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Você já sabe o que é o PPpA?

Já te falamos muitas coisas sobre essa prática tão eficaz que irá facilitar sua vida profissional. Esses 80% de encaminhamentos errôneos terão uma nova observação e avaliação. Esse novo recurso irá permitir que você psicopedagogo identifique problemas de “má alfabetização” de forma lúdica e eficaz. Lembra que na postagem anterior te informação que essa é uma coleção com mais de 18 volumes com sequencia lógica e muito eficaz.

Inicialmente vamos apresentar os primeiros volumes a serem lançados. Vamos conhecer agora um pouco sobre cada um, seus benefícios e diferenciais específicos.

Volumes iniciais da Coleção Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar – PPpA

Coordenação Motora Volume 01

Coordenação Motora

Antes de ser alfabetizada, a criança precisa desenvolver algumas habilidades que lhe possibilitarão conquistar a coordenação motora fina, que proporcionará a preensão adequada do lápis, o equilíbrio que sustentará a postura correta para se manter sentada e um bom desempenho da coordenação viso motora além de outras habilidades. As habilidades motoras finas determinam o modo como nós desempenhamos movimentos específicos e controlados: desenhar, digitar no computador, abotoar e desabotoar, encaixar, recortar, escrever, usar uma chave para abrir a porta, fazer uma xícara de chá ou falar. São exemplos de ações que apenas são possíveis por causa do desenvolvimento da coordenação motora fina. É necessário sondar inicialmente as habilidades de coordenação motora.


Estimulação Cognitiva Volume 02

Estimulação Cognitiva

É muito importante que se propicie à criança a devida oportunidade de desenvolver todos os requisitos importantes para sua cognição antes de iniciar a alfabetização propriamente dita. Por isso, depois de treinar as habilidades motoras inicie a estimulação cognitiva para verificar se a criança consegue exercer o raciocínio lógico, atenção, memória, concentração, percepção visual dentre outras habilidades.


Vogais Volume 03

Vogais

Os primeiros anos são fundamentais para despertar na criança o interesse e a curiosidade em aprender e conhecer as letras. A porta inicial para esse aprendizado é através das vogais, que são as primeiras letras que conhecemos a partir do momento em que a criança da inicio na sua carreira escolar, que é na pré- escola. Não há como iniciar de outra forma. Primeiro é necessário verificar se o aprendente/paciente identifica as vogais corretamente e com facilidade. Somente depois passar para o próximo passo que são as consoantes. Uma etapa de cada vez, respeitando o tempo de cada ser humano independente da idade que tenha.


Consoantes Volume 04

Consoantes

Trabalhar as consoantes é o próximo passo de qualquer processo de alfabetização, ou pelo menos deveria ser. Após aprender as vogais inicia-se as consoantes. Um grande problema é que na maioria dos casos os alunos nem bem aprendem as vogais e já passam para as consoantes. Pulam várias letras ou não as compreendem bem e já vão para o alfabeto completo. Isso causa sérios problemas de aprendizagem, pois sem conhecer e identificar bem as letras o aluno não conseguirá reconhecer as sílabas.


Protocolo da Coleção

Protocolo

O protocolo é um instrumento muito importante, pois é nele que encontramos um conjunto de orientações, informações, normas e regras definidas para registrar, organizar, definir e nortear todo um processo. Nele esta “como” e “de que forma” seguir todas as orientações necessárias para se obter êxito em tal processo. Este servirá também como um guia que conduzirá o profissional pelo caminho certo.


Edição Especial

Colorindo

As cores são capazes de estimular a inteligência e melhorar o desempenho mental em qualquer idade. O uso de cores na educação infantil, principalmente as mais vibrantes, como vermelho, amarelo e laranja, contribuem para o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, do raciocínio, da fala, do tato, da audição, do paladar, dentre várias outras habilidades. Já o ato de pintar é um excelente exercício para as crianças praticarem as habilidades motoras finas. É uma maneira de melhorar os circuitos cerebrais relacionados a essa habilidade. Além disso, permite que elas desenvolvam a coordenação entre o olho e a mão. Juntas, as cores e os traços para colorir são fundamentais para o desenvolvimento de diversas habilidades que são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer aprendente.


Viu quantas habilidades importantes poderão ser investigadas apenas com esses primeiros volumes? Essa é uma sequencia que deverá ser respeitada. Seguir sempre a ordem crescente dos volumes, apenas a Edição Especial poderá ser utilizada a qualquer momento, pois é uma das habilidades que deverá estar sempre em processo de evolução. As demais devem ser respeitadas para se obter um excelente resultado.

Primeiros Volumes da Coleção de 18 exemplares, confira:

Se você ainda não leu as postagens anteriores que falam mais sobre o PPpA, basta clicar nos links abaixo:

Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar


Vem aí, PPpA – Práticas Psicopedagógicas para Alfabetizar.


Fiquem ligados nas próximas postagens para conhecer os próximos lançamentos dessa coleção incrível.


Fonte:

https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/alfabetizacao-malfeita-e-a-real-causa-de-80-de-casos-encaminhados-como-disturbio/

https://www.focoensina.com.br/desenvolvendo-a-coordenacao-motora-fina

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