line;
  • Auxilio na correção dos Testes e muito mais.
Se você precisa de um norte, entre em contato com uma de nossas indicações e veja como fazer sucesso na área. Conheça as excelentes indicações que selecionamos com muito carinho para você, basta acessar o link: Supervisão Psicopedagógica e Neuropsicopedagógica

antes e depois do PsiquEasy

Leia também: Quanto cobrar por cada Sessão Psicopedagógica?

Veja ainda: Qual campo teórico da psicopedagogia devo seguir?

Se você tem gostado das nossas publicações não deixe de comentar, curtir e compartilhar nossas postagens, isso é muito importante para que possamos continuar com esse trabalho.

27 thoughts on “O que fazer na 1ª Sessão Psicopedagógica?

  • 1 de junho de 2018 em 11:04
    Permalink

    Bom dia?
    Sou recém formada , não possuo nenhuma experiência na prática , estou tendo a oportunidade de iniciar neste campo e me vejo com garra , porém sem um alicerce para seguir; nas minhas pesquisas encontro vocês e espero que possam me ajudar na estrutura da minha nova e amável profissão.

    Resposta
    • 2 de junho de 2018 em 14:42
      Permalink

      Olá Sandra, a experiência virá com o tempo, tenho certeza de que você irá abraçar essa oportunidade e estamos aqui para ajudar. Temos muitas materiais no Blog que poderão te ajudar a iniciar seus atendimentos, assim como o sistema PsiquEasy, que possui além de materiais muitas ferramentas que são cruciais para iniciar seus atendimentos. Atualmente nenhum profissional inicia seu negócio sem antes informatizá-lo, pois essa é a maneira mais fácil de organizar seus atendimentos e manter todos seus dados seguros. Temos um plano totalmente gratuito para quem esta começando, damos suporte auxiliando no sentido de tirar dúvidas, orientações, dicas, ideias, enviamos alguns materiais, enfim. Seja uma cliente PsiquEasy, tenho certeza que irá amar essa novidade que esta revolucionando o atendimento psicopedagógico no Brasil. Agradecemos sua atenção. Beijos e Abraços….

      Resposta
    • 28 de abril de 2021 em 14:21
      Permalink

      Olá colega, estou na mesma situação, surgiu uma oportunidade de atender uma criança e estou me sentindo insegura, estou aqui pesquisando sobre e encontrei este site também.
      Que Deus nos ajude né? Boa sorte pra você.

      Resposta
  • 1 de junho de 2018 em 11:05
    Permalink

    Se puderem enviar para o meu email , conteúdos que me auxiliem , sintam -se a vontade

    grata .

    Resposta
    • 2 de junho de 2018 em 14:33
      Permalink

      Olá Sandra, em nosso sistema PsiquEasy você encontrará materiais que te auxiliaram, além de ferramentas para organizar seus atendimentos, assim como agenda, ficha de sessões, módulo de controle financeiro e muito mais. Temos uma versão totalmente gratuita. Faça seu cadastro é fácil e muito rápido, basta acessar o link: https://psiqueasy.com.br, tenho certeza que irá gostar bastante. Abraços….

      Resposta
  • 3 de junho de 2018 em 13:53
    Permalink

    Olá Dailane,
    Amei seu blog e consequentemente as orientações.
    Estou recentemente na profissão e com muita garra de exerce-la, gostaria de contar com sua ajuda.

    Resposta
    • 4 de junho de 2018 em 10:05
      Permalink

      Olá Nadja, que bom que gostou do nosso Blog, fazemos tudo com muito carinho visando contribuir com os profissionais da área. Saiba que estamos felizes em poder ajudá-la de alguma forma, sinta-se a vontade para entrar em contato quando quiser. Para você que esta iniciando indicamos nosso Software PsiquEasy.
      PsiquEasy oferece tudo que o psicopedagogo precisa para iniciar seus atendimentos como: Ficha para Cadastros de Pacientes/aprendentes, Ficha de Acompanhamento Psicopedagógico por sessões, agenda, controle financeiro, materiais, documentos e muito mais, acredito que você irá amar. Temos um plano totalmente gratuito indicado para quem esta começando. Faça seu cadastro é muito fácil e rápido https://psiqueasy.com.br. Abraços…

      Resposta
  • 27 de junho de 2018 em 14:59
    Permalink

    Olá, amei este blog, está me ajudando muito.

