Psicopedagogia

Mindfulness & Aprendizado – Na Infância e Adolescência

Você já sabe o que é Mindfulness?

Mindfulness, ou atenção plena, é a prática de se estar no momento presente da maneira mais consciente possível. Ou seja, focas sua atenção em cada movimento, situação, respiração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Em uma tradução livre e resumida, o significado de mindfulness pode ser definido como atenção plena.

Mas como chegar a tal “atenção plena” e quais seus benefícios? De uma maneira mais ampla, mindfulness designa um conjunto de práticas meditativas que visam promover o funcionamento psicológico saudável. 

Por que mindfulness é importante?

É durante a infância e a adolescência que muitos transtornos mentais incapacitantes e progressivos se manifestam. Nesse sentido, o mindfulness infantil pode ser uma excelente forma de promover a saúde mental e prevenir transtornos maiores.

Afinal, apesar da aptidão humana para demonstrar em maior ou menor grau processos de resiliência, o conhecimento teórico e empírico nos mostra que é crucial garantir e proporcionar condições de desenvolvimento saudável nas fases iniciais do ciclo vital.

Muitas das iniciativas com a finalidade de complementar o trabalho escolar têm se apoiado nas crescentes e populares adaptações de programas baseados em mindfulness.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Como o Mindfulness contribuiu no processo de aprendizagem?

O objetivo do mindfulness na infância é proporcionar novas formas de aprendizado para o desenvolvimento e o cultivo de qualidades positivas e a criação de novos hábitos mentais. 

Tais formas buscam oferecer ferramentas pessoais que contribuam para a promoção ou refinamento de habilidades cognitivas.

Além disso, o mindfulness pode aperfeiçoar a estabilidade emocional, atencional e metacognitiva das crianças e adolescentes e adultos, além de aumentar a autoconsciência, resiliência, bem-estar e interação social.

Cabe destacar ainda que, aliado à relevância desses objetivos, a aplicação e o estudo destes programas é uma meio para a integração transdisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Exercícios de mindfulness para crianças e adolescentes.

Mindfulness-O-que-é-e-quais-são-os-benefícios

Alguns exemplos de meditações do mindfulness podem incluir:

  • A meditação da respiração (consciência da respiração);
  • A meditação caminhando (consciência dos movimentos); 
  • O escaneamento corporal (consciência das diferentes partes do corpo); 
  • A meditação das sensações (consciência da percepção de diferentes estímulos sensoriais); exercícios de imaginação guiada;
  • A prática da atenção plena com movimentos e posturas físicas;

Na educação, a inserção de práticas meditativas e contemplativas como o mindfulness é uma tendência nova no Ocidente, mas que parece promissora, conforme inúmeras pesquisas têm apontado. 

Um aspecto importante dessas práticas quando utilizadas em escolas é que elas devem ser adaptadas às faixas etárias das crianças e adolescentes.

Fonte:

https://namu.com.br/portal/corpo-mente/meditacao/mindfulness-infantil/#:~:text=O%20objetivo%20do%20mindfulness%20na,ou%20refinamento%20de%20habilidades%20cognitivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp