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Mindfulness & Aprendizado – Na Infância e Adolescência

Você já sabe o que é Mindfulness?

Mindfulness, ou atenção plena, é a prática de se estar no momento presente da maneira mais consciente possível. Ou seja, focas sua atenção em cada movimento, situação, respiração.

Em uma tradução livre e resumida, o significado de mindfulness pode ser definido como atenção plena.

Mas como chegar a tal “atenção plena” e quais seus benefícios? De uma maneira mais ampla, mindfulness designa um conjunto de práticas meditativas que visam promover o funcionamento psicológico saudável. 

Por que mindfulness é importante?

É durante a infância e a adolescência que muitos transtornos mentais incapacitantes e progressivos se manifestam. Nesse sentido, o mindfulness infantil pode ser uma excelente forma de promover a saúde mental e prevenir transtornos maiores.

Afinal, apesar da aptidão humana para demonstrar em maior ou menor grau processos de resiliência, o conhecimento teórico e empírico nos mostra que é crucial garantir e proporcionar condições de desenvolvimento saudável nas fases iniciais do ciclo vital.

Muitas das iniciativas com a finalidade de complementar o trabalho escolar têm se apoiado nas crescentes e populares adaptações de programas baseados em mindfulness.

Como o Mindfulness contribuiu no processo de aprendizagem?

O objetivo do mindfulness na infância é proporcionar novas formas de aprendizado para o desenvolvimento e o cultivo de qualidades positivas e a criação de novos hábitos mentais. 

Tais formas buscam oferecer ferramentas pessoais que contribuam para a promoção ou refinamento de habilidades cognitivas.

Além disso, o mindfulness pode aperfeiçoar a estabilidade emocional, atencional e metacognitiva das crianças e adolescentes e adultos, além de aumentar a autoconsciência, resiliência, bem-estar e interação social.

Cabe destacar ainda que, aliado à relevância desses objetivos, a aplicação e o estudo destes programas é uma meio para a integração transdisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento.

Exercícios de mindfulness para crianças e adolescentes.

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Alguns exemplos de meditações do mindfulness podem incluir:

  • A meditação da respiração (consciência da respiração);
  • A meditação caminhando (consciência dos movimentos); 
  • O escaneamento corporal (consciência das diferentes partes do corpo); 
  • A meditação das sensações (consciência da percepção de diferentes estímulos sensoriais); exercícios de imaginação guiada;
  • A prática da atenção plena com movimentos e posturas físicas;

Na educação, a inserção de práticas meditativas e contemplativas como o mindfulness é uma tendência nova no Ocidente, mas que parece promissora, conforme inúmeras pesquisas têm apontado. 

Um aspecto importante dessas práticas quando utilizadas em escolas é que elas devem ser adaptadas às faixas etárias das crianças e adolescentes.

Fonte:

https://namu.com.br/portal/corpo-mente/meditacao/mindfulness-infantil/#:~:text=O%20objetivo%20do%20mindfulness%20na,ou%20refinamento%20de%20habilidades%20cognitivas.

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