PsicopedagogiaTestes & Materiais Gratuitos

Brincadeiras e Jogos Psicopedagógicos

 BRINCADEIRAS E JOGOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Os jogos e as brincadeiras são fontes de felicidade e prazer que se fundamentam no exercício da liberdade e, por isso, representam a conquista de quem pode sonhar, sentir, decidir, arquitetar, aventurar e agir, com energia para superar os desafios da brincadeira, recriando o tempo, o lugar e os objetos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Links de Brincadeiras para Imprimir:

Brincadeiras Inclusivas

Baixar agora


BRINCANDO COM DOBRADURAS – ANIMAIS BRASILEIROS

Baixar agora


BRINCANDO COM DOBRADURAS – CIRCO

Baixar agora


BRINCANDO COM DOBRADURAS – JARDIM

Baixar agora

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement


BRINCANDO COM DOBRADURAS – PRAIA

Baixar agora


Brincando com Embalagens Vazias

Baixar agora


Brincando com os Sons – Livro

Baixar agora


Brincando e Aprendendo com a Piscomotricidade

Baixar agora

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement


Brincando e Aprendendo Habilidades Sociais

Baixar agora


Links de Jogos para Imprimir:

60-Jogos-para-o-Pensamento

Baixar agora


75 Jogos e Brincadeiras na Aprendizagem do Autista

Baixar agora


A Criança e seus Jogos

Baixar agora

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement


Autismo Jogos caderno-de-jogos

Baixar agora


Exercicios e Jogos Matemáticos

Baixar agora

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement


IDOSO Jogos e Brincadeiras

Baixar agora


Jogo – Juntando Letras

Baixar agora

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement


JOGO COMPLETAR 10 E PALITOS

Baixar agora

Segundo a Pedagoga Eliane da Costa Bruini, formada pela  UNISAL  e Colaboradora Brasil Escola, a ” brincadeira constitui um incentivo ao desenvolvimento de novas habilidades e à busca de novas explicações, pois, para as crianças, é sempre mais agradável trabalhar sobre situações imaginárias e hipotéticas, seguindo determinadas regras”.

Brincar é colocar a imaginação em ação. O bom jogo não é aquele que a criança pode dominar corretamente, o importante é que a criança possa jogar de maneira lógica e desafiadora, e que o jogo proporcione um contexto estimulador para suas atividades mentais e amplie sua capacidade de cooperação e libertação.

Sugestões de Jogos e Brincadeiras
JOGO 1 PSICOPEDAGÓGICO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Nesse sentido, o lúdico tem caráter de liberdade e subversão da ordem que contrapõe a lógica da produtividade; indica pistas para definição de papéis sociais e da cultura humana subjetiva.

As brincadeiras estabelecem a relação entre o mundo interno do individuo – imaginação, fantasia, símbolos – e o mundo externo – realidade compartilhada com os outros. Ao mesmo tempo, as crianças, ao brincarem, vão criando condições de separarem esses dois mundos e de adquirirem o domínio sobre eles.

Através da brincadeira, a criança se apropria da realidade, criando um espaço de aprendizagem em que possam expressar, de modo simbólico, suas fantasias, desejos, medos, sentimentos, sexualidade e agressividade.

Nos jogos, a criança começa a estabelecer e entender regras constituídas por si e/ ou pelo grupo. Desse modo, estará elaborando e resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de entender pontos de vista diferentes do seu ou de fazer-se entender e de coordenar o seu ponto de vista com o do outro.

Por meio dos jogos, pode se criar uma série de situações que envolvam equilíbrio e outros desafios corporais para crianças com uso de objetos, de obstáculos e alvos. Combinados entre si, os jogos podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Em grupo, os jogos também podem contribuir para desenvolver a solidariedade e a cooperação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.

Fonte: Brasil Escola

antes e depois do PsiquEasy

Leia também: Quanto custa montar meu Espaço Psicopedagógico?

Veja ainda: O segredo dos Espaços Psicopedagógicos bem sucedidos

Curta e Compartilhe a nossa página no facebook: https://www.facebook.com/psiqueasy e nos ajude a continuar compartilhando saberes.

6 thoughts on “Brincadeiras e Jogos Psicopedagógicos

  • Marly

    Boa tarde,
    Adorei esse blog.
    Estou fazendo pós graduação em psicopedagogia e achei super informativo, interessante e com esclarecimentos.
    Obrigado.
    Marly

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Marly, agradecemos o seu carinho, estamos muito felizes em poder contribuir com os futuros profissionais da área assim como você. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhosos.

      Resposta
    • Maria das Graças

      Olá eu estou fazendo pós em neuropsicopedagogia e achei as ideias de atividades dos download incrível bastante criativo.

      Resposta
  • Lenilson Far

    Ótimo conteúdo para todos profissionais da educação, especificamente para aqueles que estão iniciando sua atuação nas áreas de Psicopedagogia ou Neuropsicopedagogia. Gostei muito e ja salvei entre os favoritos.

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Lenilson, tudo bem?

      Que bom que gostou, fazemos tudo com um carinho imenso com o intuito de contribuir com os profissionais da área. Ficamos muito felizes com sua manifestação de carinho. É muito importante para nós saber que estamos ajudando de alguma forma. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços…

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp