TCLPP – TESTE DE COMPETÊNCIA DE LEITURA DE PALAVRAS E PSEUDOPALAVRAS

TCLPP – TESTE DE COMPETÊNCIA DE LEITURA DE PALAVRAS E PSEUDOPALAVRAS
1ª A 4ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL

O Teste de Competência de Leitura Silenciosa de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP) avalia processos de reconhecimento e decodificação na leitura silenciosa de itens isolados.

O padrão de resposta permite identificar o estágio de desenvolvimento da leitura ao longo das etapas logográfica, alfabética e ortográfica.

Este estudo objetivou derivar tabelas de dados normativos para o TCLPP e seus sete subtestes, bem como correlacionar os desempenhos no TCLPP.

Em termos de escore total e em cada subteste, com Teste de Compreensão de Leitura de Sentenças, Teste de Vocabulário por Figuras USP e Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral.

TCLPP-PRD

Frith (1990) identifica três estágios na alfabetização, durante os quais se desenvolvem diferentes rotas ou estratégias de leitura.

No primeiro, o logográfico, desenvolve-se a estratégia logográfica.

A criança faz reconhecimento visual direto de certas propriedades gerais da palavra escrita com base no contexto, na forma e na cor, mas não atenta à composição precisa das letras que formam a palavra, exceto usualmente pela primeira letra.

Por exemplo, se forem trocadas as letras D por B, N por M, e D por P na palavra escrita McDonald’s, a criança não tenderá a notar a troca, desde que haja arcos dourados sobre fundo vermelho.

A criança trata as palavras escritas como se fossem desenhos e só consegue reconhecer palavras com as quais está bastante familiarizada, sendo incapaz de penetrar na composição grafêmica das palavras ou de ler palavras novas.

Tal leitura de natureza icônica e ideográfica limita-se ao reconhecimento do aspecto geral de palavras muito familiares.

No segundo estágio, o alfabético, desenvolve-se a rota ou estratégia fonológica.

A criança aprende a fazer decodificação grafofonêmica e passa a decodificar pseudopalavras e palavras novas, cuja forma ortográfica ainda não é familiar.

Contudo, a criança só pode ter sucesso no uso dessa estratégia se dominar a habilidade de decodificação grafofonêmica e se as palavras a serem lidas forem grafofonemicamente regulares.

Desse modo que a imagem fonológica resultante da decodificação soe familiar à criança. Como mais uma das palavras conhecidas já armazenadas em seu léxico auditivo lingüístico (isto é, léxico fonológico).

A decodificação de palavras grafofonemicamente irregulares tende a produzir erros de regularização fonológica e falhas de compreensão de leitura.

Crianças com dislexia fonológica mostram grande dificuldade em empreender decodificação grafofonêmica competente, o que ocorre em 67% dos casos de dislexia do desenvolvimento (F. Capovilla & Capovilla, 2004), e usualmente tentam adivinhar o que está escrito, cometendo freqüentes paralexias.

No terceiro estágio, o ortográfico, desenvolve-se a rota ou estratégia lexical.

A criança aprende a ler lexicalmente, fazendo reconhecimento visual direto da forma ortográfica das palavras. Torna-se capaz de ler palavras grafofonemicamente irregulares, não mais cometendo erros de regularização grafofonêmica.

Desde que as palavras a serem lidas sejam comuns e familiares para a criança.

Crianças com dislexia morfêmica têm dificuldade em fazer esse reconhecimento visual direto da forma ortográfica das palavras, o que ocorre em cerca de 10% dos casos de dislexia.

