Psicopedagogia

Alfabetização e Letramento é coisa séria

Alfabetização e letramento são importantes e devem andar lado a lado no processo de aprendizagem da criança para despertar desde cedo o senso crítico, a leitura e a escrita com função social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Já imaginou reconhecer todas as letras, mas não conseguir entender o que a palavra ou o texto querem dizer? Esse é o papel da alfabetização e do letramento nas nossas vidas. Nesse post você encontrará a definição dos dois conceitos e como eles são importantes na educação:

O que é Alfabetização e Letramento?

A alfabetização é o processo onde a criança aprende o código alfabético, ou seja, ela desenvolve a capacidade de memorizar e reconhecer letras e até mesmo formar sílabas e consequentemente as palavras.

Já o letramento acontece quando a criança, além de reconhecer o alfabeto e os símbolos textuais, consegue interpretar o texto e compreender a função social que ela apresenta de forma clara.

Children education Premium Vector
Reprodução: Freepik

Não é sempre que uma criança alfabetizada possui a habilidade de letramento, isso ocorre porque o seu processo de aprendizado não seguiu uma estrutura e esse ensinamento não foi levado a sério.

Qual a importância de incentivar a Alfabetização e o Letramento simultaneamente?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Apesar de possuírem conceitos diferentes, a alfabetização e o letramento são aptidões que se complementam e que devem ser trabalhados com as crianças de forma paralela durante o processo de ensino. Isso porque o hábito de ler e escrever nos acompanha diariamente, até nas pequenas coisas.

Vector montessori room with children, elementary school background Free Vector
Reprodução: Freepik

Por isso, os pais, educadores e profissionais da psicopedagogia e neuropsicopedagogia devem estar sempre atentos aos níveis de alfabetização e letramento que as crianças/aprendentes possuem, com base em sua idade, maturidade cognitiva ou com base nas suas evoluções de aprendizagem (em caso de distúrbios do neurodesenvolvimento).

Como a alfabetização e letramento podem ser incentivados fora do ambiente escolar

A fase de alfabetização é sempre mágica e encantadora para as crianças, a cada novo aprendizado elas se sentem mais motivadas e com vontade de conhecer mais.

Crianças desenhadas à mão de volta à escola Vetor grátis
Reprodução: Freepik

As letras que antes eram apenas símbolos, passam a acompanha-las no cotidiano e os outdoors, livros, rótulos ganham a atenção dos pequenos. Este é o momento mais que ideal para incentivar a alfabetização e o letramento, confira como:

  • Apresente o alfabeto para a criança de forma lúdica com ajuda de livros, cartazes e/ou cartões;
  • Faça associação de letras/sílabas com os sons (método fônico);
  • Desperte a curiosidade dos pequenos perguntando qual letra ela consegue identificar em objetos do dia a dia. Ex: brinquedos, embalagens, revistas, etc.
  • Crie história, rimas ou músicas com as vogais ou consoantes que a criança já conhece para fixar ainda mais o conhecimento;
  • Promova um ambiente onde a alfabetização e a leitura sejam incentivadas, disponibilize folhas, lápis de colorir, livros e outros materiais semelhantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Para facilitar a alfabetização e o letramento das crianças nós criamos um material completo e exclusivo com Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar, o PPpA.


Ficou curioso(a) e quer saber mais sobre o nosso lançamento? Clique nos links abaixo.


Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar

Vem aí, PPpA – Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar.

Você já sabe o que é o PPpA?

Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar – Primeiros Volumes + Edição Especial


Referência: https://www.sistemamaxi.com.br/alfabetizacao-e-letramento/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp