fbpx

Você já sabe o que é o PPpA?

Já te falamos muitas coisas sobre essa prática tão eficaz que irá facilitar sua vida profissional. Esses 80% de encaminhamentos errôneos terão uma nova observação e avaliação. Esse novo recurso irá permitir que você psicopedagogo identifique problemas de “má alfabetização” de forma lúdica e eficaz. Lembra que na postagem anterior te informação que essa é uma coleção com mais de 11 volumes com sequencia lógica e muito eficaz.

Inicialmente vamos apresentar os primeiros volumes a serem lançados. Vamos conhecer agora um pouco sobre cada um, seus benefícios e diferenciais específicos.

Conheça um pouco de alguns volumes da Coleção Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar – PPpA

Coordenação Motora Volume 01

Antes de ser alfabetizada, a criança precisa desenvolver algumas habilidades que lhe possibilitarão conquistar a coordenação motora fina, que proporcionará a preensão adequada do lápis, o equilíbrio que sustentará a postura correta para se manter sentada e um bom desempenho da coordenação viso motora além de outras habilidades. As habilidades motoras finas determinam o modo como nós desempenhamos movimentos específicos e controlados: desenhar, digitar no computador, abotoar e desabotoar, encaixar, recortar, escrever, usar uma chave para abrir a porta, fazer uma xícara de chá ou falar. São exemplos de ações que apenas são possíveis por causa do desenvolvimento da coordenação motora fina. É necessário sondar inicialmente as habilidades de coordenação motora.


Estimulação Cognitiva Volume 02

É muito importante que se propicie à criança a devida oportunidade de desenvolver todos os requisitos importantes para sua cognição antes de iniciar a alfabetização propriamente dita. Por isso, depois de treinar as habilidades motoras inicie a estimulação cognitiva para verificar se a criança consegue exercer o raciocínio lógico, atenção, memória, concentração, percepção visual dentre outras habilidades.


Vogais Volume 03

Os primeiros anos são fundamentais para despertar na criança o interesse e a curiosidade em aprender e conhecer as letras. A porta inicial para esse aprendizado é através das vogais, que são as primeiras letras que conhecemos a partir do momento em que a criança da inicio na sua carreira escolar, que é na pré- escola. Não há como iniciar de outra forma. Primeiro é necessário verificar se o aprendente/paciente identifica as vogais corretamente e com facilidade. Somente depois passar para o próximo passo que são as consoantes. Uma etapa de cada vez, respeitando o tempo de cada ser humano independente da idade que tenha.


Consoantes Volume 04

Trabalhar as consoantes é o próximo passo de qualquer processo de alfabetização, ou pelo menos deveria ser. Após aprender as vogais inicia-se as consoantes. Um grande problema é que na maioria dos casos os alunos nem bem aprendem as vogais e já passam para as consoantes. Pulam várias letras ou não as compreendem bem e já vão para o alfabeto completo. Isso causa sérios problemas de aprendizagem, pois sem conhecer e identificar bem as letras o aluno não conseguirá reconhecer as sílabas.


Protocolo da Coleção

O protocolo é um instrumento muito importante, pois é nele que encontramos um conjunto de orientações, informações, normas e regras definidas para registrar, organizar, definir e nortear todo um processo. Nele esta “como” e “de que forma” seguir todas as orientações necessárias para se obter êxito em tal processo. Este servirá também como um guia que conduzirá o profissional pelo caminho certo.


Edição Especial

As cores são capazes de estimular a inteligência e melhorar o desempenho mental em qualquer idade. O uso de cores na educação infantil, principalmente as mais vibrantes, como vermelho, amarelo e laranja, contribuem para o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, do raciocínio, da fala, do tato, da audição, do paladar, dentre várias outras habilidades. Já o ato de pintar é um excelente exercício para as crianças praticarem as habilidades motoras finas. É uma maneira de melhorar os circuitos cerebrais relacionados a essa habilidade. Além disso, permite que elas desenvolvam a coordenação entre o olho e a mão. Juntas, as cores e os traços para colorir são fundamentais para o desenvolvimento de diversas habilidades que são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer aprendente.


Viu quantas habilidades importantes poderão ser investigadas apenas com esses primeiros volumes? Essa é uma sequencia que deverá ser respeitada. Seguir sempre a ordem crescente dos volumes, apenas a Edição Especial poderá ser utilizada a qualquer momento, pois é uma das habilidades que deverá estar sempre em processo de evolução. As demais devem ser respeitadas para se obter um excelente resultado.

Se você ainda não leu as postagens anteriores que falam mais sobre o PPpA, basta clicar nos links abaixo:

Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar


Vem aí, PPpA – Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar.


Font

https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/alfabetizacao-malfeita-e-a-real-causa-de-80-de-casos-encaminhados-como-disturbio/

https://www.focoensina.com.br/desenvolvendo-a-coordenacao-motora-fina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Chamar no Whatsapp