ESCRITA
 FIGURA
 ITEM
 TIPO
 RESP
RESP ALUNO
 PONT
 CR
 CI
 VS
VV
 VF
 PH
PE
FADA fada 01 CR C    
CACHORRO camundongo 02 VS X    
XUNVACO sanfona 03 PE X    
BRUXA bruxa 04 CI C    
CAEBÇA cabeça 05 VV X    
HAPELHA abelha 06 VF X    
TÁXI táxi 07 CI C    
PÁÇARU pássaro 08 PH X    
ASPELO coelho 09 PE X    
BATATA batata 10 CR C    
GAIO gato 11 VV X    
TREM ônibus 12 VS X    
XADREZ xadrez 13 CI C    
FACA vaca 14 VF X    
FÊRA pêra 15 VV X    
TOMADA tomada 16 CR C    
CINAU sinal 17 PH X    
MITU óculos 18 PE X    
CALÇA calça 19 CI C    
CANCURU canguru 20 VF X    
TERRA árvore 21 VS X    
CRIANQAS crianças 22 VV X    
JÊLU gelo 23 PH X    
RASSUNO mão 24 PE X    
BUZINA buzina 25 CR C    
SOFÁ cama 26 VS X    
AGASALHO agasalho 27 CI C    
MÁCHICO mágico 28 VF X    
COBRA peixe 29 VS X    
TESOURA tesoura 30 CI C    
VENTILATOR ventilador 31 VF X    
MAPA mapa 32 CR C    
AUMOSSU almoço 33 PH X    
DILHA pião 34 PE X    
TEIEUISAO televisão 35 VV X    
APATAR apagar 36 VF X    
PINCEL pincel 37 CI C    
MELOCE palhaço 38 PE X    

 

ESCRITA
 FIGURA
 ITEM
 TIPO
 RESP
RESP ALUNO
 PONT
 CR
 CI
 VS
 VV
 VF
 PH
 PE
MAIÔ maiô 39 CR C    
CAINELO chinelo 40 VV X    
RÁDIO telefone 41 VS X    
PIJAMA pijama 42 CR C    
FOTIS meia 43 PE X    
EXÉRCITO exército 44 CI C    
OSPITAU hospital 45 PH X    
XAPEL chapéu 46 PH X    
PIPOTA pipoca 47 VF X    
AVIÃO águia 48 VS X    
JACAPÉ jacaré 49 VV X    
MININU menino 50 PH X    
BONÉ boné 51 CR C    
JAMELO tigre 52 PE X    
RELÓCHIO relógio 53 VF X    
PRINCESA princesa 54 CI C    
MAÇÃ morango 55 VS X    
PAPOUE parque 56 VV X    
SOCATI urso 57 PE X    
MENINA menina 58 CR C    
TÁCSI táxi 59 PH X    
CHINELO sapato 60 VS X    
EXERCÍCIO exercício 61 CI C    
OFELHA ovelha 62 VF X    
ESTERLA estrela 63 VV X    
ÓMI homem 64 PH X    
PONÉCA boneca 65 VF X    
SORVETE bombom 66 VS X    
BÓQUISSE boxe 67 PH X    
PIPA pipa 68 CR C    
CATUDO tênis 69 PE X    
CADEPMO caderno 70 VV X    

 

Subtotal CR CI VS VV VF PH PE

 

CR CI VS VV VF PH PE Total Geral
Pontuação
Pontuação Padrão  
Classificação – Série/Ano:_______
                                                                        LEGENDA:                                                                                                    
     CLASSIFICAÇÃO:

CR = Aceitação de Palavras Corretas Regulares         

CI = Aceitação de Palavras Corretas Irregulares           
Pontuação Elevada = P. E.

VS = Rejeição de Palavras Vizinhas Semânticas        

VV = Rejeição de Pseudopalavras Vizinhas Visuais       
Pontuação Média = P.M.

VF = Rejeição de Pseudopalavras Vizinhas Fonológicas     

PH = Rejeição de Pseudopalavras Homófonas               
Pontuação Rebaixada = P. R.

 PE = Rejeição de Pseudopalavras Estranhas                                                                                                Pontuação Muito Rebaixada = P. M. R.

 

PONTUAÇÃO GERAL DO TCLPP
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
61 – 70 PONTUAÇÃO ELEVADA
40 – 60 PONTUAÇÃO MÉDIA
30 – 39 PONTUAÇÃO REBAIXADA
19 – 29 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
66 – 70 PONTUAÇÃO ELEVADA
46 – 65 PONTUAÇÃO MÉDIA
37 – 45 PONTUAÇÃO REBAIXADA
28 – 36 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
68 – 70 PONTUAÇÃO ELEVADA
54 – 67 PONTUAÇÃO MÉDIA
47 – 53 PONTUAÇÃO REBAIXADA
40 – 46 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
57 –70 PONTUAÇÃO MÉDIA
51 – 56 PONTUAÇÃO REBAIXADA
44 – 50 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
SUBTESTE DE ACEITAÇÃO DE PALAVRAS CORRETAS REGULARES DO TCLPP
(SUBTESTE CR)
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
05 – 10 PONTUAÇÃO MÉDIA
03 – 04 PONTUAÇÃO REBAIXADA
01 – 02 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
07 – 10 PONTUAÇÃO MÉDIA
06 PONTUAÇÃO REBAIXADA
04 – 05 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
08 – 10 PONTUAÇÃO MÉDIA
07 PONTUAÇÃO REBAIXADA
06 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
09 – 10 PONTUAÇÃO MÉDIA
08 PONTUAÇÃO REBAIXADA
07 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
SUBTESTE DE ACEITAÇÃO DE PALAVRAS CORRETAS IRREGULARES DO TCLPP
(SUBTESTE CI)
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
04 – 09 PONTUAÇÃO MÉDIA
01 – 03 PONTUAÇÃO REBAIXADA
00 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
06 – 10 PONTUAÇÃO MÉDIA
04 – 05 PONTUAÇÃO REBAIXADA
02 – 03 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
07 – 10 PONTUAÇÃO MÉDIA
06 PONTUAÇÃO REBAIXADA
04 – 05 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
08 – 10 PONTUAÇÃO MÉDIA
07 PONTUAÇÃO REBAIXADA
05 – 06 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
SUBTESTE DE REJEIÇÃO DE PALAVRAS VIZINHAS SEMÂNTICAS DO TCLPP
(SUBTESTE VS)
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
06 – 10 PONTUAÇÃO MÉDIA
04 – 05 PONTUAÇÃO REBAIXADA
02 – 03 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
08 – 10 PONTUAÇÃO MÉDIA
06 – 07 PONTUAÇÃO REBAIXADA
04 – 05 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
08 – 10 PONTUAÇÃO MÉDIA
07 PONTUAÇÃO REBAIXADA
06 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
09 – 10 PONTUAÇÃO MÉDIA
08 PONTUAÇÃO REBAIXADA
07 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
SUBTESTE DE REJEIÇÃO DE PSEUDOPALAVRAS VIZINHAS VISUAIS DO TCLPP
(SUBTESTE VV)
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
10 PONTUAÇÃO ELEVADA
04 – 09 PONTUAÇÃO MÉDIA
02 – 03 PONTUAÇÃO REBAIXADA
00 – 01 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
06 – 10 PONTUAÇÃO MÉDIA
04 – 05 PONTUAÇÃO REBAIXADA
02 – 03 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
07 – 10 PONTUAÇÃO MÉDIA
06 PONTUAÇÃO REBAIXADA
05 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
08 – 10 PONTUAÇÃO MÉDIA
07 PONTUAÇÃO REBAIXADA
05 – 06 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
SUBTESTE DE REJEIÇÃO DE PSEUDOPALAVRAS VIZINHAS FONOLÓGICAS DO TCLPP
(SUBTESTE VF)
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
10 PONTUAÇÃO ELEVADA
04 – 09 PONTUAÇÃO MÉDIA
01 – 03 PONTUAÇÃO REBAIXADA
00 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
10 PONTUAÇÃO ELEVADA
04 – 09 PONTUAÇÃO MÉDIA
02 – 03 PONTUAÇÃO REBAIXADA
00 – 01 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
06 – 10 PONTUAÇÃO MÉDIA
03 – 05 PONTUAÇÃO REBAIXADA
01 – 02 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
07 – 10 PONTUAÇÃO MÉDIA
05 – 06 PONTUAÇÃO REBAIXADA
03 – 04 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
SUBTESTE DE REJEIÇÃO DE PSEUDOPALAVRAS HOMÓFONAS DO TCLPP
(SUBTESTE PH)
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
09 – 10 PONTUAÇÃO ELEVADA
03 – 08 PONTUAÇÃO MÉDIA
01 – 02 PONTUAÇÃO REBAIXADA
00 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
09 – 10 PONTUAÇÃO ELEVADA
03 – 08 PONTUAÇÃO MÉDIA
01 – 02 PONTUAÇÃO REBAIXADA
00 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
10 PONTUAÇÃO ELEVADA
04 – 09 PONTUAÇÃO MÉDIA
01 – 03 PONTUAÇÃO REBAIXADA
00 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
05 – 10 PONTUAÇÃO MÉDIA
03 – 04 PONTUAÇÃO REBAIXADA
00 – 02 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
SUBTESTE DE REJEIÇÃO DE PSEUDOPALAVRAS ESTRANHAS DO TCLPP
(SUBTESTE PE)
1ª SERIE / 2º ANO
PONTUAÇÃO
07 – 10 PONTUAÇÃO MÉDIA
05 – 06 PONTUAÇÃO REBAIXADA
03 – 04 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

2ª SERIE / 3º ANO
PONTUAÇÃO
08 – 10 PONTUAÇÃO MÉDIA
07 PONTUAÇÃO REBAIXADA
05 – 06 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

3ª SERIE / 4º ANO
PONTUAÇÃO
09 – 10 PONTUAÇÃO MÉDIA
08 PONTUAÇÃO REBAIXADA
07 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA

 

4ª SERIE / 5º ANO
PONTUAÇÃO
09 – 10 PONTUAÇÃO MÉDIA
08 PONTUAÇÃO REBAIXADA
07 PONTUAÇÃO MUITO REBAIXADA
Para Frith (1990), “a dislexia do desenvolvimento pode ser compreendida como uma espécie de interrupção na progressão de uma a outra fase ao longo do desenvolvimento da leitura. Tal interrupção pode ocorrer já na passagem do estágio logográfico para o alfabético, como na dislexia fonológica; ou apenas na passagem do alfabético para o ortográfico, como na assim chamada da dislexia morfêmica”
Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142006000200007

Link para baixar teste: Teste TCLPP orientações

TCLPP TESTE DE COMPETÊNCIA DE LEITURA DE PALAVRAS E PSEUDOPALAVRAS

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8 comentários em “TCLPP – TESTE DE COMPETÊNCIA DE LEITURA DE PALAVRAS E PSEUDOPALAVRAS

  • 8 de setembro de 2018 em 21:44
    Permalink

    Este teste (TCLPP) não tem como ser baixado?

    Resposta
    • 10 de setembro de 2018 em 10:45
      Permalink

      Olá Ana Paula tem sim, o link esta no final da postagem. Abraços….

      Resposta
  • 22 de novembro de 2018 em 16:11
    Permalink

    amei todos os testes

    Resposta
    • 23 de novembro de 2018 em 07:54
      Permalink

      Olá Rosângela, agradecemos o carinho. Que bom que você gostou, toda semana postamos novidades. Continue nos visitando. Conheça também nosso Software vem com mais de 160 testes/materiais. Abraços carinhosos…

      Resposta
  • 28 de março de 2019 em 00:33
    Permalink

    Gratidão por compartilhar todos esses materiais.

    Resposta
    • 28 de março de 2019 em 08:47
      Permalink

      Olá Rose, nós agradecemos o carinho e atenção. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços

      Resposta
  • 21 de maio de 2019 em 09:13
    Permalink

    Oi pessoal, quero agradecer pois sou aluna de psicopedagogia e o blog tem me ajudado muito no estagio. Obrigada!

    Resposta
    • 21 de maio de 2019 em 10:02
      Permalink

      Olá Lucilene ficamos imensamente felizes em poder contribuir de alguma forma com seus estudos. Agradecemos o carinho e a atenção a nós dedicada. Saiba que estamos a disposição. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhosos….

      Resposta

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