    Resposta
    • 27 de junho de 2018 em 18:52
      Permalink

      Olá Genilza, estamos felizes em receber essa mensagem carinhosa. Agradecemos muito por ter dedicado um pouco do seu tempo para demonstrar sua satisfação e receptividade. Nosso objetivo é realmente contribuir com a expansão da área e consequentemente com os profissionais. Abraços carinhosos….

      Resposta
  • 22 de agosto de 2018 em 00:22
    Permalink

    Olá, adorei o Software PsiquEasy, é tudo que eu preciso…organização, agenda..amei..Parabéns.

    Resposta
    • 22 de agosto de 2018 em 10:04
      Permalink

      Olá Jussara, que bom que gostou, PsiquEasy foi feito com muito carinho para profissionais como você. Ainda essa semana será disponibilizada as novas funcionalidades no software, que você vai amar ainda mais.Conte conosco sempre que precisar. Abraços…

      Resposta
  • 5 de setembro de 2018 em 08:43
    Permalink

    Olá acho muito importante todas estas informaçoes,Parabéns pelo conteúdo coperarem em breve meus atendimentos e gostaria de pedir se vcs podem publicar sobre as outras sessões psicopedagogicas Obrigada

    Resposta
    • 5 de setembro de 2018 em 10:11
      Permalink

      Olá Elaine agradecemos o carinho e a sua atenção.Vamos organizar outra postagem dando sugestões do que fazer nas outras sessões psicopedagógicas. Abraços.

      Resposta
  • 11 de fevereiro de 2019 em 22:56
    Permalink

    Que maravilhoso, poder contar com esse site, onde nos sentimos muito bem acolhidos, na nossa caminhada, que no início é tão assustadora…rs
    Vou querer e poder contar com tudo e todo apoio, que estiver disponível aqui.
    Vocês são demais!!!!!
    Beijos, Liane.

    Resposta
    • 13 de fevereiro de 2019 em 11:02
      Permalink

      Olá Liane como é gratificante receber mensagens como a sua, torna nossa caminhada mais prazerosa ainda. Poder ajudar é nossa missão. Conte conosco sempre, estamos a sua disposição. Abraços carinhos de toda equipe PsiquEasy.

      Resposta
  • 14 de fevereiro de 2019 em 22:27
    Permalink

    Boa noite!!
    Recebi a proposta de ser a psico e de ser psico do municipio exclusiva para clinicar.tenho experiencia porém preciso de um apoio e suporte.
    Fico no aguardo da ajuda e orietação de vcs.
    muito grata!!
    Robéria.

    Resposta
    • 15 de fevereiro de 2019 em 17:07
      Permalink

      Olá Márcia, parabéns pelo convite. Ficaremos felizes em poder ajudar. Entre em contato conosco pelo whatsapp (21) 9.7421-7212 para nos explicar melhor que tipo de orientação e suporte precisa. Vamos aguardar contato, abraços…..

      Resposta
    • 15 de fevereiro de 2019 em 17:08
      Permalink

      Olá Márcia, entre em contato conosco via whatsapp para maiores informações (21) 9.7421-7212

      Resposta
  • 24 de março de 2019 em 13:46
    Permalink

    AMEI SEU BLOG!!!
    É UMA SUPER DICA, PRINCIPALMENTE PORQUE ESTOU INICIANDO.
    MUITO OBRIGADA!

    Resposta
    • 26 de março de 2019 em 17:22
      Permalink

      Olá Maria, agradecemos o carinho. Que bom que esta gostando, fazemos tudo com muito amor e carinho. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços..

      Resposta
  • 23 de agosto de 2019 em 10:26
    Permalink

    Estou adorando acompanhar o site. As dicas são muito úteis, principalmente para quem está iniciando nessa maravilhosa profissão.
    Parabéns pelos conteúdos e compartilhamentos!!!! É muito bom saber que temos apoio.
    Continuem com esse lindo e enriquecedor trabalho.

    Obrigada!!!!

    Beijos, Amanda.

    Resposta
    • 27 de agosto de 2019 em 12:02
      Permalink

      Bom dia Amanda, como é bom ler mensagens como a sua, estamos muito felizes em receber tamanha demonstração de carinho. Saiba que é reciproco, pois fazemos tudo com um amor imenso para de alguma forma conseguirmos contribuir com os milhares de profissionais que estão iniciando essa jornada. Desejamos sucesso em sua trajetória, fique a vontade para entrar em contato sempre que precisar, será uma imensa alegria poder ajudar.Abraços carinhos de toda a equipe PsiquEasy.

      Resposta
    • 18 de agosto de 2021 em 11:39
      Permalink

      Olá Maria Ceilde, tudo bem?

      No momento estou desenvolvendo um passo a passo para profissionais assim como você, que precisam de um norte. Enquanto não fica pronto vou te passar algumas sugestões.

      Após receber a queixa é muito importante interpretá-la e compreende-la bem;
      Após compreender a queixa deve-se passar para a Entrevista com a Família e o aprendente(cliente em questão);
      Fazer o Contrato apresentando a forma de trabalho que será realizada nas sessões e quantidade das mesmas;
      (Na entrevista é importante buscar saber o máximo do aprendente/paciente, para entender o que esta realmente bloqueando o processo de aprendizagem, nessa sessão se der tempo pode fazer a Anamnese também, caso não de fica para próxima sessão;
      É crucial a Entrevista com o sujeito(paciente/aprendente) – ele pode passar informações muito importantes;
      Após isso, eu geralmente faço em meus atendimentos caso o aprendente esteja estudando, uma entrevista com a professora ou professoras dele(a), o(s) professor(es) podem ajudar muito a compreender o que esta acontecendo. (A entrevista pode ser feita via formulário, que você pode esta enviando pelos pais ou pedir o e-mail, contato enfim);
      É necessário fazer alguns testes com o aprendente para verificar entender o que esta acontecendo. Eu particularmente inicio pela sondagem do processo de alfabetização, visto que mais de 80% das pessoas encaminhadas para acompanhamento psicopedagógico ou neuropsicopedagógico na verdade possuem problemas no processo de alfabetização.
      EOCA;
      Sessões lúdicas centradas na aprendizagem;
      Instrumentos escolhidos pelo profissional com base nas necessidades;
      Síntese Diagnóstica;
      Relatório (Síntese das conclusões e prognóstico);
      Devolução com Encaminhamentos caso necessário;
      Apresentar Plano de Intervenção caso seja necessário Acompanhamento por algum tempo.

      Geralmente são realizadas entre 10 sessões para chegar a um prognóstico baseado na queixa apresentada. Caso a paciente/aprendente necessitar de acompanhamento desenvolver um Plano de Intervenção que deverá ser apresentado para os pais ou responsáveis

      Essa é apenas uma sugestão, pode seguir outros caminhos que te façam sentir mais seguro, o mais importante é desvendar a queixa. Muitos profissionais tem ficado presos a um padrão de atendimento e se esquecido que quem busca por atendimento não quer saber qual meio, mais sim se dará resultados, se terá o problema de seu filho resolvido, entende?

      Qualquer dúvida estou a sua disposição. Posso até demorar um pouco para responder mas garanto que respondo. Abraços


      Pp e Escritora: Daliane Oliveira
      Instagram: dalianeoliveirapsico
      Setor Especializado- PsiquEasy

      Resposta
    • 21 de julho de 2021 em 17:18
      Permalink

      Olá Maria Ceilde, tudo bem?

      Temos algumas postagens que poderam te ajudar, mas já estou gravando alguns vídeos ensinando como realizar as primeiras sessões de diversas formas com uma linguagem bem clara e objetiva. Vou te mandar o link do post https://blog.psiqueasy.com.br/2018/09/10/sessoes-psicopedagogicas-o-que-fazer/
      Continue acompanhando nossas postagens logo teremos novidades.

      Abraços
      Pp. Daliane Oliveira
      Instagram – dalianeoliveirapsico

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp