Psicopedagogia

Transtornos, Distúrbios, Dificuldades ou Alfabetização Malfeita?

Você sabia que nem sempre uma criança com dificuldade de aprendizagem possui um distúrbio do neurodesenvolvimento? Veja mais sobre.

Muitas vezes os pais ou educadores podem identificar problemas no processo de aprendizagem da criança e encaminham para o profissional apresentando estas queixas. Mas você sabe diferenciar o que é transtorno, distúrbio, dificuldades ou má alfabetização?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Confira nesse post algumas definições:

Distúrbios do Neurodesenvolvimento

Distúrbio do Neurodesenvolvimento é o termo mais atual para definir as condições neurológicas que afetam as crianças e, como consequência, interferem no desenvolvimento de habilidades ligadas a leitura, escrita, soletração, atenção, interação social, entre outras.

Criança triste sentada em uma cadeira de frente para o livro.
Reprodução: Freepik

A vida da criança que possui algum tipo de distúrbio é afetada e ela pode encontrar algumas dificuldades como: falta de oportunidade de adquirir novos conhecimentos, trocas constantes de colégio e, em outros casos, comprometimento visual e/ou auditivos que não são corrigidos.

Alguns dos distúrbios do neurodesenvolvimento mais comuns são:

  • TDAH: Quando a criança apresenta sinais de falta de concentração, hiperatividade e impulsividades em excesso, interferindo o seu cotidiano;
  • Transtorno do Espectro Autista (TEAs): Crianças com TEAs podem apresentar algumas características como: dificuldade para desenvolver relacionamentos sociais e utilizar a linguagem, comportamentos repetitivos, sensibilidade ao som, entre outras;
  • Dificuldades de Aprendizagem: Conhecida como DAE, essas dificuldades podem afetar a capacidade de ler e escrever (dislexia), de desenvolver raciocínio lógico-matemático (discalculia), de articular e pronunciar algumas palavras (dislalia), entre outras;
  • Síndrome de Rett: Um distúrbio considerado raro e que afeta o desenvolvimento de habilidades sociais e da fala, geralmente ocorre em meninas com mais de 6 meses de vida;
  • E outros.

Aqui podemos perceber que distúrbios do neurodesenvolvimento é um termo “guarda-chuva” que abrange vários tipos de condições neurológicas (os transtornos) que afetam a aprendizagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Dificuldades de Aprendizagem

Algumas das características principais das dificuldades de aprendizagem é que elas dependem de questões externas para existir e são passageiras, diferente dos distúrbios do neurodesenvolvimento.

A criança ou adolescente pode apresentar algum tipo de dificuldade de aprendizagem devido à realidade que ela está enfrentando. Problemas familiares e emocionais, alimentação desequilibrada, ambiente inadequado, falta de identificação com o educador ou metodologia escolar podem ser alguns dos fatores que refletem na qualidade da aprendizagem.

Criança triste com a mão no rosto sentada em um banco
Reprodução: Freepik

É de responsabilidade dos pais e profissionais, descartarem todas essas possibilidades antes de seguirem na identificação de algum distúrbio ou transtorno de causa neurológica. Dessa maneira, as formas de intervenção serão ainda mais claras.

A má alfabetização pode ser considerada uma dificuldade de aprendizagem?

Vamos imaginar uma criança que não se adaptou a nova escola, ela sente dificuldade de interagir com os outros colegas, não compreende a didática do educador ou não é estimulada em casa.

Essa criança, em algum momento, deixa de acompanhar o processo de alfabetização. Neste caso, podemos considerar que ela possui uma dificuldade de aprendizagem, pois, o que ela vive no ambiente externo refletiu em seu desempenho.

Criança triste sendo confortada por professora e colega dentro da sala de aula
Reprodução: Freepik

Muitos pais, responsáveis ou educadores ao perceberem as dificuldades dos pequenos, encaram de imediato como algum problema neurológico e encaminham para o psicopedagogo ou neuropsicopedagogo apresentando estas queixas. O profissional então, irá analisar a raiz do problema e intervir com os recursos e materiais necessários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Para ajudar estes profissionais nós, da PsiquEasy, criamos uma coleção exclusiva com Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar, o PPpA. Nele você encontra materiais únicos e lúdicos que ajudarão a criança em fase de alfabetização.

Ficou curioso(a) e quer saber mais sobre o nosso lançamento? Confira o vídeo


Quer saber mais? Clique nos links abaixo e confira outras postagens:

Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar

Vem aí, PPpA – Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar.

Você já sabe o que é o PPpA?

Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar – Primeiros Volumes + Edição Especial


Referência: https://blog.mackenzie.br/mackenzie-para-escolas/dicas-pais/saiba-mais-sobre-disturbios-do-neurodesenvolvimento-em-criancas/

https://institutoabcd.org.br/transtorno-de-aprendizagem/

https://youtu.be/g_j6Z8hb7L4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp