Testes & Materiais Gratuitos

Bateria de Testes para Diagnóstico da Aprendizagem

Você sabe o que é Diagnóstico de Aprendizagem?

O diagnóstico de aprendizagem – também conhecido como avaliação diagnóstica – é um instrumento avaliativo, realizado no início de um processo de aprendizagem, para obter informações sobre os conhecimentos, as habilidades e as competências prévias dos alunos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Os resultados da avaliação diagnóstica servem para explorar, identificar, adaptar e predizer sobre a aprendizagem, auxiliando as escolas a planejar intervenções iniciais e propor ações que contribuam com a evolução dos alunos. Dessa forma irão alcançar novos patamares de conhecimento. Ao mapear as dificuldades apresentadas por cada aluno especificamente será possível identificar os pontos fortes e fracos para compreender o nível em que se encontram, e identificar as causas de dificuldades específicas dos mesmos na assimilação dos diversos conteúdos.

Veja alguns recursos primordiais para você utilizar em suas Avaliações Diagnósticas? Você pode baixar, imprimir e utilizar quando precisar.

Diagnóstico da Aprendizagem na Prática volume 01 Corpo_do_blog
Faça o DOWNLOAD GRÁTIS desses Testes no final da postagem.

Conheça alguns dos objetivos do diagnóstico de aprendizagem.

Com as informações obtidas é possível elaborar estratégias para superar as dificuldades dos alunos e garantir um processo de aprendizagem significativo, para que todos acompanhem o mesmo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

De modo geral, os objetivos são:

  • Verificar as necessidades de desenvolvimento dos alunos.
  • Identificar as causas de dificuldades de aprendizagem.
  • Embasar o trabalho do professor.
  • Prevenir a defasagem da aprendizagem.
  • Aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.
  • Analisar o ensino da escola de modo geral.

As características observadas na avaliação não se restringem apenas ao âmbito acadêmico, mas consideram também nos seguintes aspectos : desenvolvimento orgânico, cognitivo, emocional, social e pedagógico que fazem parte das habilidades e competências necessárias para a aprendizagem.

protocolos preenchendo

Protocolos de Observação e Avaliação dos Testes

Os protocolos garantem que os testes não serão feitas aleatoriamente visto que os mesmos possuem critérios específicos para avaliação. Saber o que observar e avaliar é de suma importância nesse processo.


São muitas opções interessantes, não é mesmo? Esta é uma pequena amostra do nosso material EXCLUSIVO “Coleção Diagnóstico Psicopedagógico na Prática”.


faca-o-download-do-icone-do-arquivo-conceito-de-download-de-documentos_100456-952

Referência: https://sae.digital/diagnostico-de-aprendizagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp